Evitando a contaminação de Covid-19 no carro: abertura das janelas e onde sentar

Pesquisa da Brown University, nos Estados Unidos, analisou o fluxo de ar e como o vírus se movimenta dentro dos veículos quando as janelas estão abertas

Por AutoPapo 19/01/21 às 11h00
motorista de aplicativo de transporte de mascara dentro do carro com passageiro na diagonal no banco de tras tambem de mascara
Estudo norte-americano indica diagonal como melhor distribuição dentro dos veículos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Foto: Shutterstock)

Já explicamos, no AutoPapo, como higienizar os automóveis para extinguir vírus e bactérias e quanto tempo o novo coronavírus se mantém vivo em cada uma das superfícies dos veículos. Agora, um estudo norte-americano explica qual a abertura ideal das janelas e a melhor distribuição para evitar a contaminação de Covid-19.

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A pesquisa da Brown University realizou simulações e entendeu como os aerossóis que respiramos se movem na cabine de um carro e como esses fluxos mudam com várias janelas abertas.

Varghese Mathai, Asimanshu Das, Jeffrey Bailey e Kenneth Breuer afirmam que as conclusões não podem ser aplicáveis a caminhões, picapes ou vans. Mas, em carros de cinco lugares, o ideal para evitar a contaminação de Covid-19 é:

  • os ocupantes sentaram-se diagonalmente, como na imagem;
  • abrir as janelas opostas a cada ocupante pode criar um fluxo que reduz drasticamente a coleção de aerossóis na cabine de um carro; e
  • abrir as janelas até a metade pode ser muito útil, mas apenas um pouco não gera fluxo de ar suficiente.

Cenários de contaminação de Covid-19 no carro

Sem surpresa, os especialistas descobriram que a taxa de ventilação era mais baixa quando todas as quatro janelas estavam fechadas. Nesse cenário, cerca de 8% a 10% dos aerossóis exalados por um dos ocupantes do carro poderiam atingir a outra pessoa.

Quando todas as janelas estavam completamente abertas, por outro lado, as taxas de ventilação dispararam e o fluxo de ar fresco expulsou muitas das partículas transportadas pelo ar para fora do carro; apenas 0,2% a 2%dos aerossóis simulados viajaram entre o motorista e o passageiro.

Os resultados estão de acordo com as diretrizes de saúde pública que recomendam a abertura de janelas para reduzir a disseminação do novo coronavírus em espaços fechados.

Como nem sempre é prático ter todas as janelas abertas, especialmente no inverno, o Dr. Mathai e seus colegas também modelaram várias outras opções. Eles descobriram que, embora a solução aparentemente mais intuitiva – fazer com que o motorista e o passageiro abaixem suas janelas – fosse melhor do que manter todas as janelas fechadas, uma estratégia ainda melhor era abrir as janelas opostas a cada ocupante.

Essa configuração permite que o ar fresco entre pela janela traseira esquerda e saia pela janela dianteira direita e ajuda a criar uma barreira entre o motorista e o passageiro. “É como uma cortina de ar”, disse Mathai ao New York Times. “Ele limpa todo o ar que é liberado pelo passageiro e também cria uma região de vento forte entre o motorista e o passageiro.”

Em um estudo de acompanhamento, que ainda não foi publicado, o Dr. Mathai descobriu que abrir as janelas pela metade parecia proporcionar o mesmo benefício que abri-las totalmente, enquanto quebrá-las em apenas um quarto do caminho era menos eficaz.

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