Consumo do carro aumenta com a sua preguiça: calibre os pneus

Medida simples, mas que muitos motoristas postergam, manter os pneus na pressão correta evita que você jogue dinheiro no lixo

pneu calibrar carro shutterstock
Calibrar o pneu é simples (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/07/2023 às 19h03

Quando você para no posto para abastecer uma vez por semana, de duas em duas semanas, você aproveita, muitas vezes, para verificar o óleo, o nível do líquido de arrefecimento. Os frentistas em geral, são todos muito solícitos e resolvem tudo isso. Mas e a calibragem dos pneus hein? Ah, aí você tem que sair com o carro, encostar e calibrar um por um. Um processo que demora um tempinho.

E quando você faz isso você lembra do pneu lá no porta malas, o estepe? “Não, é que dá preguiça, mas o pneu não murchou, não esvaziou de uma semana para outra”. Aí você vai embora. Tem gente que fica um, dois meses sem verificar a pressão do pneu e ela baixa mesmo.

VEJA TAMBÉM:

É claro, o pneu não vai ficar murcho, arriado, mas vai esvaziar. Muitas vezes é visível – eu muitas vezes reparo nos carros que tão rodando aí pelo meio da rua. Dou uma olhada, o pneu está tá murcho, tá vazio, não está se arrastando pelo chão. Está andando perfeitamente o carro. Cada vez que você diz “vou calibrar na próxima parada” e não calibra e vai deixando por isso mesmo, você vai perdendo dinheiro.

Pneu murcho tem mais atrito

O pneu com 20% menos de pressão aumenta o atrito do pneu com o piso e aumenta o consumo de gasolina, porque o seu motor tem que trabalhar mais para vencer aquela situação. Entendeu porque que você perde dinheiro e aumenta a sua despesa cada vez que você despreza a calibragem?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário