Entenda o que faz a gasolina estar tão cara — e não é culpa do ICMS

Checamos o que realmente está causando os aumentos constantes no preço da gasolina e conferimos se a culpa realmente é do ICMS

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Vários fatores influenciam o valor da gasolina até ela chegar ao tanque do seu carro (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
02 de outubro de 2021 10:03

Nos últimos meses o Brasil viu o preço da gasolina subir constantemente. Em quase todo território nacional, o litro do combustível pode ser encontrado acima de R$ 7, assustando muitos motoristas. Até o fechamento dessa matéria, o combustível aumentou em 34,2% só em 2021.

O presidente Jair Bolsonaro jogou a culpa nos governadores de cada estado, dizendo que o responsável pela subida dos preços é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Argumento vem sendo repetido em massa por seus seguidores e, agora ,pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

VEJA TAMBÉM:

Mas fora das picuinhas políticas, o que realmente rege o preço dos combustíveis e está causando esses aumentos? O AutoPapo conversou com especialistas sobre esse assunto para esclarecer os verdadeiros responsáveis pelo preço da gasolina.

Destrinchando o preço da gasolina

A Petrobras recentemente aumentou o preço da gasolina na refinaria em R$ 0,09, passando a custar R$ 2,78. Esse é o valor que as distribuidoras pagam pelo combustível e, segundo a Petrobras, representa uma fatia de 33,4% do valor que o consumidor paga na bomba.

A partir dessa venda, é acrescido ao valor o custo da porcentagem obrigatória de etanol (16,9% do valor na bomba), os custos de distribuição e o lucro de revenda da distribuidora e do posto (10,7%), os tributos federais CIDE, PIS/PASEP e COFINS (11,3%), e, por fim, o tributo estadual ICMS que pode variar em cada estado, mas, em média, é de 27,7%.

Sobre os impostos, os federais são cobrados apenas na venda da gasolina pela refinaria. O ICMS é cobrado sobre o valor final do produto. Por causa desse efeito cascata de custos e tributos, o imposto estadual acaba por representar uma quantia maior no preço que pagamos na bomba.

refinaria de petroleo vista aerea shutterstock
A gasolina sai da refinaria custando R$ 2,78, daí pra frente são acrescido outros valores

Então de quem é a culpa pela gasolina cara?

Para entender melhor sobre o que controla o preço da gasolina no Brasil, consultamos o professor Felipe Leroy, do Ibmec. No âmbito geral, o professor explicou que o motivo da nossa gasolina ser cara vem de três fatores: a alta do dólar, a dependência do transporte rodoviário e a falta de diversidade na nossa matriz energética.

O preço da nossa gasolina é atrelado ao dólar, pois o Brasil tem capacidade de extrair o petróleo bruto, mas não consegue refinar todo ele para se tornar gasolina. Por isso, o Brasil ainda precisa importar parte do combustível vendido no mercado interno.

O ICMS não é o vilão que fazem parecer

O que é certo sobre o ICMS no preço da gasolina é que ele é responsável por uma grande fatia do valor que é pago na bomba. Mas todas as soluções “mágicas” que são gritada à quatro ventos na internet e por políticos de simplesmente obrigar os governadores a abaixar o valor do tributo não é tão simples assim.

O ICMS em si não é alterado há alguns anos, a porcentagem vem sendo a mesma. Mas seu valor aumenta, pois todo o valor do produto aumenta. É uma relação similar ao possível aumento do IPVA que deverá ocorrer em 2022 devido a valorização do carro usado.

“É só abaixar o imposto, ora”

O professor Felipe Leroy explicou que não se pode alterar um imposto facilmente igual sugerem devido à Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa lei foi criada para controlar as contas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

O estado precisa ser sustentado e pagar suas contas pelo ponto de vista fiscal, por isso não pode abaixar valores de imposto com facilidade. O estado de Minas Gerais foi usado como exemplo. Ele possui uma das maiores dívidas fiscais com o governo federal e, por isso, possui uma das maiores alíquotas de ICMS do país.

O lado dos postos

percentual para escolher entre etanol ou gasolina na bomba do posto pode chegar a 75 por cento
Os postos de combustíveis precisaram reduzir a margem de lucro em 2021

Para saber melhor como os postos de gasolina estão lidando com essa questão, consultamos Carlos Eduardo Guimarães, presidente da Minaspetro e dono de posto. Ele diz que, durante 2021, os postos precisaram abaixar a sua margem de lucro para manter a competitividade: era de 6,5% em 2019 e hoje os postos ficam com apenas 4% do valor final pago pelo consumidor.

Ou seja, a cada R$ 100 de gasolina que você coloca no tanque, apenas R$ 4 ficam para o posto cobrir as suas despesas, pagar os funcionários, etc. Carlos Eduardo reforça que os postos se posicionam junto dos consumidores contra o aumento dos preços. Preços mais altos diminuem as vendas e também os obriga a reduzir o lucro.

O etanol também não para de aumentar

Na gasolina brasileira vai uma porcentagem de até 27,5% de etanol anidro por litro, pouco mais de um quarto do volume. As variações no preço do combustível de origem vegetal também causa um grande impacto no preço final da gasolina.

Em janeiro de 2021, o litro do etanol anidro custava R$ 2,401. No dia 6 de agosto, o preço já estava em R$ 3,465. Foram 44,3%, valor que é acrescentado ao preço final da gasolina. O etanol hidratado, que é o encontrado nas bombas, teve um aumento de R$ 2,06 para R$ 3,29, ou 59%.

O valor da gasolina vai baixar?

O aumento do preço da gasolina no momento atual é inevitável devido a sua relação com a cotação do dólar. Mudanças propostas como o fim da obrigatoriedade de ter frentistas nos postos e a liberação para que postos com bandeira venda gasolina de outros fornecedores seriam apenas paliativos.

Infelizmente, só nos cabe esperar o fim essa crise econômica que o Brasil está passando e o Brasil voltar a crescer economicamente. Com isso, a cotação do dólar deverá abaixar e também o valor da gasolina.

O Brasil pode tornar a gasolina mais acessível no longo prazo investindo em modais diferentes para o transporte de produtos e reduzindo a sua dependência do petróleo. Junto disso seria necessário a diversificação da matriz energética.

Com esses investimentos, tecnologias como os carros elétricos à bateria ou com célula de combustível se tornarão mais viáveis. Reduzindo o consumo de petróleo reduz também a necessidade de importar combustíveis, tirando a variação do dólar como fator.

A gasolina pode estar cara, mas isso não é motivo para cair em golpe de economizador de combustível:

Fotos: Shutterstock

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42 Comentários
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yuri 15 de novembro de 2021

A culpa é do ICMS, sim. A alíquota de ICMS total de combustível equipara-se a de perfumes, cerca de 60%

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Nilson Machado 9 de novembro de 2021

Conversa fiada essa aí de importar combustível, qual é mais difícil extrair o petróleo lá do fundo do mar ou refinar, tem que acabar com o imposto estadual

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JAILTON SANTOS DE OLIVEIRA 12 de novembro de 2021

Aí aumenta o federal pra repassar prós Estados kkkkk.

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Weferson Negrão de Sousa 8 de novembro de 2021

O preço está dessa forma por culpa dos brasileiros que são burros, quando vai fazer um protesto são os primeiros a fazerem filas nos postos de combustíveis com medo de ficar de a pé, por quê não para o Brasil durante uma semana sem abastecer, duvido não abaixarem o preço a população tem a força só não sabe usar.

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Eugenio 31 de outubro de 2021

Se, como é dito na reportagem o preço da nossa gasolina é atrelado ao dólar, pois o Brasil tem capacidade de extrair o petróleo bruto, mas não consegue refinar todo ele para se tornar gasolina. Por isso, o Brasil ainda precisa importar parte do combustível vendido no mercado interno.
Porque o Brasil não investe no aumento da sua capacidade de refinamento, simples assim

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Alessandro Suarez 3 de novembro de 2021

1º Nossas refinarias não foram concebidas para refinar o nosso petróleo bruto, por isso importamos o Brendt para misturar ao nosso óleo e assim tornar possível o refino. 2º A Petrobrás detém 90% de toda extração e refino, toda sua rede de escoamento e distribuição foram concebidos apenas para atender a empresa. Na teoria não há monopólio, mas na prática não existe como uma empresa entrar aqui e conseguir extrair e escoar tendo lucro.

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Mary Simonette 30 de outubro de 2021

80% da gasolina é produzida no Brasil, a Petrobras é nossa foi construida com o nosso sinheiro. Guedes paralizou a maioria das refinarias para privatiza-las, privatizou tambem a BR uma das maiores distribuidoras do mundo. Temer mudou o PPI para dolarizar o preço da gasolina e do diesel. Vocês estão rrclamando porquê? Vocês pediram isso votando em um palhaço que é manipulado pelas petroleiras estrangeiras em beneficio dos acionistas americanos que estão ganhando muito dinheiro com a dolarizacão do NOSSO petroleo. Ainda tem gente que não entendeu o GOLPE de 2016 nem mesmo a condenacão e prisão do melhor presidente do Brasil. Acorda povo a direita não está nem ai para o povo brasileiro, foram muitos dolares ganhos por politicos e ate mesmo militares e juizes para ferrar com o desenvolvimento do Brasil.

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Fabio 30 de outubro de 2021

Meu dólar era para estar 2,50 , esse governo Bolsonaro ruim demais.

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H o aga 30 de outubro de 2021

Isso é uma coisa simples preço subiu tem quem pague continua, isso pra qualquer produto, tudo isso é culpa do brasileiro que não tem dinheiro e fica dando jeitinho , então quanto mais se der mal melhor para um povo malandro , isso é bem feito, toma bem feito.

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Fabiano Fernandes 28 de outubro de 2021

Faltou falar no preço de pauta

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Jorge 27 de outubro de 2021

A verdade é que acompanha o preço mundial, a realidade é única, o ganho mensal de um brasileiro é que é pouco, a conta é simples.
O carro é cômodo mas mantê-lo é muito caro.
Carro é uma família, não adianta.

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Setem Brochovis 26 de outubro de 2021

Engraçado o povo só fala em Petrobras
E os usineiros porque estão aumentando o valor do etanol??? Fabricado 100% no Brasil não tem nada a ver com petróleo ou dólar.

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Não 22 de outubro de 2021

Eu achu uma covardia desses governadores, porque não baixá o (icms) pra nós tér uma gasolina más barata. Nós vamos ser marionetes do estado ate quendo 🤦‍♂️

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cristiano dimer 14 de outubro de 2021

e outra,se o alcool custa mais que gasolina, é só tirar ele do combustivel final, e usar gasolina pura, nao tem cabimento usar combustivel misturado de péssima qualidade e ainda pagar mais caro por isso, mas conforme nosso presidente, a culpa é dos governadores, que nao aumentaram 1% o percentual do icms, e a gasolina saiu de 3,50 para quase 7,00 reais, e tem alguns que vao dizer dizer, a culpa é do supremo. kkk

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cristiano dimer 14 de outubro de 2021

Se nós consumidores pagamos a gasolina a preço do mercado internacional, pra que serve a petrobras, é mais facil importar a gasolina, quebrar o monopolio da petrobras, e usar o lucro da extraçao de petroleo da petrobras para subsidiar o preço da gasolina que seria importada ao consumidor, pois afinal, se a petrobras é uma estatal, tem que ter alguma servia para o pais, mas isso jamais vai acontecer, ou vcs acham que os acionistas da petrobras nao molham o bolso de muita gente para manter seus lucros nas alturas

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paulo cesar da silva 5 de outubro de 2021

VAMOS SABER ESCOLHER UM GOVERNANTE QUE VAI CONTINUAR NA ORDOMIA, COM MOTORISTA E CARROS DE LUXO,..KKKK…BRASIL NAO TEM JEITO,,TODOS QUE ENTRAREM SO TEM UM INTERESE , CONTAS NAS ILHAS LA FORA!!

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JOSE EDUARDO CAPOVILLA 5 de outubro de 2021

Muito trololó para pouca comprovação.
Se adiciona álcool à gasolina, como este tem preço inferior àquela, a tendência á baixar o valor por volume.
Por que não partiu do preço cobrado na distribuidora e acrescenta passo a passo as porcentagens para ver onde chega?
E quanto ao ICMS, o pulo do gato é a base sobre a qual incide o percentual: não é sobre o valor EFETIVAMENTE praticado, mas por uma estimativa (sempre muito mais alta) do governo estadual.

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FOCA 5 de outubro de 2021

Como vender combustivel sem ICMS?? ninguem quer abrir mão de nda nem federal nem estadual tudo causado pela essa bela gestao q polarizou tudo e nos consumidores nos ferramos aqui mesmo ja esta havendo essa polarização,,,,, gente vamos cobrar, exigir valores justos! todos são culpados e principalmente nos q n sabemos escolher nossos governantes.

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marcos 3 de outubro de 2021

Matéria tendenciosa. As vezes canso do esquerdismos do velho.

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Marcos 3 de outubro de 2021

Matéria tendenciosa, como sempre imppostos faz elevar o custo da Gasolina, mas o ICMS de quase 28% não é o vilão . Me fala uma atitude desse B….. de governador em favor do povo. UOL/ Folha/ Esquerda/ Atraso

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Esfolado 3 de outubro de 2021

Pode-se até dar razão a todos, porém a função do estado é prover o melhor a população em tese.
Porém, em situação de crise, aliviar impostos é fundamental.
Arrecadar com impostos quase o mesmo valor que a Petrobrás arrecada indo buscar lá no fundo do poço o precioso líquido, transportar, refinar pagar impostos e vender, não é aceitável.
Alíquota de 27% é absurda, um confisco.
Nossos impostos nos afastam do consumo com o aumento de preço$, nossos encargos de mão de obra no achatam os valores de salário.
O abismo entre renda e consumo é enorme,
Não tem chance de este país dar certo!

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Teu c* 22 de outubro de 2021

Esfolado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Arregaçadokkkkkkkkkkkk

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Esfolado 23 de outubro de 2021

Políticos ruins gostam de gente acéfala, que aceita tudo que lhe é imposto goela abaixo. Estar entendendo o que se passa é fundamental para ter um mínimo de argumento racional. Quando não se tem, estás fadado a ser um fracassado.

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Rodrigo Carvalho Viana 3 de outubro de 2021

Independentemente do motivo dos constantes aumentos, o único prejudicado por tudo isso é o povo, que vê seu poder de compra sumir…

Aumentando os preços dos combustíveis, há reflexo em tudo!

Entretanto, não podemos ser inocentes e lembrar também que agora existe uma pressão para o caminho da eletrificação dos carros…

Diante DESSA pressão, começo a me perguntar:

1) O preço do carro elétrico é exorbitante
2) Brasil não possui infraestrutura
3) O carro elétrico até pode ser mais ecológico mas os meios de produção e descarte como um todo são MUITO mais agressivos ao meio-ambiente
4) Estamos vivendo uma crise de água devido à faltará de chuvas, impactando nas hidrelétricas
5) O preço da Energia Elétrica também não para de subir, alegam a tal crise e a necessidade de uso das termo-hidrelétricas que possuo custo de produção mais alto
6) Se hoje, já estamos vivendo essa crise elétrica, como ficará se aumentar o consumo de energia para recarga desses carros?

Conclusão: quem se ferra é o povo!

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bruno alves vasconcelos 3 de outubro de 2021

Petrobras já é privatizada na maior parte e deve aos acionistas seus lucros cada vez maiores e por isso a Petrobras tem por missão lucrar cada vez mais e não servir ao povo com gasolina barata!! E com a alta do dóllar aí que a gasolina está caríssima mesmo!!! Culpa do Governo com dólar altíssimo e crise economica e se acabar de privatizar daí que vai ficar mais cara a gasolina ainda sem regulação e intervenção do Estado pra controlar o preço da gasolina!!!

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Anderson Ribas 2 de outubro de 2021

Isso que e papo furado, o percentual e o mesmo mas o valor arrecadado mais que dobrou em menos de dois anos, ou seja, da sim para baixar o valor dos impostos e ainda sim arrecadar mais do que dois anos a tras. Estao querendo enganar o povo mais uma vez

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Carlos Silveira 2 de outubro de 2021

Esse professor do PT não entende que o imposto deve ser praticado a partir do preço inicial do produto e não em cima do preço final..isso é bi, tri.. tributação.
Acham que só tem idiotas aqui..
Porque nós EEUU..a gasolina ppura custa 4.00 reais o litro .

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Eronildo Delmondes 2 de outubro de 2021

Culpa dos políticos e principalmente do centrão : porque eles não diminuem o alto salário deles pra controlar tudo? O Brasil precisa de pessoas sérias para governar um país tão grande

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Richard 2 de outubro de 2021

Perguntar pra esse professor de araque, quando o dólar baixa por que a gasolina não baixa também? É uma pergunta que vale 1 milhão de dólares.

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Alderico Saraiva. 2 de outubro de 2021

Para baixar o preco do combustivel é so deixar de cobrar bitributacao de impostos, ou seja: todos os tributos devem ter como base de tributacao o valor original do custo do litro de combustivel cobrado na origem, nada de cobranca de qualquer imposto sobre imposto, dessa forma, o preco do litro chegariamaisbaixo ao consumidor final.

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Raimundo mourão sousa 2 de outubro de 2021

Não importa o que tá nos prejudicando, importa e que todos abraçarem a causa e procura um jeito de resolver , não e só ficar botando culpa em um e no outro ,nós brasileiros estamos estrecados e passando por dificuldades, nós e que tamos pagando o pato , pelo jeito que estou vendo vamos ter que ir embora do país , esse problema eu acho que e de políticos que ficam se confrontando.em vez de resolverem a situação.

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Inácio Augusto de Almeida 2 de outubro de 2021

A culpa é dos salários absurdos pagos pela Petrobras aos seus funcionários. E além do salário despropositado aind a PARTICIPAÇÃO NO LUCRO E RESULTADO. Quando so.a tudo o presidente da petrobdas ganha mai de 3 milhões de reais por ano. E ainda tem plano de saúde e diversos auxílios. Isto não acontece apenas na petrobras, mas em todas as outras estatais. Na CEF a coisa é de arrepiar cabelo de careca.
PRIVATIZÁÇÃO DE TODAS AS ESTATAIS. JÁ!

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Sergio Neves 2 de outubro de 2021

A vá! Tá querendo enganar quem? Se tirar o ICMS vai baixar sim, pode não ser o valor que esperamos, mas abaixa sim.

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Silva 6 de outubro de 2021

Meu caro para de ser ignorante, o imposto ICMS foi criado quando, esse ano? De 2019 não tinha ICMS, para de ser gado, acorda para realidade, deixa a política de lado e acorda para a vida.

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Gilmar Silvério 2 de outubro de 2021

No meu ponto de vista , os únicos que tem vantagens são políticos , aposentados do alto escalão entre outros …a população em geral já não aproveita dos benefícios desse imposto

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. 2 de outubro de 2021

Tem muitos donos de postos de gasolina, aumenta a gasolina, antes do aumento anunciado pela Petrobras,Em Cambuí,Sul de Minas,estava em R$ 6,29 o litro da gasolina, semana passada, já estava com outro preço de R$ 6,39,no dia primeiro de Outubro, o Preço do Litro da gasolina estar em R$ 6,44, eu coloquei R$ 80 reais no preço de 6,29, deu para colocar 12,720 litros de gasolina, antigamente, com R$ 80 reais,dava para colocar 30 litros,cada vez mais, o poder de comprar vem diminuindo a cada dia,depois desses assaltos de aumentos gasolina, eu li em uma reportagem, Minas Gerais,no ano passado, arrecadava R$ 6,2 bilhões de ICMS, de Janeiro a Agosto a receita com o imposto chegou a R$ 8,3 bilhões. É o melhor resultado, que foi disso na reportagem que eu li.

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Henrique 2 de outubro de 2021

Prezados, não foi observado o fator principal. Petróleo e derivados são comodites. São precipitados pelo mercado pra cima e pra baixo. O Deficit fiscal e a impressão de moeda (quantitative easing) no Brasil e no mundo gera inflação e aumento de TODAS as comodites como petroleo, minho, boi gordo, minério de ferro… Além desse fator externo o déficit fiscal brasileiro gera desvalorização do Real e perda de poder de compra. Ou seja, TODOS pagarao mais pelo combustível, carnes,… além de produtos manufaturados que dependam de comodites como carros, construção civil etc… Bem-vindo aos anos 80 novamente!

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Airplane 2 de outubro de 2021

O aumento da gasolina é decorrência do aumento do petróleo que nos chega através da Petrobrás e também do aumento do preço do álcool anidro misturado à gasolina ! Todos os demais componentes do custo da gasolina se baseiam nestes 2 componentes básicos: petróleo e álcool anidro.

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Franklin 2 de outubro de 2021

Claro que o icms tem culpa nesta história meu caro esquerdinha

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Ross 2 de outubro de 2021

Tocaram o berrante e o gado chegou kkkkk

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Airplane 2 de outubro de 2021

Culpa mesmo tem a Petrobrás, que é a responsável, na composição do preço da gasolina, pelos custos do petróleo e álcool anidro adquiridos por ela para produzir o combustível !

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Paulo 2 de outubro de 2021

Que especialista que é esse que nao fala da OPEP que diminuiu producao para elevar o preço do barril do petroleo ?? Esse sim é o principal fator do preço dos combustiveis. Aumentou no mundo todo, nao só combustivel como alimentos, commodities em geral !!

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