Drive ou neutro: O que fazer no semáforo vermelho?

Colocar a transmissão em neutro (N) não poupa o conjunto e nem mesmo reduz o consumo de combustível, principalmente depois que inventaram o Start-Stop

pessoa opera alavanca e cambio automatico
Muitos motorista ainda têm dúvidas de qual a posição ideal do câmbio automático quando está parado diante do semáforo fechado (Foto: Internet)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/06/2022 às 18h03

Uma dúvida de quem tem carro automático é: quando paro em um congestionamento, em um semáforo, deixo a alavanca da transmissão em drive (D) ou coloco em neutro (N)?

Isso aí é pano para manga, tá! Já deu muita controvérsia. Mas eu te digo uma coisa, tem alguns automóveis com câmbio automático que, quando você para em drive e não mexe na alavanca, o próprio sistema joga em neutro. E quando você acelera ele volta para o drive. Tudo sozinho, automaticamente como convém a um câmbio automático.

VEJA TAMBÉM:

Só que essa discussão já começou a perder o sentido. Porque você joga no neutro para não, digamos, forçar o câmbio automático, saiba que  não força nada. No entanto, se você põe no neutro, você alivia, você reduz até um bocadinho o consumo de combustível.

Mas por que essa controvérsia, essa dúvida, perdeu o sentido? Porque nos carros mais modernos já tem o sistema start-stop. Você para, ele desliga, na hora que você arranca ele liga de novo.

Então, não faz o menor sentido mais você tirar do drive e passar para o N, tirar do N, passar para o drive, porque o carro desliga o motor e não tem consumo a mais, nem a menos. Não tem desgaste da caixa a mais, nem a menos, porque está tudo desligado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Rubens 22 de junho de 2022

Colocar o câmbio na posição neutro conforme o treinamento que recebi em um centro de treinamento privado, é mais uma medida de segurança que economia,caso esteja parado e seu veículo for atingido na traseira, esse estando em “D” o veículo poderá seguir andando caso o condutor venha perder o sentido

Avatar
Fabio 19 de junho de 2022

Carro start stop, usa uma bateria dedicada? No anda e pára da cidade grande, o consumo da bateria vai ser grande. Precisa de bateria parruda? Se precisar, é mais peso pra carregar, e portanto, mais consumo. Nesse caso, é melhor não ter start stop e por no neutro?

Avatar
Celso Xavier 19 de junho de 2022

Eu tinha essa dúvida se carro start stop se precisa de uma bateria parruda (especial) mas certo dia vou ligar meu Sentra 2015 SV e carro não pegou então levei uma mecânica especialista em parte elétrica, ao chegar já questionei que iria precisar de uma bateria especial para start stop que na época custava 1.500,00 na Nissan e para minha surpresa resposta foi tá vendo aquela Mercedes é do dono é start stop está usando uma bateria que custa 250 reais, acabei trocando a bateria e paguei 230 reais e faz 4 anos até momento funcionando normalmente.

Avatar
Netuno 16 de junho de 2022

Não se trata apenas da caixa de marcha, mas também de aliviar o pé no freio. Colocar no neutro permite que vc tire o pé do freio, dando um verdadeiro alívio no para-para diário do trânsito

Avatar
Wellington Alves Corrêa 16 de junho de 2022

… e os veículos com câmbio dualogic? Continuo colocando no neutro?

Avatar
Rodrigo 23 de setembro de 2022

KKKKKKKK mentira que você fica colocando o carro em neutro kkkkkkk patetico!!!!!!

Avatar
Ozzy Dibdias 16 de junho de 2022

,,,,,como meu carro nao tem start stop,,,,continuo pondo no neutro quando parado,,

Avatar
Deixe um comentário