Fiscalização nas estradas será mais intensa no carnaval

Operação especial da PRF começa nesta sexta-feira (01) e chega ao fim na quarta-feira (06); serão mais de 1.533 bafômetros espalhados pelo Brasil

fiscalizacao prf estradas guarda multa
Por AutoPapo
Publicado em 01/03/2019 às 08h36

No carnaval 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará a fiscalização nas estradas brasileiras, sobretudo em pontos estratégicos. No Rio de Janeiro, a Força Nacional também vai apoiar a Operação Carnaval, que tem como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito.

A operação terá início nesta sexta-feira, 01 de março e término às 23h59 do dia 06 de março (quarta-feira). Todos os Estados brasileiros receberão medidas extraordinárias. Nas regionais dos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia, que responderam por 40,66% do total de acidentes graves no carnaval do último ano, a fiscalização nas estradas será ainda mais intensa.

Os acidentes de trânsito são comuns no carnaval, de acordo com a PRF, em parte pelo aumento considerável no número de veículos transitando pelas estradas, mas também – e principalmente – pelo lamentável hábito que boa parte de nossos motoristas ainda conserva: dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

A estratégia da polícia é diminuir o fluxo dos veículos de carga e oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

No carnaval 2019, a PRF mobilizará todo seu efetivo para atuar tanto na atividade operacional quanto administrativa em toda a malha viária federal do Brasil, mais de 70 mil quilômetros de estradas. Serão usados 1.533 etilômetros (bafômetros), mais de 600 motociclistas e mais de 2.000 viaturas, além diversos aparelhos de radar portátil.

Com a Operação Carnaval, da PRF, fiscalização nas estradas será bem mais intensa. Mais de 1.500 bafômetros e 2.000 viaturas serão utilizadas.
Fiscalização nas estradas será reforçada pela PRF no carnaval 2019

Serão realizadas ações de Educação para o Trânsito com foco na conscientização dos riscos do excesso de velocidade, da alcoolemia ao volante, das ultrapassagens proibidas, da gravidade dos acidentes envolvendo motocicletas ou ciclomotores, além da importância do uso do cinto de segurança e dispositivos de segurança para crianças (cadeirinha) e da importância da conservação do veículo.

Carnaval 2018

A PRF registrou 1.495 acidentes de trânsito durante o carnaval 2018, sendo 290 acidentes graves e 103 vítimas mortas. A fiscalização nas estradas brasileiras incluiu a abordagem de 185.612 pessoas em 176.486 veículos; 55.470 testes de etilômetro, que resultaram em 1.610 pessoas multadas e 172 presas; 10.434 registros de ultrapassagens indevidas e 4.517 autuações pela falta do cinto de segurança; 740 pessoas presas por diversos crimes, e a retirada de circulação mais de 1,1 tonelada de maconha e quase 90 quilos de cocaína.

Foto PRF | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário