DOT do pneu: código de identificação mudou no Brasil

O código numérico do Department of Transportation, também usado em todos os pneus do Brasil, mudou - saiba interpretar o novo formato

dot pneu continental
Por AutoPapo
Publicado em 21/05/2019 às 21h30

O DOT do pneu é um código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de validade. Agora, no Brasil, esse código passou a adotar um novo formato.

É importante se manter atualizado com a mudança, já que pneus são fundamentais na preservação da segurança ao volante. “Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental

No novo formato, o código tem 13 dígitos e indica, também, a planta na qual foi fabricado. Logo após a marcação da sigla, que significa Department of Transportation, o primeiro número indica a fábrica.

Veja, na imagem abaixo, um exemplo da Continental.

O código numérico DOT do pneu, usado em todos os pneus do mundo e no Brasil, mudou - saiba interpretar o novo formato para escolher o pneu certo.
(Continental | Divulgação)

A fabricante é indicada pelos três primeiros dígitos. Anteriormente, eram apenas dois. Agora, esses três números mostram qual é a empresa e também a fábrica que produziu o pneu. No exemplo, 165 indica a Continental de Camaçari, na Bahia.

Esses mesmos três números são os mesmos em todo o mundo. Se uma fabricante fechar uma planta de produção, ela pode reutilizar o código para outra localidade. Contudo, não é possível transferi-lo para outra fabricante.

De acordo com a Continental, foi necessária a adoção de três dígitos para essa informação devido ao grande número de novas fabricantes buscando registro.

No novo DOT, medida e modelo do pneu são indicados juntos

Outra mudança no novo formato é que a medida e o modelo do pneu passaram a ser indicados juntos no DOT. Anteriormente, essas informações apareciam separadas. “Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.

Por fim, os últimos números do DOT do pneu indicam a data de fabricação daquela unidade. Os dois primeiros são a semana, e os dois últimos são o ano. No exemplo acima, a fabricação ocorreu na décima segunda semana de 2018.

A partir disso, é possível saber a data de validade do pneu. Considera-se que o componente não deve ser utilizado após 5 anos de sua produção. Veja mais detalhes no vídeo abaixo.

Pneus também têm outras características

Além do DOT do pneu, há outros dados sobre o componente que também devem ser consultados na hora da substituição. As dimensões do pneumático fazem parte deles, e são indicadas por uma gravação como 185/55R16. Essas são a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.

O código numérico DOT do pneu, usado em todos os pneus do mundo e no Brasil, mudou - saiba interpretar o novo formato para escolher o pneu certo.
(AutoPapo)

Também é importante conhecer a descrição de serviço do pneu, o tipo de construção e se o componente é simétrico ou assimétrico. Você pode conhecer tudo sobre as características dos pneus com esta matéria, que pode te ajudar na hora de escolher os substitutos certos.

Nós também já falamos sobre alterar o tamanho de rodas e pneus aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kuki 18 de dezembro de 2023

No pneu traseiro está escrito DOT XL FH 7372 . Este pneu é de 1972? É possível carro ir pra oficina e trocarem os pneus? Inacreditável.

Avatar
Janete 16 de agosto de 2023

Data de fabricação em pneus é muito sério todos nós devemos se interessar em saber data de fabricação antes de comprar. Mundo capitalista se deixar toma conta de tudo.

Avatar
jose maciel 2 de julho de 2023

Bom dia! O Pneu Estepe do meu carro é da Pirelli, 195/55/R15, porém não consigo saber a validade do mesmo, na área lateral vem escrito: DOT XL FV E780, já enviei email para Pirelli, mas nada, faço isto porque no Rio de Janeiro, a fiscalização está parando veículos nas vias movimentadas, como Linha Amarela, e vão direto nos Pneus, estepe, etc, se tiver com mais de 5 anos de uso, leva multa e pontos na carteira.

Avatar
J L 5 de julho de 2023

Amigo ! Todo pneu tem validade de 5 anos após a data de fabricação . O seu venceu em 1985 conforme informações no próprio pneu (( E780 )) 80 é o ano defabrição .

Avatar
Guilherme 10 de julho de 2023

Desculpa amigo, pneu não tem data de validade, tem data de fabricação. Por isso só vem descrita a data de fabricação e não do “vencimento”! Nenhuma fábrica determina a validade pois esse tempo depende de uma serie de fatores de como o pneu foi utilizado e cuidado. A única condição de esgotamento do pneu se mede por aqueles “caroços” que existem entre as ranhuras dos pneus. No RJ seria interessante verificar qual o enquadramento que os policiais estão utilizando para as multas pois nenhum código estipula validade para pneus

Avatar
Flávio Marcondes 15 de outubro de 2021

A mudança serve para todos os tipos de pneus ( caminhões e máquinas estão inclusos)

Avatar
Sérgio 20 de agosto de 2021

Pirelli DOT XL OT 0263 pesquisei no site da fabricante, em páginas e nada de encontrar a data… a única informação que achei foi que 26 pode ser a semana e 3 o ano (que no site da Pirelli indica ser dos anos 90 (???)). Muito complicado, pq as montadoras não facilitam (pq se facilitar muitos motoristas deixaram de comprar pneu ruim).

Avatar
Marilea 14 de março de 2021

Meu pneu tem DOT Y1HK 5DHV
QUE MES E ANO ELE FOI FABRICADO. A MARCA É GOOD YEAR.

Avatar
Pedro 19 de fevereiro de 2020

Meu pneu veio somente isso ” DOT 65J6 “, ele é da GeneralTire. Como sei o ano que foi fabricado?

Avatar
Cleison 18 de fevereiro de 2020

O consumidor não tem essa informações em codico

Avatar
Niva 18 de fevereiro de 2020

Sobre a carga que o pneu suporta, fica difícil, um leigo saber

Avatar
Nilza Rocha Santos 18 de fevereiro de 2020

Matéria interessante, mas deixa várias dúvidas.
Seria interessante exigir das montadoras, que o pneu venha com manual, com suas características, facilitará as próximas trocas.
Obrigada ?

Avatar
Daniel da Silva Carneiro. 17 de fevereiro de 2020

Informações em códigos secretos.
Porque não colocam essas características de maneira que as pessoas entendam?
Desse jeito vai precisar de curso para entender esse balaio de gatos…o número 94 indica que a carga é de 670 kg, mas se o número for outro? Parece piada mas não é.
Pra lá de contraditório no momento que falam em segurança, pneus vencidos etc. Mandam um código de guerra desses.

Avatar
arai 20 de fevereiro de 2020

Pois é… informação à meia-boca. Coloquem cada código junto também…

Avatar
Rogerio Martins Rodrigues 17 de fevereiro de 2020

Como fica a identificação nós pneus argentinos? Põe exemplo que terminam em EP3?

Avatar
S.fernandes 5 de julho de 2019

Tenho uma Meriva , uso pneus 175 70 14, posso trocar para pneus com a medida 185 65 14

AutoPapo
AutoPapo 8 de julho de 2019

Olá,

Neste caso, o diâmetro total ficará quase igual, então a troca é possível.

Avatar
Pércio Guimarães Schneider 25 de junho de 2019

É validade, sim. Porém contada a partir da data de fabricação, uma vez que a borracha mesmo o pneu não estando em uso vai envelhecendo. E o prazo pode variar de um fabricante para outro. A Continental já ofereceu pneus com 7 anos de garantia

Avatar
Paulo Imhoff 22 de maio de 2019

Então pneu tem “validade”? Não seria garantia de 5 anos contados a partir da nota ao consumidor final?

Avatar
Gleidson 17 de fevereiro de 2020

Data de validade da borracha. Após um tempo, ela começa a se deteriorar.

Avatar
Roberto 11 de maio de 2022

Na realidade a borracha esta em eterno cozimento até virar um plastico duro e totalmente sem aderência, por isso que depous de 5 anos de fabricação nao é aconselhável usar o pneu, entao eles sao vendidos na internet e todos compram!

Avatar
Deixe um comentário