Diesel S-10 deve ser usado em quais veículos? Qual é o diferencial dele?

"Surgiu há algum tempo atrás um novo diesel nos postos, o chamado S-10. Aliás, tem  gente que nem sabe o que isso significa"

tampa do bocal do tanque de combustivel de veiculo a diesel
Diesel S-10 tem baixo teor de enxofre: por isso, polui muito menos a atmosfera (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/02/2021 às 15h00

Automóvel com motor diesel é proibido no Brasil; mas não são só caminhões e ônibus que usam o diesel. Há picapes, vans, jipes e SUVs que rodam aqui com motor diesel. E tem muito motorista que fica em dúvida, porque surgiu há algum tempo atrás um novo diesel nos postos, o chamado S-10. Aliás, tem  gente que nem sabe o que isso significa.

S é o símbolo do enxofre, 10 significa dez partículas por milhão. E o que quer dizer isso? Quer dizer que o outro diesel que existia, e que continua à venda nos postos, mas não vem escrito, ele seria o S-500. Quinhentos o quê? Quinhentas partes de enxofre por milhão. Ou seja, houve uma redução enorme do enxofre no diesel. De 500 partes para apenas  10 partes por milhão.

VEJA TAMBÉM:

E o que significa isso? Significa que esse diesel S-10 é muito mais limpo, ele polui muito menos a atmosfera, o ar que  nós respiramos. Está bom, até aí está entendido teoricamente. “Mas o que eu tenho a ver com isso?,” diria o dono de um carro com o motor a diesel.

É  o seguinte: esse diesel S-10, é obrigatório o seu uso nos motores a partir de 2012. Se você tem um  carro produzido de 2012 para cá, você tem que usar o S-10, que é um bocadinho mais caro que o outro, que seria o S-500, mas que não tem esse nome.

É possível usar o diesel S-10 em caros mais antigos?

“Mas então eu não posso usar o S-500 no meu  motor diesel produzido de 2012 para cá?” Olha,  só emergencialmente! Não use constantemente esse S-500 aí, porque vai prejudicar o seu motor. Agora, outra pergunta: “mas eu tenho um diesel  de 2007 ou qualquer ano para trás de 2012, eu  posso usar o S-10?” Pode, o seu motor não vai ter nenhum problema para usar o S-10 ou S-500.

Só que tem uma coisa: se você sempre vem usando S-500 e resolver passar a usar o S-10, limpe bem  o reservatório do diesel, o tanque de combustível. Porque o S-500 pode ter deixado umas sujeiras  agarradas lá no fundo. E o S-10 é mais solvente, tem mais propriedade de detergência.

Então, você joga o S-10 no tanque que vinha sendo abastecido com o tal S-500, ele pode remover as sujeiras, entupir bicos, mangueiras e o ‘diabo’. Ou seja, de 2012 para trás, você pode usar qualquer um. De 2012  para cá, só o diesel S-10.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Rubens 14 de fevereiro de 2023

Eu tenho 2 s 10 uma 2001 uma 2010 e só diesel s 10 e não tem problema o carro anda melhor e não faz fumaça

Avatar
Adair Peçanha 24 de junho de 2022

Porque nos postos tem anúncios de ” S10 comum”, outros só “S10”?

Avatar
Diego Kurama 8 de março de 2022

Tenho uma ranger 2008 3.0 Power Stroke. Tem dois anos que passei para o diesel s10. Nunca tive problemas no motor nem na bomba. Além de que aparentemente, ela fica mais forte.

Avatar
João Batista da silva 28 de novembro de 2021

O diesel deveriam ser mais barato

Avatar
Geni 13 de agosto de 2021

Bom dia tenho uma ranger 2016 posso usar diesel comum ou só o s10 tive que trocar os bicos estavam entupidos e agora uso dizem s10 ou a comum s500

Avatar
Darlan Moacir Miranda 10 de agosto de 2021

Tenho uma ranger 4x 4 uso diesel s 500
As duas vezes que tentei usar s 10 o motor super aqueceu e tive que completar com s 500 para voltar ao normal qual é o problema

Avatar
Claudio Bernardoni 20 de maio de 2021

Muito bom, agora, depois de ler tudo, incluindo os comentários, fiquei com mais dúvidas ainda. Minha camionete e de 2004, porém o motor está novo, após fundir. Estou usando o diesel comum. Continuo a usar o S500, sujo lamacento já que minha bomba injetora é semi-eletrônica ou uso o S10, limpinho, mas que pode não lubrificar a bomba injetora e manda-la pras cucuia. Detalhe, no manual do proprietário diz que o combustível recomendado é o que tem relação de cetano minimo de 45. Pois bem, o S500 tem cetano de 41 e o S10 tem cetano de 48. A regra diverge do manual ou vice e versa, com relação ao antes e após 2012. Eta Brasilzão véi de guerra. Será que o óleo de girassol, soja, canola, milho, mamona…………………..já que funciona do mesmo jeito. Nãããããããããããããão.

Avatar
Roberto 9 de maio de 2021

Parabéns Bóris pelo seu trabalho bacana de esclarecimento de duvidas pra mim têm sido muito útil quando preciso. Obrigado.

Avatar
José 5 de março de 2021

Que o diesel S10 é mais limpo eu concordo.
Mais não recomendo pra quem tem motor com bomba injetora.
Pois fui orientado a usá-lo e tive um prejuízo enorme até que descobri .
Estragou vinte bombas .
Se o seu veículo e com injeção eletrônica tudo bem pode usar.

Avatar
Obrigado pela Resposta 🇧🇷 6 de outubro de 2023

Tenho uma S10 ano 2008 MWM 2.8 uso disel S10 desde 2014
O primeiro Dono dela usava S10 também ai continuei.
Mais infelizmente uma vez botei o s500 m Deu um sério problema. Na Bomba de alta. E também usava filtro tecfil. Depois disso só uso o Filtro MWM. Graças a Jeová Deus tá tudo certo…🇧🇷

Avatar
Sergio 4 de março de 2021

Mentira ,não use diesel S10 em motores antes de 2012 que aparentam problema sim
Dou mecânico e tive problema inclusive na minha S10 ano 2001

Avatar
Nilton 5 de março de 2021

eu tenho uma ducato 1999 e uso o s10 nunca me deu problema já faz 3 anos e o antigo proprietário so só usava s10 também

Avatar
Vilmar 4 de março de 2021

Não tem o falar fique quieto vão c atualizar das coisas

Avatar
Marcelo Goncalves 3 de março de 2021

Esse senhor, n deve saber nada q acontece realmente aqui fora porque s10 e o grande vilão p bombas injetoras rotativas, e bombas Delphi, .

Avatar
José Araújo da Silva 3 de março de 2021

Gostei muito dá informações

Avatar
André 1 de março de 2021

O outro tipo devia ser extinto. Não sou um eco-chato, mas tem muitas caminhonetes e caminhões que não fazem a devida manutenção e aí fica aquela fumaceira. Diesel é um combustível sujo e devia ser restrito para a linha pesada ou para andar somente em áreas não urbanas.

Avatar
Welington 1 de março de 2021

Bom dia meu amigo, tenho uma S10 a diesel 2010, pesquisei muito e fiquei sabendo que, se eu colocar diesel S10 vou estragar a minha bomba injetora, pois ela foi projetada para trabalhar mais lubrificada. E o S 500 tendo mais enxofre é o ideal. E verdade?

Avatar
Benedito Donisete de Carvalho 3 de março de 2021

Boa noite o mesmo benefício para a atmosfera. Poderia se dizer para o motor também
Att Benedito Carvalho

Avatar
Luiz 20 de julho de 2023

tenho uma 2010 e sempre coloquei diesel s10, motor 2.8 turbo eletronico

Avatar
Nazareno de Sousa Novais 28 de fevereiro de 2021

Ô lá Brasil.. gente com ô combustível nas alturas tudo fica mais caro espero que os nossos Governantes vejam isso com carinho Por Favor Brasil..

Avatar
ordalino soares 28 de fevereiro de 2021

Eu ja estou no terceiro carro à diesel. Dois renegade e um compass. Acho interessante e economico. Adoro o barulho do motor. Obrigado pelos esclarecimentos.

Avatar
PAULO 28 de fevereiro de 2021

Ótima explicação, tirando esta dúvida que a maioria tem!

Avatar
Sergio Gustavo 5 de março de 2021

Tenho um cavalo mecânico ano 94 faz dois ano q uso S10 nunca tiver problema aliás diminuiu bem a fumaça do meu caminhao

Avatar
Deixe um comentário