Cartão de estacionamento para idoso poderá ser feito pela internet

A autenticidade do documento poderá ser verificada atravês de um QR code que pode ser lido pelo aplicativo VIO

idoso segurando cartao de estacionamento
Motoristas com mais de 60 anos pode solicitar o cartão para vaga exclusiva (Foto: Acessoria de comunicação Prefeitura de Parnamirim)
Por Pedro Januzzi
01 de agosto de 2022 17:03
Com Ministerio da infraestrutura

Municípios de todos as unidades federativas e Distrito Federal poderão emitir, a partir desta terça-feira (02/08), a credencial de estacionamento por meio do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran/MInfra) para motoristas com mais de 60 anos. Para que os motoristas tenham direito ao benefício, os municípios devem tomar a iniciativa para disponibilizar a autorização.

Além da idade, o morador destas cidades que aderiram ao serviço – Campo Grande (MS) será a pioneira – que tenham conta prata ou ouro no portal gov.br e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida conseguirá solicitar e imprimir a credencial.

Para verificar a autenticidade, a credencial de estacionamento possui um QR Code. Ele pode ser lido através do aplicativo VIO que está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. É o mesmo aplicativo que já é utilizado para verificar a autenticidade dos documentos CNH, CRLV-e, ATPV-e e das novas placas veiculares que já possuem um QR Code.

VEJA TAMBÉM:

Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perda por algum motivo, ele também poderá cancelá-la através do mesmo serviço.

Hoje, como solicitar o cartão de idoso?

A forma de solicitar a credencial para estacionamento especial vai mudar e passar a ser feita online, mas atualmente quem precisar fazer deve comparecer à unidade de atendimento do município de domicílio com os seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia simples;
  • Comprovante de endereço em nome do idoso – original e cópia simples;
  • Formulário de requerimento do Cartão do idoso – original.

Feito isso, basta esperar a impressão do cartão, que é feita imediatamente.

Em Porto Alegre e em algumas outras cidades, já é possível fazer a solicitação pela internet.

O cartão de estacionamento de idoso tem validade em todo o território nacional e poderá ser utilizado nas vagas sinalizadas com a inscrição “Idoso”.

Saiba mais: Alessandro Fernandes, colunista do AutoPapo, explica como usar as vagas especiais para PcD.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário