Carro por assinatura: vale a pena?

Entenda como funciona a modalidade, o que deve ser avaliado ao escolher um modelo e os diferenciais do serviço de assinatura Livre

mulher negra jovem de roupa social ao volante dirigindo
Carro por assinatura poupa motorista de lidar com IPVA, vistoria, Licenciamento, seguro e manutenções (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
14 de fevereiro de 2022 09:03
CONTEÚDO PATROCINADO

O carro por assinatura trouxe uma nova lógica de consumo para o mercado automobilístico. O serviço oferece facilidades para aqueles que querem usufruir das vantagens de ter um zero km sem as dores de cabeça de possuir um veículo, como arcar com custos e perder tempo com burocracias, manutenção, desvalorização e venda posterior.

Confira as diretrizes da modalidade, o que considerar ao escolher o serviço e as vantagens de assinar um modelo na Livre.

VEJA TAMBÉM:

O que é carro por assinatura?

O carro por assinatura é uma nova modalidade de aluguel de veículos. Nela, o consumidor garante o uso de um modelo novo por determinado período de tempo – geralmente de 12 a 48 meses. Além do veículo, estão inclusos no pacote de serviço por assinatura, pago mensalmente:

  • impostos e taxas (IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento, entre outros);
  • emplacamento;
  • seguro; e
  • manutenção preventiva.

Como o consumidor não adquire o bem, também não tem que lidar com a desvalorização do veículo ou dar uma entrada em um financiamento.

Ou seja, pagando um valor mensal, o motorista usufrui de um carro 0 km – com todo segurança de um veículo que está dentro das leis de segurança e emissão mais recentes – sem precisar desembolsar uma grande quantia para dar início a um financiamento, quitar impostos, lidar com processos complexos como emplacamento, vistoria, contratação de seguro, manutenção e, posteriormente, venda.

chave de carro em cima da mesa com mao assinando contrato de carro por assinatura ao fundo
Avalie as vantagens da Livre antes de contratar um carro por assinatura (Foto: Shutterstock)

Veja bem: o carro por assinatura é uma boa opção até mesmo para quem possui o valor da entrada de um veículo zero. Isso porque o consumidor pode investir o dinheiro e captar seus rendimentos.

O que avaliar?

É comum que os consumidores tenham dúvidas ao escolher um modelo ou categoria dentre os tantos veículos que locadoras como a Livre oferecem. Aqui vão algumas dicas para não errar:

Em primeiro lugar, é preciso considerar a finalidade do carro por assinatura em questão. Se ele tiver que acomodar uma família que tem o hábito de viajar, por exemplo, deve ser capaz oferecer conforto para todos os passageiros e espaço para bagagens.

No entanto, se o veículo for contratado para realizar apenas o trajeto casa/trabalho, consumo e praticidade serão prioridade.

O bem-estar do motorista também deve ser considerado. O ideal é que ele faça test drive nos modelos que o atendem e opte por aquele que o confere mais segurança e prazer ao dirigir.

Outra questão a ser avaliada, claro, é o preço dos carros por assinatura disponíveis. Pesquisa é a chave para não pagar mais caro pelo veículo.

Antes de escolher o seu carro por assinatura, entenda qual o valor que você pode comprometer mensalmente. A Livre considera 30% da renda familiar uma porcentagem segura.

Também é importante considerar as reduções de custo em um contrato mais longo. Muitas vezes vale a pena contratar o serviço de assinatura por 24 ou 36 meses.

Qual a melhor locadora de carro por assinatura?

Antes de fechar um contrato de um carro por assinatura, o consumidor se atentar ao limite de quilometragem. Isso porque as locadoras oferecem condições distintas para quem roda mais ou menos por mês.

Além disso, o motorista deve escolher uma empresa consolidada, já que precisa ter garantida de que todas as promessas do contrato sejam cumpridas.

A Livre oferece ao público a possibilidade de escolher todo tipo de veículo, com os opcionais que julgarem relevantes. Esse é um dos diferenciais da empresa.

Outra questão a ser avaliada é: você precisa dividir o carro com outra pessoa da família? Nem todos os contratos aceitam um segundo motorista sem cobrança adicional.

Por fim, vale a pena considerar a multa pela rescisão de contrato. Na Livre, a porcentagem é decrescente – quanto mais tempo o motorista fica com o carro, menor é a sua penalidade na desistência.

Assinatura de carros Livre

Para contratar um carro por assinatura na Livre, o motorista precisa:

  • ter mais de 18 anos;
  • possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B;
  • ter saúde financeira; e
  • morar em uma cidade de cobertura Livre.

Em grande parte das locadoras, apenas maiores de 21 podem assinar um veículo.

Você escolhe um modelo 0km, decide o período da assinatura e paga uma mensalidade que cabe no seu bolso. A Livre então compra o carro novinho, do jeito que você escolheu, e te entrega pronto para o uso com documentação e taxas pagas! Ao final do contrato, basta devolver o veículo. E, para rodar novamente de 0km, é só renovar a assinatura!

Está tudo incluso nas mensalidades da sua assinatura! Você fica livre da burocracia com documentação, IPVA, licenciamento, seguro e manutenções previstas no manual.

Seguro

Além de contar com a assistência 24h, o seguro do carro por assinatura Livre também inclui reboque, chaveiro e carga de bateria.

Ao final do contrato, basta devolver o veículo. E, para rodar novamente de 0km, é só renovar a assinatura.

Vale ressaltar que a Livre oferece serviço de em domicílio e leva e traz nas revisões.

Confira, em vídeo, quais são as vantagens de um carro por assinatura:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JO 14 de fevereiro de 2022

Se tem um negocio ou emprego solido e seu tempo é consumido pelos afazeres do cotidiano, e não tem tempo pra burocracia, ok
Se vc não tem esse emprego, ou mesmo q tenha, mas tem tempo pra ir a detran, concessionaria fazer revisão, etc, não alugue, compre, pois em caso de emergencia, vc vende teu carro, quita o financiamento, e segue a vida

Avatar
Deixe um comentário