No dia dos pais, veja 5 carros perfeitos para eles (segundo os fabricantes)

Indústria direcionou as propagandas de alguns modelos diretamente para os papais: seriam realmente boas opções?

pai dirigindo carro com filho sentado em cadeirinha no banco traseiro
Temas como paternidade e família já serviram de argumento de marketing para os fabricantes de veículos (foto: Shutterstock)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 08/08/2021 às 08h23
Atualizado em 11/08/2022 às 16h26

Neste dia dos pais, o AutoPapo não vai falar exatamente sobre presentes para eles, mas sobre carros que têm a cara deles. Isso, na visão dos próprios fabricantes: listamos 5 comerciais que miram nos consumidores que precisam pensar nos filhos e na família no momento de adquirir um automóvel.

VEJA TAMBÉM:

Então, aproveite o domingão para relembrar – ou para conhecer – essas propagandas em vídeo destinadas aos motoristas que têm filhos. O AutoPapo aproveita ainda para desejar feliz dia dos pais aos estimados leitores!

1. Honda Civic

Em um comercial veiculado cerca de 10 anos atrás, a Honda abordou sutilmente a relação paternal em um comercial do Civic. Inicialmente, pai e filho aparecem juntos em uma concessionária, olhando o sedã. Depois, saem de lá a bordo do modelo.

No caminho de volta, os dois param em uma loja de brinquedos, e o menino ganha mais uma miniatura do Civic para a própria coleção. O objetivo do comercial era destacar a alta fidelização dos proprietários do modelo, mas acabou abordando também questões como cumplicidade e admiração entre pais e filhos.

2. Chevrolet Spin

Dia de sol, pais nos bancos da frente, crianças atrás, todos felizes pegando uma estrada. É esse o clima de um comercial que a Chevrolet criou para o Spin: a ideia era mostrar tanto a terceira fileira de assentos, diferencial do monovolume, quanto o sistema de áudio integrado ao sistema de telefonia, novidade na época em que o modelo foi lançado, em 2012.

O filho que está sentado no fundão fica chamando pelo pai, mas a bagunça e a cantoria que as irmãs estão fazendo impedem a comunicação. Qual é a saída? O menino liga para o motorista, que atende a chamada com o toque de um botão. No fim das contas, o coitado só queria ir ao banheiro!

3. Ford Belina

No século passado, as peruas eram sinônimos de carros para a família. A Ford quis mostrar a versatilidade da Belina, que poderia cumprir também uma função mais social, mas sem abandonar a vocação doméstica.

Em uma propaganda da linha 1987, o modelo aparece sendo utilizado em um dia normal de trabalho do patriarca da família, mas também com pais e filhos a bordo, transportando compras e bagagens. Por fim, surge o slogan, que não deixa dúvidas: “Belina, o carro da semana e do fim de semana”.

4. Volkswagen Variant

Colocar as crianças para passar a noite dentro do carro, em vez de no próprio quarto, seria uma boa ideia? A Volkswagen achou que sim: usou essa situação como fio condutor para uma propaganda da linha 1975 da perua Variant.

A peça publicitária começa com as crianças pedindo ao pai para “dormirem lá”. O homem inicialmente nega, mas acaba cedendo aos apelos dos filhos e da esposa. Então, a turminha sai de casa, entra no carro e se aninha no espaçoso vão aberto com o rebatimento do banco traseiro. “Variant, o Volkswagen da família inteira”, conclui o narrador.

5. Volkswagen SpaceCross

Outra perua da Volkswagen que foi propagandeada em clima familiar foi a SpaceCross. Porém, em vez de mostrar a família inteira, o vídeo enfoca apenas o pai e o filho, durante uma situação bastante corriqueira: a ida à escola.

Quando estão quase chegando ao destino, o menino pede para descer um pouco antes da porta do colégio. O genitor pergunta: “Você sabe surfar? Sabe tocar guitarra? Já pegou alguma garota?” Diante de respostas negativas para todas as questões, ele retruca: “Então desculpa, mas se alguém tinha que ter vergonha de alguém aqui, seria eu, né?” Possivelmente, o filho do comercial não quis saber de comprar presente de dia dos pais, certo?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Expedito 9 de agosto de 2021

Faltou o Opala, Maverick, Subaru STI ou WRX, Monza, Vectra, Corsel, Gol Quadrado GTI, bom faltou os carros raízes ?

Avatar
Waslon 8 de agosto de 2021

Alguma sugestão para o pai do pai, i.e., o vovô?

Avatar
Deixe um comentário