Etanol com aditivos? Isso está cheirando a pi-ca-re-ta-gem

" Acontece que de repente eu passo aí na porta de um posto e vejo: etanol aditivado. Etanol com aditivos? Mas, por quê?"

etanol aditivado capa portal
Por Boris Feldman
Publicado em 06/02/2019 às 17h00

Etanol com aditivos oferecido nos postos é picaretagem? Ele é melhor que o comum?

[TRANSCRIÇÃO]

A capacidade de pi-ca-re-ta-gem do brasileiro é grande! É incomensurável. Imaginem vocês que sempre existiu a gasolina comum e a aditivada. Por que aditivo na gasolina? Ele é importante? Sim,é importantíssimo. Se você abastecer com a comum, pode comprar um frasquinho de aditivada e colocar no tanque. Por quê?

Porque o teor de carbono da gasolina é muito elevado, mais de 80%. Esse carbono, quando entra junto com a gasolina pra dentro do motor, ele forma depósitos carboníferos. É um carvãozinho mesmo que fica ali e acaba ficando incandescente prejudicando a combustão, atrapalhando o funcionamento do motor. Para isso você põe aditivo. Ele é dispersante, detergente, ele evita essa formação de depósitos carboníferos.

Muito bem, e onde é que está a pi-ca-re-ta-gem? Porque agora nós temos há muitos anos desde o motor flex, gasolina ou etanol. Acontece que de repente eu passo aí na porta de um posto e vejo: etanol aditivado. Etanol com aditivos? Mas, por quê?

O teor de carbono do etanol é menos de um terço da gasolina. É quase impossível o etanol formar depósitos carboníferos dentro do motor. Então, etanol não precisa de aditivo pela sua própria composição química. Mas, tem posto oferecendo etanol aditivado. Pode?

etanol com aditivos
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio 20 de maio de 2019

Sabe de nada, inocentes

Avatar
Marlon 6 de fevereiro de 2019

Tem a função de servir como desculpa para o frentista colocá-lo no seu veículo (por incríveis 90 centavos a mais por litro), dizer que se enganou ou que entendeu errado… Picaretagem

Avatar
Walter Joao Chessa 6 de fevereiro de 2019

Não é bem como vc tá falando! Se colocam aditivo no etanol é porque algum benefício ocasiona! Seria bom que antes de vc “falar besteira” alarmando motoristas deveria ouvir o que as distribuidores tem a dizer.Aí sim! Agoara ficar falando que é PICARETAGEM??????? Primeiro obtenha informações!!!!

Avatar
Deixe um comentário