Paixonite! Quando a compra do carro é irracional, nem o racional justifica

Carro de duas portas já foi absoluta preferência do brasileiro, única no mundo... Mas o mercado nacional tem outras peculiaridades

Mulheres não têm tanto interesse em SUVs e preferem modelos mais compactos
Paixão por SUVs: mais beberrões, pneus mais caros e sem benefício real (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/01/2022 às 08h03

Os jovens de hoje não devem se lembrar de uma preferência do brasileiro (única no mundo) na década de 80: carros com duas portas. Não há explicação lógica e imagina-se que a moda foi resultado de – à época – a maioria dos motoristas ter aprendido a dirigir num Fusca. Ou por aparentar esportividade.

Fábricas tiveram de investir para alterar o projeto original de modelos que vinham da matriz e que não tinha sido concebidos para duas portas. Caso do VW Santana ou Doginho Polara.

VEJA TAMBÉM:

A irracionalidade era tamanha que madame se contorcionava para se assentar no banco traseiro de Opala cupê… com motorista.

Mas o mercado tem sempre uma explicação lógica para justificar o ilógico. No caso da aversão às quatro portas, “cupê é mais seguro para as crianças atrás” (besteira: sempre existiu uma trava de segurança para evitar acidentes), ou “vão me confundir com taxista”, “dá menos trabalho para trancar”, “menos barulhento” e, finalmente, o inquestionável “valor de revenda”.

santana 1984 vermelho duas portas lateral creditos divulgacao vw
VW Santana duas portas: feito para o Brasil (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Diesel, mesmo sem retorno

O litro do diesel é mais barato na bomba que gasolina ou etanol pois paga menos impostos. Antiga decisão do governo federal para reduzir custos dos transportes coletivo (ônibus) e de carga (caminhões). Simultaneamente, proibiu também o motor diesel nos automóveis, para não se beneficiarem com o preço reduzido do combustível.

Mas a produção do motor diesel custa muito mais, pois tem taxa de compressão mais elevada, exigindo maior resistência dos componentes, sempre tiveram bomba injetora, ao invés do carburador, e turbina.

Além de o litro do diesel ser mais barato, o motor é mais eficiente e tem menor consumo. Então, seu km rodado custa muito menos que o do motor a gasolina.

Existe portanto a falsa idéia de que picape diesel é melhor negócio. Mas não é bem assim, pois seu custo inicial é tão mais elevado que só mesmo rodando mais de 5 ou 6 mil km por mês para valer a pena o investimento inicial.

Como a média mensal do motorista brasileiro é pouco superior a 1.000 km mensais, não tem retorno do que paga a mais pelo picape diesel. Mas, como sempre, vem o argumento imbatível: “o valor de revenda!”.

Engate-bola

engate bola traseira carro

A rigor, é para rebocar carretas, lanchas, etc. Mas, de repente, sem mais nem porquê, o brasileiro resolveu colocá-lo na traseira para “proteger” o carro no caso de impacto traseiro. As lojas deram força à idéia e se venderam centenas de milhares deste excremento no Brasil.

Começa que o engate nada protege. Pelo contrário, anula o efeito “amortecedor” do parachoque traseiro e transmite toda a energia do impacto para o monobloco (longarinas), em geral deformando-o. Algumas fábricas chegam a proibir especificamente sua utilização.

Além disso, engate-bola já rasgou muita canela de pedestre que passa atrás do carro. Danificou também muita placa e para=choque do carro estacionado atrás.

O engate correto é o que fica embutido no parachoque traseiro e nem aparece quando não está em uso.

“Quebra&Mata”

fiat palio adventure vermelha frente praia
Acessório já foi item de série em carros com apelo aventureiro (Foto: Fiat | Divulgação)

O quebra-mato é uma verdadeira “traquibanda” colocada à frente do carro composta de canos de aço formando um quadrado. A utilização primária do quebra-mato é no campo, para empurrar árvores na estrada. Ou outros carros enguiçados ou atolados.

Inexplicavelmente, o quebra-mato virou mania no Brasil, chegou a vir como equipamento standard e era chique adaptá-lo na frente de jipes, SUVs e picapes que só rodavam no trânsito urbano. Para “proteger” a frente do carro.

Mas era, na verdade, o tiro de misericórdia quando o veículo atropelava um pedestre. No caso de crianças, pegava exatamente na cabeça.

Recebeu o pertinente apelido de “Quebra&Mata”

Pinduricalhos

Foram muitos também os acessórios oferecidos pelas concessionárias. Tapetinho e calhas nas janelas encabeçam a lista das bugigangas empurradas goela abaixo dos motoristas.

SUV

A compra de um utilitário esportivo é decisão puramente emocional, só pelo modismo. As mulheres alegam se sentir mais seguras. Os homens explicam que as rodas maiores vencem melhor a buraqueira. Não é verdade, a maioria deles vem equipada com pneu de perfil baixo.

Quase ninguém que o adquire sabe explicar o porquê. Não tem fazenda nem sítio. Jamais usa a tração integral nos raros SUVs equipados com esta transmissão. Alegam ser de utilidade para carregar a família, mas seu porta-malas geralmente é menor que o de um sedã ou perua. São mais difíceis de estacionar. Seus pneus custam o dobro. O consumo é maior, pois são mais pesados e menos aerodinâmicos.

Uma paixonite tão “braba” que já liquidou o mercado de peruas e caminha para destruir também o de hatches e sedãs.

Mas chique hoje é ter SUV e apartamento com “Espaço Gourmet”. No caso particular dos homens, sua altura, imponência e aspecto de potência substituem suas falhas orgânicas e posturais.

Explico com mais detalhes o que eu acho dos SUVs; confira!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 10 de janeiro de 2022

Espero que essa onde SUV passe, pois como já disseram, esses veículos não passam de hatches anabolizados. Sobre os carros de 2 portas, realmente ninguém comprava até os anos 80, pois havia aquele medo de as crianças abrirem a porta e os vidros atrás. Eu era criança nos anos 80 e meu pai não comprava carros 4 portas por causa disso.

Avatar
Júlio Renato 17 de janeiro de 2022

Claro, igual as peruas, os motores V8 e carburadores voltaram nesse mesmo dia que os SUV acabarem.
Espera sentado que em pé vai casar, iludido.

Avatar
Antonio Pereira 8 de janeiro de 2022

Qual o problema que algumas pessoas tem em aceitar que cada um gasta seu dinheiro onde, como, quando e com o que bem entender?
Sei que é difícil para a cognição e discernimento de certas pessoas limitadas o entendimento de que as realidades e necessidades são diferentes a depender do nível sócio economio, ou seja, o que e fútil para você e gênero de primeira necessidade para outro e o que é luxo para alguns é lixo de extremo mal gosto para outros.

Passar bem.

Avatar
Santiago 13 de janeiro de 2022

Sim, cada um gasta o seu dinheiro como quiser.
O problema, porém, é quando o mercado fica cartelizado por produtos superfaturados que só interessam à uma parte dos consumidores. Enquanto que a maioria dos consumidores são deixados sem opções, uma vez que os produtos mais acessíveis, mesmo sendo lucrativos, são propositalmente inflacionados e até mesmo extintos. E isso não é lei de mercado. Isso é fraude!

Avatar
Renato Dutra 16 de janeiro de 2022

Amigo se você não tem dinheiro o problema é teu e de mais ninguém, realmente para algumas pessoas é difícil mesmo enteder que ninguém se importa com seus problemas.
Montadoras não fazem caridade são empresas que querem só o lucro e já escolheram que clientes como você não interessam mais, acredite vai ficar muito mais carro, é só o começo.

Avatar
Santiago 17 de janeiro de 2022

Renato,
Você não entendeu nada….
Leia com mais atenção.

Avatar
Santiago 8 de janeiro de 2022

A atual paixonite por SUVs é tanta, e tão desmedida, que os “apaixonados” dispõem-se a pagar os tubos por hatches anabolizados, e levianamente vendidos como “SUVs”.
Resultado: Ao lavar a égua em lucros fáceis e estratosféricos, as montadoras estão descontinuando ou inflacionando os demais modelos (que eram mais realistas e mais acessíveis), e desprezando a grande maioria dos consumidores. Um afrontoso desrespeito ao público.

Avatar
strady varius 8 de janeiro de 2022

Por favor, o correto é penduricalhos e não pinduricalhos.
Sempre tive uma dúvida. Se eu estiver errado e bater na traseira de um carro com engate-bola e danificar as longarinas do outro carro, terei que pagar?

Avatar
Tales Guilherme 18 de janeiro de 2022

Não, você bateu atrás e será o Papai Noel que deverá pagar os danos do carro da frente, confia é assim que funciona!!
Agora vai tomar seu Rivotril e o gardenal.

Avatar
Rodolfo 8 de janeiro de 2022

Mesmo a pessoa tendo um SUV se deve ter em mente que não se pode abandonar a vigilância do que acontece no trânsito. Pois um caminhão pode ultrapassar o sinal vermelho ou não conseguir freiar em uma rodovia.

Avatar
Deixe um comentário