Exame toxicológico pode virar obrigatório para todos os motoristas

Novo projeto de lei sugere que o exame toxicológico seja regra para todas categorias da CNH, não apenas para as C, D e E - como ocorre atualmente

exame toxicológico passa ser obrigatório a cada dois anos
O exame toxicológico pode identificar o uso de drogas em uma janela de até 90 dias (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/06/2021 às 15h54

O exame toxicológico passou a ser obrigatório para a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E em 2015. Desde então, os motoristas passam pelo teste no momento da habilitação, na troca de categoria, nas renovações e a cada dois anos e meio. Agora, o Projeto de Lei (PL) 1965/2021, proposto pelo deputado Vicentinho (PT-SP), propõe que o exame toxicológico seja estendido para todos os condutores.

LEIA TAMBÉM:

No PL, as exigências de exames periódicos e para a renovação são mantidas. O deputado usa a segurança como justificativa para a mudança na legislação:

A proposição apresentada possui, dessa forma, o nobre propósito de tentar garantir que os brasileiros tenham mais segurança no seu cotidiano, com ganhos em sua qualidade de vida. Temos, pois, a convicção de que a mudança proposta é absolutamente razoável, viável e condizente com a realidade brasileira.

Como funciona o exame toxicológico?

De acordo com o texto da Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, o exame toxicológico serve para detectar o uso de substâncias psicoativas que causem dependência ou que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção. O exame realizado detecta o uso em uma janela de cerca de 90 dias anteriores a data da coleta.

mulher com documento em maos representando exame toxicologico em laboratorio
O exame toxicológico é feito com o cabelo do motorista e pode identificar diversas drogas e substâncias

O exame toxicológico é feito por meio da coleta de cabelo ou pelos do motorista. O material é analisado à procura das substancias. Segundo o Laboratório Toxicologia Pardini, o motorista não precisa fazer preparação para o exame.

O cabelo pode estar tingido, com gel, alisado ou com permanente que o resultado do exame não será alterado. É necessário apenas que ele esteja seco e tenha fios de pelo menos 3 cm de comprimento.

O exame toxicológico serve para identificar as seguintes substâncias:

  • Maconha e derivados;
  • Opiáceos;
  • Cocaína e derivados;
  • Anfetaminas;
  • Metanfetaminas;
  • Rebites;
  • Ecstasy; e
  • PCP.

Em caso do motorista tomar algum remédio que dê resultado positivo no exame, ele precisa apresentar a receita médica.

Boris Felman comentou as últimas alterações nas regras de trânsito, confira:

Fotos: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
101 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wanderaon 12 de agosto de 2023

Apenas pretexto para arrecadar, quando querem criar alguma cobrança e usam a palavra “segurança no trânsito”, pode ter certeza que segurança nunca é o objetivo, e sim arrecadaçao, pois mesmo quem faz esses exames toxicologicos, só precisa está “limpo” 3 mêses antes do exame, para não constar nada, daí a pessoa tem mais 2 anos para dirigir drogado e assim vai se repetindo.

Avatar
Carlos Alberto 23 de janeiro de 2023

É um absurdo total! O trabalhador já paga um valor alto para renovar o documento e ainda tem que pagar o exame. Não existe fiscalização para reprimir o uso de drogas nas estradas e esses políticos vagabundos roubando o povo é não fazendo nada para aliviar o bolso do trabalhador! Tenho de produzir prova contra mim mesmo? Eles que fiscalizem, vagabundos!!!

Avatar
Silvana 23 de dezembro de 2021

Os jovens são mais sucetíveis a experimentar as drogas, mas também são loucos pra dirigir. Agora eu quero ver o que vão escolher. A família agradece! Parabéns pelo projeto!! Porém os menos favorecidos devem conseguir os exames sem custo e o controle com o álcool deve ser maior. Muitos acidentes são ocasionados pelo álcool, isso também tem que mudar, devem ser mais rigorosos.

Avatar
RGC 4 de dezembro de 2023

O que exatamente são pessoas “menos favorecidas”? A partir do momento que o papai Estado quer exigir algo, deve fornecer os meios para obtenção pelo próprio serviço público! Pobre não tem carro, não há o que se falar em “menos favorecido”. Uma pessoa que mora sozinha e ganha X vive muito melhor do que uma que ganha o mesmo X e sustenta uma família por exemplo. Qual dos dois é menos favorecido? Você pelo jeito adora pagar um impoxtinho goxtoso. Concordo com a aplicação de exames através do SUS e somente desta forma! Já pagamos muito caro por toda essa ineficiência nos setores públicos!

Avatar
Silvana 23 de dezembro de 2021

Projeto maravilhoso! Semprei pensei assim e não entedia porque não se aplicava a todos. Muitos pais agradecem! Cortar o mal pela raiz é a saída!

Avatar
Celso Danilo dos Santos 29 de setembro de 2021

Tá certim direitos iguais porque uns tem que fazer toxicológico e outros não a lei e para todos quem tem medo pula fora

Avatar
José Bernardes 23 de agosto de 2021

Na lei do exame toxicológico fala que os motoristas que exerce atividade remunerada tem que fazer o exame, as categorias C,D e E tem que fazer o exame mesmo que não exerce atividade remunerada.

Gostaria de saber a opinião do senhor Boris, sobre os motoristas das categorias A e B que exerce atividade remunerada assim está escrito na CNH?

Depois que eu fiz o exame o Detran/MG falou que não se aplica na minha categoria mesmo estando marcando que exerce atividade remunerada.

O que o senhor acha desta lei, que nem os agentes do Detran estão sabendo o que é correto.

Avatar
Jose Aparecido de Almeida 2 de agosto de 2021

Afinal de contas o que esses canalhas querem mais!?Tornar a obtenção da CNH inviável?Não sou motorista profissional qual razão de ser obrigado a fazer esse exame?Deputado Vicentinho não tem mais o que fazer?

Avatar
Wanderley 12 de outubro de 2021

Concordo contigo, José! Esse deputado com essa desculpa esfarrapada de estar preocupado com a segurança do povo? Ahn, paaara. Só estará favorecendo essas “fabricas” de exames. Ainda mais que, independente de que vc esteja com a CNH em dia, à cada 2 anos e meio, vc terá que fazer o exame. Do contrário, estará sujeito à multa (aliás, altissima).

Avatar
ANDERSONRAMOM COELHO 10 de janeiro de 2022

Amigo dirige carro em.via e profissional porq ele também faz frete

Avatar
Cicera 1 de agosto de 2021

Bom diaa!!estou me sentindo muito mal’ por trab como condutora escolar q traNsporto o futuro do braSil passar por essa humilhaçao !!!! Quero q alguma autoridade me prove q ja passei por algum bafometro??? pra obrigar fazer um exame caro!! E tomar multa de milionario !!! Por uma coisa q nao faço tomar cachaça isso ee um absurdo !!!quem fez essa lei ::: peço encarecidamente que mude o codico penal nosso pais que assassinos , estupradores pegue 300anos prisao sem direitos a visitas e saidinhas por favor!!!! Te pesso obgda

Avatar
Paulo S Figueiredo 11 de julho de 2021

Um absurdo, tirar a CNH em nosso país é um absurdo de caro, renovar outro absurdo, criam regras apenas com intuito de empobrecer mais e mais as classes trabalhadoras, o volume de trabalhadores que saíram do emprego ou que foram demitidos e por isso tornaram-se motoristas de aplicativo tem por obrigação ter a categoria mais elevada c ou d e mais o toxicologico, dessa forma o GOVERNO rouba na cara larga o trabalhador, o cidadão já não suporta mais tanta arbritariedade, certamente existem outras formas de punir os usuários de drogas que também dirigem, mas obrigar a todos os motoristas a fazer o toxicológico é punir com multa pesada o cidadão lhe tirando direitos é no mínimo absurdo.

Avatar
Wanderley 12 de outubro de 2021

Concordo completamente contigo, Paulo.

Avatar
Adilson R guilherme 6 de julho de 2021

Pl totalmente sem fundamento criar dificuldades para vender facilidades
Fiz este exame e constatei que é um prato cheio pra suborno (quebra)
E sempre tem algum interesse maior por trás disso como aconteceu com kits primeiros socorros

Avatar
Diego 2 de julho de 2021

Pq não criam um pl pra obrigar a segurança pública a fazer os testes tbm, já que é pra dar mais segurança aos cidadãos que se torne obrigatório tbm a entrada e saída dos políticos, ou a hipocrisia impera?

Avatar
Agnaldo Moura 25 de junho de 2021

Isso não resolveria,a questão das drogas ao volante,pq a pessoa ficaria três meses sem usar droga,faz o exame e depois volta a usar

Avatar
silvana 23 de dezembro de 2021

Ajuda e muito! As chances de reduzir o uso são enormes!

Avatar
Janine Panatta 23 de junho de 2021

Só pra lembrar que quem não fuma , não cheira e não usa nenhuma droga vai ter que pagar igual cada dois anos e meio pra fazer um exame que poderia ser solicitado apenas nas blitz como no caso do álcool. E lembrando que a maior causa de acidentes no trânsito é causado pelo excesso de bebida alcoólica. Mas enfim todo mundo paga a conta

Avatar
Tiago Henrique de Mello Soares 29 de junho de 2021

É para enriquecer laboratórios.

Avatar
Gustavo Rodrigues dos Santos 17 de junho de 2021

Mais não vai acontecer isso pq o governo só quer tirar de trabalhador o Lázaro mato e estrupo e o governo deu saidinha pra ele agora quem sustenta o país eles quer exigir exames governo safado

Avatar
Fabio 8 de junho de 2021

Um absurdo o desserviço prestado por esses políticos, não conseguem fazer cumprir as leis existentes e ficam criando leis que apenas vão onerar as pessoas que cumprem as leis. Se o objetivo é a segurança, façam o exame gratuitamente pelo SUS. É apenas mais uma forma de ganhar dinheiro. Quem dirige sem habilitação, com documentos vencidos, com veículos adulterados e sob efeito de tóxico, vai continuar transitando, pois já anda irregularmente e não há fiscalização suficiente para inibir isso. Como sempre, o trabalhador que pague a conta.

Avatar
Wanderley 12 de outubro de 2021

Desserviço mesmo, Fabio!

Avatar
Deyvsson Silva 7 de junho de 2021

Esses políticos bandidos só querem ferrar os trabalhadores, não sou contra o exame mas teria que ser de graça já pagamos tanto impostos.

Avatar
Edson 6 de junho de 2021

Esse exame no meu ponto de vista se torna ineficaz, ele deveria ser feito do mesmo jeito que é feito o de embriaguez, que é feito de surpresa, jq vi casos onde o motorista paga um dinheiro por fora, e acaba conseguindo a habilitação.

Avatar
Mario Lucio De Paula 6 de junho de 2021

Poderia ser uma vez por ano. Desde que fosse de graça. Porém não passa de mais um imposto para nós cidadãos termos de pagar. O salário do brasileiro já é uma vergonha e esses políticos corruptos cada vez mais sobrecarregando a população com impostos.

Avatar
Francisco chagas Wellington Lopes 6 de junho de 2021

Absurdo só ladroagem

Avatar
Reinaldo 5 de junho de 2021

O que vai ter de médico enchendo os bolsos de dinheiro pra faldar o resultado

Avatar
FRANCISCO 5 de junho de 2021

O exame deveria ser completo e custar 440 reais

Avatar
Jefferson Santana 4 de junho de 2021

Absurdo, mais taxas e impostos, quem vai custear isso? Tinha que ser ideia de um ser do PT viu ??‍♂️

Avatar
Éder Edemar Grings 4 de junho de 2021

Concordo Plenamente. Não él Sóy aí Nós Profissionais. Precisando desse Exames. Quantoos e Quantoos Motorista aí Infratores. E Nunca Exigida a Lei Expecifica. Concordo. Extá Maixssss Que na Horas. Regulamentar isso aí a Todos.

Avatar
Paulo Sergio do NASCIMENTO 3 de junho de 2021

gostaria saber na minha CNH esta que venceu dia 09/03/2021 quanto tempo tenho que fazer outro sem ser multado .alguém poderia me ajudar com esta informação .

Avatar
Juliana 3 de junho de 2021

Parabéns pela iniciativa e preocupação no que diz respeito drogas e Direção. O que não concordo são com os valores absurdos que o povo brasileiro paga em cada medida adotada pelos governantes. O ideal é que fosse sem custo. Sou trabalhadora, e estou cansada de tantos impostos, e o pior, sem retorno efetivo a essa classe!!! Políticos façam seu trabalho e a Reforma tributária JÁ! Não em prol da minoria elitizada, burguesa e sim a favor da população de uma forma geral.

Avatar
Tiago 29 de junho de 2021

É somente para enriquecer laboratórios e médicos. Se fosse por questão de saúde seria de graça pelo SUS.

Avatar
Silvana 23 de dezembro de 2021

Esse projeto é uma benção! Agora quanto a população de baixa renda, o governo deve sim fornecer o exame.

Avatar
ADENILTON OLIVEIRA 3 de junho de 2021

Deveria se obrigatório para todos os trabalhadores, principalmente para policiais. Aí vai ter que escolher se usa droga ou garante o sustento da família pelo trabalho honesto. Garanto que o consumo de drogas cai. Tem que doer no bolso mesmo.

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Olha, não bebo e não fumo, e não concordo contigo amigo, sabe por que? O Drogometro só deveria e como deveria ser usado apenas nas Blitz… por que obrigar a todos a fazerem exames toxicológicos a cada 2 anos, é um plena idiotice… e alias é alimentar uma indústria inescrupulosa semelhante a indústria da multa!

Avatar
Francisco chagas Wellington Lopes 6 de junho de 2021

Só ladroagem

Avatar
Silvio Alexandre Portos 24 de junho de 2021

Só li verdades!
Pessoalmente eu odeio drogados, para mim o cara que foi pego com drogas e alegou “para uso” deveria ser obrigado ele mesmo a, a titulo de serviços comunitários, varrer 10 km de vias.
Mas, além de inútil, só serve para onerar o cidadão honesto.

Avatar
Silvana 23 de dezembro de 2021

Você tem filho? Esse projeto é um belo incentivo ao combate as drogas. Muitos pais desconfiam, mas não sabem como agir.

Avatar
Deiwid casotto 3 de junho de 2021

Saõ os piores os mas q usa drogas Sao esses carro pequeno …carreteiro usa rebite mas pelo menos trabalha …alguns desses motorista de carro pequeno vainp baladas usa bebidas alccolicad e drogas depois cai a culpa nos profissional .n digo que carreteiro pode usa tbm mas sim lei p todos …sem preconceito ao mesmo..

Avatar
Justiceiro 3 de junho de 2021

Isso é torturamento com o povo a gente trabalha duro para o sustento do dia dia vocês quer mais dinheiro o humilhado será exaltado e vocês castigado as pessoas que usa droga são responsáveis são apenas doentes que precisa de ajuda que o organismo precisa da droga e os que usa são os mais isturquido pelos seus patrões de trabalho e com o pouco que ganha

Avatar
Enderson 3 de junho de 2021

Mas uma maneira encontraram de roubar o povo brasileiro, parabens bando de ladrão safado…

Avatar
Francisco chagas Wellington Lopes 6 de junho de 2021

Culpa nossa que deixamos esses safados fazerem o que querem

Avatar
Maurício 2 de junho de 2021

Sera que esse modelo tem com motor 1.o

Avatar
Pedro k leite 2 de junho de 2021

Meus parabéns deputado vicentino até que em fim alguel que toma uma atitude de tamanha importancia para a população em geral dando mais segurança e direitos e deveres iguais a todos obrigado

Avatar
Djalma Barros 2 de junho de 2021

Creio que se essa lei for realmente aprovada, será uma revolução na nossa lei de trânsito, isso vai transformar e reeducar nosso trânsito!

Avatar
Diogo da costa Souza 2 de junho de 2021

E tudo pra rouba nós trabalhadores nós que que precisa da nossa carteira pra trabalhar tem que fazer fazer em dois ano e meio já pagamos mas de 500reais pra renova nossa habilitação agora tem que pagar esse valor mas 300 reais em dois anos e meio senhor presente ajuda nos tá difícil assim. A uma lei em cima de outra o povo tá condado de se roubado
Deputado e senadores eram pra barra esse lei pois desce jeito fica difícil

Avatar
JORGE HENRIQUE OLIVEIRA AMORIM DOS SANTOS 2 de junho de 2021

O álcool continua sendo o maior causador de acidentes

Avatar
K lucas 2 de junho de 2021

Já fiz o exame mesmo, to indo fuma um agora! fuii..

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Vai de pés então, pq tem blitz virando a esquina…

Avatar
FRANCISCO Josino Felipe Lima 2 de junho de 2021

Sou a favor mais esse exame dever se feito pelo sus.

Avatar
Leodecio Dias 2 de junho de 2021

Já q e para todos pq não fazem de graça ou seja será obg mais sem custo nenhum agora
poder pagar aí e mais um esquema

Avatar
Álvaro 2 de junho de 2021

Sou a favor,mas no momento da abordagem sem custo nenhum, isto é mais uma pra roubar nosso dinheiro ,sabem o valor de um exame e mais a taxa ?

Avatar
flavio 2 de junho de 2021

300 reais o valor do exame….

Avatar
Fabiano 2 de junho de 2021

Aí os maconheiros e os cheiradores piram kkkkkk

Avatar
Mateus 3 de junho de 2021

Melhor pra gente quase toda população brasileira é drogado vai todos parar de dirigir

Avatar
Fabiano 2 de junho de 2021

Quem não deve não teme!

Avatar
Dercy Cândido da Silva 2 de junho de 2021

Tem políticos levando grana dos laboratórios

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Eu também não bebo e não fumo, e suponho que tu também não… mas este jargão quem não deve não teme não se aplica neste contexto amigo… Sabe por que? Tu desejarias ter que pagar 300,00 ou mais a cada 2 anos ou quase isso, para fazer exames toxicológicos para renovar a carteira B? ou seria melhor colocar drogometros nas Blitz?( muito mais justo e lógico?) não seria mais justo com quem não usa psicotrópicos???

Avatar
Silvana 23 de dezembro de 2021

Perfeito! E a barreira ao vício que vai acontecer? Em especial com os mais jovens que são mais suscetíveis…

Avatar
Douglas 2 de junho de 2021

Papo furado de segurança pra puxar dinheiro do contribuinte. Isso pra qualquer categoria de habilitação é uma baboseira. De que adianta saber que o indivíduo usou droga nos últimos 180 dias a cada dois anos e meio? O importante é ter como identificar no ato, durante a direção. De resto é papo de puxar dinheiro. Pode saber que tem algum lobbysta da indústria envolvido. Sempre é assim.

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Falaste a verdade em resumo. Isso cheira mais a algum lobby com empresas de exames toxicológicos, assim como foi o lobby dos extintores de incêndio… lobby dos kits de primeiros socorros… lobby de empresas que fabricam faróis automotivos… andar com faróis acesos ao sol do meio dia de verão?… coisas esdrúxulas assim, só se encontra no pais do Bananal. E o povo aceita… fazer o que.

Avatar
Demetrius Martins 2 de junho de 2021

Muito fácil rouba o povo brasileiro é só muda

r algumas leis

Avatar
Luiz Henrique 2 de junho de 2021

Isso mesmo tem que ser feito o exame toxicológico em todos que possui habilitação.

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Andas de coletivo ouvindo Funk pelo visto…

Avatar
joelson santos 2 de junho de 2021

Muito bom , melhor se For feito pelo SUS

Avatar
JEFERSON TEXEIRA DA ROSA 2 de junho de 2021

Isso é a melhor coisa que vão fazer vai ter muita gente sem carteira principalmente políticos

Avatar
Sir.Alves 3 de junho de 2021

Políticos não perdem habilitação, se é que eles precisam tirar… alias, não tiram nada do bolso.. só enchem os mesmos, e alias ainda, é o sentido desse projeto de lei citada na matéria: encher pra valer os bolsos.

Avatar
Otacilio Gomes dos Santos Júnior 2 de junho de 2021

É é bacana sim desde quando não cobrem da população porque a gente já tem muito imposto para poder pagar

Avatar
Ronaldo de Castro Oliveira 2 de junho de 2021

Minha CNH venceu em fevereiro com prazo para março. Devido a covid só consegui fazer o exame toxicológico em 30/04/21 é até hoje 02/06/21 não ficou pronto.
Gostaria de saber se posso rodar com minha CNH vencida nesse caso, já que fiz todos os exames necessários é só estou aguardando o toxicológico .

Avatar
Márcia Aparecida Costa 2 de junho de 2021

Sim!! Devido a alta demanda os laboratórios conseguiram um prazo maior para a liberação do laudo

Avatar
Salomão G. Feitosa 2 de junho de 2021

Do ponto de vista teórico é um bom projeto, mas duvido que seja aprovado. Sabemos que existem vários interesses comerciais por trás desse ramo de negócio. Esse exame a exemplo do álcoolico deveria ser feito a qualquer momento do dia, durante abordagens em blitz, pois quem nao DEVE não TEME. Mas isso é irrelevante, quando vimos nas ruas gente completamente sem noção atrás de um volante. Principalmente os CONDUTORES de carros de passeio, que não sabem para que serve a faixa da esquerda, obrigando MOTORISTAS e condutores ultrapassar pela direita. MOTORISTAS são aqueles profissionais homens e mulheres que trabalham ao volante, transportando pessoas e cargas, aos quais a sociedade deveria ter mais respeito e exigir das autoridades e patrões melhores condições de trabalho.

Avatar
Anailton da s tavares 2 de junho de 2021

Eu acho ótimo porém tem uma coisa o custo deste exame deveria ficar para o SUS, será que o político brasileiro só pensa em tirar dinheiro da população pobre que só faz pagar imposto, não tem nada em troca,obs nós pagamos IPVA, estacionamento,pedágio, porque o político não tirar o IPVA, se eles tirassem 30 por cento da mordomia deles nosso país era outro ladroes

Avatar
Nelson Sousa da Silva 2 de junho de 2021

Até que emfim ! Demorou !

Avatar
Messias Diniz Filho 2 de junho de 2021

Concordo plenamente desde que seja não seja pago pelo contribuinte, o governo cria regras e nos pagamos, já pagamos taxas e impostos demais.?

Avatar
John Carlos Souza Silva 2 de junho de 2021

Mais uma vez o sistema lixo que não tem capacidade de vacinar nem sua população onde tudo e mais caro d mundo todo criam um novo jeito d entrar dentro d bolso d cidadão d bem então deveria proibir quem bebe também hipocrisia desse país t cada vez mais difícil ao menos s boa parte desse dinheiro fosse p hospital e remédios

Avatar
Felipe Silva dos Santos 2 de junho de 2021

Verdade

Avatar
Mário Oliveira 2 de junho de 2021

Bando de ladrão mas uma forma pra Roubar o povo, tem que servir também pros motoristas da polícia patente alta um Roubo o valor desse exame.

Avatar
Francisco Lopes 2 de junho de 2021

Concordo plenamente! Tem muitos condutores de veículos que dirigindo fazem uso dessas substâncias, colocando em risco a vida deles e a de terceiros!

Avatar
Hailton Leite 2 de junho de 2021

Isto não serve para nada, a não ser para tirar mais dinheiro do Cidadão.
Para que haja uma fiscalização eficaz, teria que ser um teste mais prático no dia a dia, através de Blitz nas ruas e rodovias da mesma forma que é feito o teste de alcoolemia.

Avatar
Valmir 2 de junho de 2021

Este Projeto deve ser aprovado urgentemente. Mas este exame deveria ser realizado não somente a cada dois anos e meio, e sim sempre que um cidadão se envolver em um acidente ou incidente de trânsito. Deveria também ser extendida à categoria “A”, já que a lei é para todos. Está categoria tbm deveria estar contemplada, pois encontramos “pilotos” fazendo manobras com motos que não poderiam estar sóbrios. O valor do exame no laboratório frichman está 140 reais, é menos que vinte litros de gasolina, e pode sim retirar das Ruas pessoas que não poderiam dirigir e nem pilotar veículos automotor.

Avatar
Ze Araújo 2 de junho de 2021

Deveriam ser exigindo exames toxicologico para todos nos políticos quando fosse tomar posse, e a todos os funcionários públicos uabeo fosse nomeados está cheio de zé droguinhas por ai tbm

Avatar
Ronaldo Carvalho 2 de junho de 2021

Pode não deve! Agora para adotar esse tipo de exame as leis vigentes no país tem que ser reformuladas. E adotar-se punições rígidas para clínicas e médicos que falsificar o resultado dos testes. E mesmo deve ser aplicado semestralmente.

Avatar
Francisco Carlos Gallo De Camargo 2 de junho de 2021

E além disso ainda deveria fazer um exame psicológico todo ano para saber se o motorista está em condições psicológicas para dirigir pois tem muitos motoristas que pensam que a cidades são pistas de corridas e além disso não respeitam as Legislações de Transito

Avatar
Felipe Scain 2 de junho de 2021

Agora sim realmente é necessário isto por que não é apenas motoristas profissionais que fazem uso de drogas e também não são eles os profissionais culpados sempre por acidentes de trânsito não adianta o profissional estar limpo e os outros andarem drogados pelas vias parabéns lei e para todos sou motorista profissional e este era meu sonho vai cair a máscara de muitos parabéns

Avatar
José Luiz Coutinho 2 de junho de 2021

Só não entendo porque o exame não é feito pelo SUS e só um ou dois laboratório realizam em todo Brasil.

Avatar
Marcos Iossi 2 de junho de 2021

O problema não é fazer o exame, o problema é pagar o que se cobra por ele, fica 3 X mais caro que o valor da renovação da CNH a cada 5 anos.

Avatar
Paulo Cesar Freitas 2 de junho de 2021

Chega de roubar o povo exigindo exames que podem ser fraldados.Varias familias de políticos vivem através de multas e exames.

Avatar
PAULO S COSTA 2 de junho de 2021

LEI TEM QUE SER PARA TODOS, FOI UMA HIPOCRISIA DETERMINAR EXAME TOXICOLÓGICO SÓ PARA PROFISSIONAAIS,DAVA O ENTENDER QUE A ALTA SOCIEDADE PODERIA COMETER AS INFRAÇÕES, PARABÉNS PELA EXTENSÃO DO PROJETO

Avatar
Nilton De barros 2 de junho de 2021

Mais um jeito de roubar o Brasileiro, a única coisa que sai do congresso e só ferro no povo,bando de lixo.

Avatar
Tiago 2 de junho de 2021

Agora vc vê, querem liberar o uso de drogas e ao mesmo tempo querem lei para exames toxicológico. O país de hipocrisia é esse.

Avatar
Leonardo 2 de junho de 2021

Excelente projeto.
Agora para realização do exame toxicológico, deveria ser cobrado apenas uma taxa de no máximo 50 reais ou até mesmo ser oferecido pelo SUS.

Avatar
João 2 de junho de 2021

O exame deveria ser grátis isso só vai enriquecer os donos de laboratório.que cobra até 300 reais pelo exame, roubo.

Avatar
Eloir 2 de junho de 2021

Verdade tudo que pinta de novo pinta no rabo do povo

Avatar
Eloir 2 de junho de 2021

Somente para encher os bolsos de laboratórios que cobram valores altos, já estamos cheios de impostos teria que ser de graca

Avatar
maycon Alves 1 de junho de 2021

O blz estava demorando isto mesmo tem que ser para todos

Avatar
Lucas 1 de junho de 2021

Bando de ladrão…. ladrões máfia….

Avatar
Gustavo Rodrigues dos Santos 1 de junho de 2021

Espero que os policiais pessoas de patamar alto faça também não só a gente de classe baixa que precisa da CNH mesmo as vezes não e um exame que vai mudar as pessoas tem que ser mais respeita nós trânsito um com o outro…

Avatar
Sebastiao teixeira da cruz 1 de junho de 2021

Que maravilha agora sim se a lei seca é pra todos porque mao o tocicologico

Avatar
Gustavo Rodrigues dos Santos 1 de junho de 2021

Espero que as autoridades também faça por só as pessoas de patamar baixo fazer não resolve nada. E outra não e um exame que faz mudar uma direção oq faz mudar e o respeito de um condutor com o outro isso sim muda

Avatar
Adriano Santana 13 de junho de 2021

Sou afafor de todas as categorias sim fazer o exame toxicológico

Avatar
Deixe um comentário