[Vídeo] Na fila de vacinação drive-thru, fico desligando o motor ou deixo-o ligado?

"A pergunta é: "eu estou no meu carro, ando um pouquinho, paro, ando mais um pouquinho, paro; eu ligo e desligo ou deixo o motor funcionando?"

vacinacao drive-thru na universidade estadual do rio de janeiro uerj foto tania rego agencia brasil
Como o motorista deve agir na fila do drive thru? (foto: Tânia Rego | Agência Brasil)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/04/2021 às 15h10

A verdade é que essas filas de drive-thru sempre existiram, não é? Para a farmácia, para comprar lanches e outras coisas. Mas, agora, com a vacinação contra Covid, o drive-thru virou ponto importante para as pessoas se vacinarem sem sair do carro. Mas formaram-se também longas filas…

Eu mesmo já vi filas longas, o pessoal esperando para ser vacinado, e a pergunta é: “eu estou no meu carro, ando um pouquinho, paro, ando mais um pouquinho, paro; eu ligo e desligo ou deixo o motor funcionando?” Assista ao vídeo!

Na verdade, já existe o sistema eletrônico, automático, o start stop. Ele percebe que o carro parou e desliga o motor. Você vai sair, ele liga de novo; tudo automático. Por que isso? Porque você está economizando combustível e está reduzindo as emissões também, não é?

VEJA TAMBÉM:

Bom, então a pessoa pode pensar: “se o drive-thru me exige ligar e desligar,  mas isso é feito também automaticamente, por que eu não posso fazer manualmente no meu carro?” Pode, ninguém te impede de desligar e ligar a chave.

Só que, não se esqueça, sua bateria não foi  projetada para funcionar 20, 30 vezes por dia. A engenharia das fábricas projeta seis ciclos, em média, por dia. E numa fila dessas, você vai  acionar 30 vezes.

Como agir no drive-thru?

Então, o critério é o seguinte:  se você vir que a fila está andando devagarzinho, para um pouquinho e anda, deixe o motor ligado; um minuto, minuto e meio. Se você percebe, que vai ficar parado três, quatro, cinco minutos, pode desligar.

Porque aí, vale a pena pelo que você está poupando de combustível e de emissões, sem  forçar exageradamente a bateria, o alternador e o motor de arranque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Giancarlo Luggeri 5 de abril de 2021

Fica ai no liga e desliga, depois vc vai ver a facada pra trocar a bateria ou o motor de arranque, e depois a cada ligada o motor consome mais doque se deixasse ligado, se deixar ligado, a refrigeraçao vai funcionar e em marcha lenta o consumo de combustive e minimo, vc nao judia da bateria nem do arranque. Sai muito mais barato.

Avatar
Renato António Luiz 5 de abril de 2021

Deve deixar o motor ligado, ou liga e desliga, força motor de arranque e desgaste na bateria.

Avatar
Alexandre Gomes Nunes 4 de abril de 2021

Gostei, não sabia que a engenharia das montadoras em média projeta o carro para ligar 6 vezes por dia.

Avatar
joe luis pinheiro da silva 4 de abril de 2021

Não explicou absolutamente nada. Acho que quem respondeu a esse questionamento, não tem carro! Para responder, pesquisou errado !

Avatar
Eustaquio José Martins 5 de abril de 2021

Pra vc só desenhando então.

Avatar
Mateus 5 de abril de 2021

É que ele é meio burrinho kkkkk

Avatar
Luiz Cerutti 4 de abril de 2021

Excelente explicação, parabéns. Foi muito útil. Obrigado.

Avatar
Deixe um comentário