Controle de embreagem: é pior que manter o pé no freio?

Essa manobra é ensinada pelas autoescolas e seu uso é exigido na prova para obter a habilitação, mas fora desse contexto pode trazer prejuízos

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Existem outras formas de arrancar em uma subida sem estragar o carro (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/07/2024 às 10h02

É obrigatório fazer o controle de embreagem para segurar o carro em uma subida durante o exame brasileiro para obter a carteira habilitação. Apesar disso, repetir esse hábito pode ser danoso para seu carro.

Essa manobra acelera o desgaste do conjunto de embreagem, principalmente se for realizada com frequência. O ideal é fazer apenas em casos específicos e rapidamente.

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Manter o pé na embreagem significa que ela está sofrendo desgaste (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

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Realizar o controle de embreagem significa que esse componente está atritando constantemente para transmitir apenas uma parte da força gerada pelo motor para as rodas. A manobra era mais útil antigamente, com os carros carburados e motores mais fracos.

Atualmente todos os carros novos possuem controles de tração e estabilidade. Junto desses equipamentos vem o assistente de partida em rampa, que mantém o freio acionado por alguns segundo para ajudar o motorista a arrancar.

Esse equipamento sozinho já torna o controle de embreagem desnecessário.

Arrancar em subidas com o freio de mão não é vergonha

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Usar o freio de mão ajuda a arrancar sem recuar e poupa a embreagem (Foto: Shutterstock)

Se o seu carro não possui o assistente de partida em rampas, a forma mais confiável para arrancar em uma subida é usado o freio de estacionamento. Vamos explicar o passo a passo:

  1. Acione o freio de estacionamento o suficiente para manter o carro imóvel;
  2. Engate a marcha;
  3. Vá soltando a embreagem aos poucos até achar o ponto certo;
  4. Acione o acelerador enquanto abaixa o freio de estacionamento para colocar o carro em movimento.

Fazendo assim você irá poupar a embreagem e o carro não irá recuar. Alguns motoristas criticam a atitude por puro ego, por considerar que são mais habilidosos por não precisar do freio de mão.

Usar o freio de estacionamento para arrancar em subidas também é útil em carros com câmbio automático que não possuem o assistente de partida em rampas. Principalmente se houver um veículo muito próximo de sua traseira.

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