O que é preciso saber sobre os carros por assinatura?

Prós e contras da modalidade de locação devem ser considerados na assinatura do contrato; confira quais são os modelos mais procurados e valores

Por AutoPapo 23/11/20 às 12h41
mulher de camisa social assina documento com carrinho de brinquedo vermelho ao fundo indicando contrato de carro por assinatura
Contratos de carros por assinatura duram, em média, de 12 a 36 meses (Foto: Shutterstock)

Os carros por assinatura trouxeram uma nova lógica de consumo ao mercado automobilístico. O serviço oferece facilidades para aqueles que querem usufruir das vantagens de ter um zero km sem as dores de cabeça de possuir um veículo, como arcar com custos burocráticos, manutenção, desvalorização e venda posterior. Por outro lado, a modalidade de aluguel exige que o motorista aceite bem a lógica do uso – e não da posse. Entenda quando vale a pena contratar um carro por assinatura.

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O que é carro por assinatura?

O “carro por assinatura” é uma nova modalidade de aluguel. Nela, o consumidor garante o uso de um veículo novo por um período determinado de tempo – geralmente de 12 a 36 meses. Além do uso do veículo, estão inclusos no pacote do serviço, pago mensalmente:

  • os impostos e taxas (IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento, entre outros);
  • o seguro; e
  • a manutenção preventiva do carro.

Como o consumidor não adquire o bem, também não tem que lidar com a desvalorização do veículo ou dar uma entrada em um financiamento.

Os pontos negativos dos carros por assinatura são: ao final do contrato, não há um veículo na garagem do consumidor. Os motoristas que rodam muito também precisam ficar atentos. Isso porque os planos têm limite de quilometragem.

Como funciona a modalidade?

Para usar um carro por assinatura, o motorista deve analisar quais são as suas necessidades, escolher a categoria de veículo que mais o atende e orçar os valores cobrados por empresas de credibilidade.

Escolhidos modelo e companhia, basta entrar em contato e analisar os pormenores do contrato. Importante, nessa fase, conferir as proteções inclusas no seguro oferecido e a duração do aluguel.

A maioria das empresas exige que o cliente tenha mais de 21 anos, cartão de crédito no nome do titular da locação e aprovação pela política de crédito da locadora.

Assinados os papéis, o cliente define data, hora e como quer que o carro zero seja entregue. Durante o tempo de espera pelo veículo novo, o motorista pode optar por um provisório da mesma categoria.

É comum que as empresas de carros por assinatura ofereçam aplicativos que permitam a gestão de manutenções, acompanhamento de condutores, quilometragem, consumo, gerenciamento de multas e medições de velocidade alcançada.

Leasing

Diferente do leasing, o carro por assinatura não tem opção de compra no final do contrato.

Aluguel de carros por assinatura vale a pena?

Para grande parte dos motoristas, a modalidade é mais vantajosa que a compra de um veículo. Mas, para analisar exatamente a sua situação, calcule o valor mensal gasto com o seu carro e o compare com a parcela do carro por assinatura.

Lembre-se, ao fazer as contas, de considerar:

  • depreciação;
  • seguro;
  • IPVA;
  • documentação inicial; e
  • manutenção.

Há benefícios e malefícios intangíveis relacionados ao serviço, como a despreocupação com as burocracias e o sentimento de apego. Acontece que a relevância dos itens tem que ser medida por cada usuário.

Principais locadoras de carros por assinatura

  1. Localiza Meoo
  2. Unidas
  3. Carros por assinatura Porto Seguro
  4. Usecar
  5. Movida

Na Unidas, o valor de um carro por assinatura parte de R$ 879. Isso quando o serviço é contratado por um período de 12 a 48 meses, com franquia mensal de quilometragem de 3 mil km e prazo de entrega a partir de 30 dias.

De acordo com a Porto Seguro, são os modelos mais procurados pelo público:

Modelo Valor na Porto Seguro
Chevrolet Onix R$ 1.559
Chevrolet Onix Plus R$ 1.669
Polo R$ 1.739
HB20 Sedan R$ 1.859
Nissan Kicks R$ 2.069
Chevrolet Tracker R$ 2.189

Além das locadoras, algumas fabricantes também anunciaram investimentos para oferecimento do serviço de carros por assinatura. É o caso de Volkswagen, Toyota e Audi.

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