CES 2020: Toyota divulga planos de construir uma cidade
A ambiciosa fabricante japonesa exibiu sua proposta de uma cidade inteligente que ficará próxima ao Monte Fuji e servirá como "laboratório vivo"
Por AutoPapo 06/01/20 às 20h00A ambiciosa fabricante japonesa exibiu sua proposta de uma cidade inteligente que ficará próxima ao Monte Fuji e servirá como "laboratório vivo"
Por AutoPapo 06/01/20 às 20h00A Consumer Electronics Show, evento de tecnologia em Las Vegas (Estados Unidos), está chegando a mais uma edição. Como tem se tornado uma tendência nos últimos anos, fabricantes de automóveis aproveitam o espaço para mostrar seus projetos mais avançados. Na CES 2020, a Toyota divulgou seus planos de construir toda uma cidade.
A ideia da marca é de fazer um “laboratório vivo”, onde irá testar tecnologias de autonomia, mobilidade e conectividade em uma comunidade funcional, nos moldes do mundo real.
O empreendimento foi batizado de Woven City, algo como “cidade malha”. O nome foi inspirado nas origens da companhia, que começou vendendo teares manuais para produzir tecidos, mas também na proposta do projeto, como explicou em uma live no CES 2020, que você vê acima.
A Woven City terá vias de três tipos. Uma será de trânsito rápido com veículos autônomos, a segunda será um “promenade urbano” com muitas árvores, e a terceira será no estilo de um parque com circulação exclusiva de pedestres.
As três vão se entrelaçar ao longo da cidade, formando quarteirões onde estarão parques e prédios, como se vê no vídeo da CES 2020. Além disso, no subsolo, haverão vias automatizadas para transporte de mercadorias.
Os prédios irão abrigar escritórios de trabalho, centro de desenvolvimentos e residências. Assim, a ambiciosa fabricante japonesa enxerga o perfil do tipo de pessoa que poderia se beneficiar ao viver na Woven City: famílias, aposentados, vendedores, cientistas visitantes, funcionários da Toyota e parceiros da indústria.
E todos estariam contribuindo para esse grande experimento apenas por viver, trabalhar e se locomover por ali.
E, claro, as residências não poderiam ser “normais”. Elas serão casas inteligentes, capazes, até mesmo, de detectar o estado de saúde dos ocupantes.
A Woven City ficará próxima ao Monte Fuji, no Japão, onde a Toyota já tem um terreno e está desenvolvendo o projeto. A marca tem planos de entregar a primeira parcela da estrutura em 2021.
Empregara brasileiro proficional em mecânica