Como funciona o desconto de veículos para produtor rural?

Diminuição pode chegar a 30%, mas varia de acordo com a fabricante e o modelo escolhido; confira os documentos necessários para solicitar o benefício

ford ranger 2020 cinza em estarda no campo
Formalização das atividades de produção rural é necessária para conquista de desconto de veículos (Foto Ford | Divulgação)
Por Laurie Andrade
Publicado em 09/07/2020 às 14h30
Atualizado em 12/04/2023 às 20h48

Alguns públicos específicos recebem descontos, isenções ou incentivos fiscais na compra de automóveis. É o caso dos frotistas, taxistas, pessoas com deficiência (PcD) e microempreendedores individuais (MEIs). Nesta reportagem, explicamos como funciona o desconto de veículos para produtor rural.

Quem tem direito ao benefício? Quais são os documentos necessários para dar entrada na compra do carro? E as opções disponíveis no mercado?

LEIA MAIS

O desconto de veículos novos para produtor rural não é padrão, já que é uma oferta das empresas (venda direta) e não uma isenção de impostos estatais e federais, como é o caso dos carros para PcD. O valor depende de cada fabricante, varia com o tempo e de acordo com o modelo de interesse.

É possível afirmar, no entanto, que a diminuição pode chegar a 30%. No geral, os comerciais leves, como picapes e furgões, apresentam descontos maiores.

Quem tem direito ao desconto de veículos para produtor rual?

As concessionárias têm definições diferentes para a resposta da pergunta. Algumas delas afirmam que, para se enquadrar na categoria, é necessário apresentar o comprovante de produtor rural (ITR – Imposto sobre propriedade Territorial Rural).

Outras, por sua vez, pedem que a pessoa física informe o número do cartão de inscrição ou nota fiscal de emissão recente.

O fato é que o produtor rural precisa ter a sua atividade formalizada para conquistar os benefícios da venda direta.

Produtor Agropecuário

O Produtor Agropecuário também tem direito ao desconto. A diferença é que a diminuição do valor é viabilizada por meio da validação do CNPJ.

Documentos necessários

Para dar entrada na compra, podem ser exigidos um ou mais dos documentos descritos abaixo:

  • Contrato de arrendamento citando o nome e CPF do Produtor Rural;
  • Cartão de identificação do produtor rural com validade regular;
  • Declaração Cadastral de Produtor (DECAP);
  • Certidão negativa ou positiva (com efeito, de negativa) de débitos de imóvel rural do Ministério da Fazenda;
  • Declaração Cadastral (DECA inicial);
  • Ficha de inscrição cadastral emitida pela Secretaria do Estado;
  • Declaração do ITR-DIAC/DIAT;\
  • Certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR);
  • Declaração do INCRA informando que o CCIR é válido;
  • Cadastro geral do produtor emitido pela Prefeitura;
  • Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais com nome e CPF do produtor;
  • Comodato indicando um comodatário (CPF) que explora uma área rural para criação ou cultivo.
  • Sintegra – CAD / PRO
ford ranger 2020 cinza em estarda no campo
Em razão da capacidade de carga, as picapes são uma boa opção para os produtores rurais

Modelos disponíveis

Apesar das vantagens oferecidas pelas picapes, como capacidade de carga e equipamentos de segurança voltados para o fora de estrada, uma grande variedade de veículos é oferecida para o produtor rural. Hatches e sedãs, por exemplo, também são vendidos com o desconto.

Para que nenhum modelo disponível seja excluído – e em razão da oferta, que podem mudar – listamos, abaixo, as páginas das principais fabricantes de veículos que dispõem do desconto de veículos para produtores rurais. Clique e confira!

Desvantagens dos veículos com desconto para produtor rural

A maior desvantagem da compra direta é o prazo de entrega, que é condicionado à demanda da fabricante. Normalmente, o tempo varia de 10 a 40 dias. Se o modelo desejado estiver disponível no pátio, o processo pode ser mais rápido.

O pós-vendas é outro ponto que varia de acordo com a marca escolhida. Algumas fábricas diminuem o tempo de garantia por considerar que o automóvel rodará mais que um veículo de passeio.

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
41 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
S Sueli souza 10 de junho de 2022

Financia uma picape estrada?? Somos produtores rurais precisamos da picape para escoar alimentos?

Avatar
Sueli 10 de junho de 2022

Sou produtor rural eles financia uma estrada ?? Picape

Avatar
Maria de Fátima Vieira 28 de março de 2022

Sou produtora rural e preciso de comprar um carro com desconto o que preciso fazer para obter desconto?

Avatar
Arnaldo S. Brito 10 de agosto de 2021

Preciso de uma informação real, verdadeira.
Tenho uma propriedade rural com todos impostos em pagos. (ITR).
Pretendo investir em vacas leiteiras,
Quero comprar um veiculo utilitário com o devido desconto para produtor rural.
como devo proceder?

Avatar
Wiliam 6 de março de 2022

Comprei um nissan Frontier com desconto para produtor rural, além dos documentos básicos me pediram apenas o ditr (declaração de itr) que todo ano se faz. E tiram o pedido, levou 45 dias pra chegar o carro.

Avatar
Glaci Calixto 20 de julho de 2021

E o IPVA como fica

Avatar
ALESSANDRO MELO 16 de agosto de 2021

Tem de pagar ipva proporcional , pois a nota será emitida na fábrica e provavelmente não será o mesmo estado do comprador

Avatar
Anilton C Ponce 13 de julho de 2021

Meu pai influenciado pelo vendedor conseguiu os documentos para desconto como produtor rural, mas ele não é e trabalha de caseiro e o patraão quer registra-lo com data retroativa, assim mostra que ele não tem tempo para ser produtor rural, isso pode prejudicar e ser cobrado o valor do imposto que ele deixou de pagar?

Avatar
Wiliam 6 de março de 2022

Como disse a matéria acima, é um desconto dado pelas montadoras, nada tem a ver com imposto como é o caso de taxistas e pcds

Avatar
Aureo Soares 4 de março de 2021

Comprei um veiculo no plano de produtor rural, consta no site do DETRAN que o veiculo tem beneficio tributário SO PODE TRANSF P/ RO AP AM RR AC. Alguém sabe informar em quanto tempo extingue essa obrigatoriedade?

Avatar
ALESSANDRO MELO 16 de agosto de 2021

tem de permanecer com o veículo por um ano depois pode vender sem ter de pagar o beneficio tributário
https://autopapo.uol.com.br/noticia/como-funciona-o-desconto-de-veiculos-para-produtor-rural/?approved=116848#respond

Avatar
Geraldo Magela 15 de julho de 2023

3 anos

Avatar
Edvana 3 de março de 2021

Sou proprietária de terra, porém na escritura só conta o nome do meu esposo. Não pude ir ao cartório do dia de passar a escritura. Nesse documento informa que ele é casado. Como esposa, tenho direito de comprar um veículo com desconto para proprietário rural. Ou a propriedade teria que estar em meu nome?

Avatar
Geraldo Magela 15 de julho de 2023

Basta averbar a informação no Cartório do registro de imóveis. Talvez nem precise, contate o vendedor para saber sobre a política da css

Avatar
Luciana Mendes 8 de fevereiro de 2021

Pessoal, para obter os preços com desconto de Produtor Rural, vocês precisam acessar o site da montadora de seu interesse ou irem na loja, pois conforme a reportagem, os preços variam dependendo do modelo. Não adianta escrever aqui perguntando os preços o repórter não vai fazer esse trabalho pra você não.Querem desconto e ainda querem tudo na mão.

Avatar
nazare santos 12 de janeiro de 2021

qual desconto do produtor rural, quero compra duas RAM completa, uma pra mim e outra pra esposa. Wilton Pacheco, se mata, talvez na outra vida, se tiver, nasça produtor rural e ricaço como eu.kkk. dinheiro foi feito pra gastar. vendi toda minha produção de soja em dolar.

Avatar
Manoel 5 de maio de 2021

Não esqueça Nazaré santos. Terá que prestar contas de tudo que te foi emprestado. Vais morrer sendo rico ou não e teu caixão não tem gaveta.

Avatar
Jacqueline Luiza Silva 29 de dezembro de 2020

Sou MEI qual desconto tenho em Renault Master no baú parcelado

Avatar
WILTON PACHECO 22 de dezembro de 2020

Vergonha.. por que so conheço fazendeiro rico que compra veiculos ultilitarios a preço de banana .. fazendeiros que so andam de carro importado e vendem toda a produção em dólar antecipadamente. VERGONHA… Pais que só beneficia quem não precisa. acho que tem que existir critérios mais eficientes para medir qual tipo de produtor e tamanho de faturamento para receber esse tipo de beneficio. pois quem é multimilionário não precisa receber desconto em compra de carro algum… vergonha.. e palhaçada…

Avatar
thiago 26 de dezembro de 2020

Se o cara é multimilionário é porque lutou para conquistar. Lute para conquistar o seu, ATOA. Invejoso.

Avatar
Joao carlos 28 de dezembro de 2020

a meu filho entao entra no mundo da industria agronomica, veja o custo q vai sair do teu bolso pra tocar a empresa, aiii voce reclama sobre, a vantagem de ter desconto no veiculo

Avatar
Maria 24 de fevereiro de 2021

Meu pai é produtor rural e não vive essa realidade que vc esta falando. Ele não é rico, e apesar de ser idoso, trabalha muito todos os dias. Graças a Deus tem uma Saveiro pra trabalhar. O que vc acha que é uma vergonha pro meu pai e para outras pessoas como ele é um beneficio que se não fosse isso não poderiam ter um meio de locomoção. Tem fazendeiros como vc falou, mas não se pode generalizar.

Avatar
Rodrigo 2 de maio de 2021

Ninguém tem culpa de você ser pobre.

Avatar
gabriel 25 de novembro de 2021

Rodrigo claro que alguém tem culpa! Ele mesmo… rs

Avatar
Wiliam 6 de março de 2022

Isso é um desconto da fábrica.
Nada tem a ver com governo.
Normalmente esse incentivo é feito para veículos grandes, para incentivar o consumo, produtor rural, empresário, empresa, todos trabalham mais do que seus funcionários, geram empregos, pagam impostos e estão com seu capital em risco sempre, algum incentivo eles precisa ter pra continuar no caminho da geração de empregos e renda.

Avatar
Jose da cruz Amaro 30 de outubro de 2020

E Profissional Liberal ficou fora ?

Avatar
Vinícius Lima 9 de fevereiro de 2021

Faça um MEI que você consegue esse desconto como CNPJ!

Avatar
Rosilei Ferro Dos Santos Souza 15 de outubro de 2020

Tenho CCU(Contrato Consecao de Uso) da terra do INCRA e a inscrição estadual, preciso de mas algum documento pra comprar carro com desconto?

Avatar
Gleison 9 de outubro de 2020

Só a Volkswagen disponibilizou o preço com desconto, tudo as escuras

Avatar
Sebastian 30 de setembro de 2020

Quero comprar um carro para produtor rural. Quanto tempo teria que estar na terra serve arrendamento.

Avatar
Lucas 12 de setembro de 2020

Quero comprar pecape estrada qual o desconto com o ITR

Avatar
Marcilei oliveira de Almeida 11 de setembro de 2020

Só posso fazer a compra do carro zero ou de anos inferior

Avatar
Douglas 29 de setembro de 2020

Apenas carros zero km

Avatar
Edmunda 6 de setembro de 2020

Compra de carro da Chevrolet com documentos de terra

Avatar
Douglas 29 de setembro de 2020

apenas documento de terras não é possivel realizar a compra. é necessario comprovação de trabalhador rural ou micro empreendedor individual (MEI)

Avatar
Belemita Silva araujo 15 de julho de 2020

Tenho interesse

Avatar
FABRICIO R B FARIA 10 de julho de 2020

Os sites das empresas nesse aspecto são muito ruins quanto a informação de preço. Apenas a VW, Fiat e Jeep apontam alguns carros com seus valores. As demais todas remetem para alguma concessionária. Para tal você deve deixar seu contato para receber informações que já deveriam estar disponíveis ao consumidor.

Avatar
Bartolomeu Lima de Farias 10 de julho de 2020

Produto rural preciso de um carro para trabalhar na mim atividades

Avatar
Francisco Salomão Cavalcante 10 de julho de 2020

Quanto custa a F 350 Ford com esse desconto

Avatar
Eleonio Horácio duarte 9 de julho de 2020

Qual o valor de uma picape robust cabina estendida com o desconto

Avatar
José Martins de sá 9 de julho de 2020

Quanto custa uma picape gabinete dupla estra de 3 porta com desconto do produtor rural

Avatar
Deixe um comentário