Fuja da mesmice! Conheça 5 carros nacionais com interiores coloridos

Por muitos anos o brasileiro só queria carros com interior preto ou cinza, agora o mercado está se abrindo para opções mais coloridas

propaganda dodge magnum
De 1969 a 1981 o Dodge Dart e seus derivados sempre ofereceram alguma opção de interior colorida (Foto: Dodge | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/09/2021 às 18h05

A nova geração do Hyundai Creta chegou trazendo polêmica em sua aparência externa. Mas por dentro, ele vem sendo elogiado pela evolução em desenho e tecnologia. Uma das novidades desse interior é o acabamento  marrom com detalhes em bege, que se estende até o painel e o volante.

Interiores marrom e bege não são raridade nos carros nacionais, o Toyota Corolla SE-G de 2009, o Chevrolet Cruze atual e o Fiat Linea são alguns dos carros nacionais recentes que utilizam algum desses tons no interior. Mas sempre com a porção superior do painel e o volante em preto ou cinza como o resto da linha.

VEJA TAMBÉM:

O gosto do brasileiro com as cores dos carros sempre foi meio conservador, com uma predominância de interiores pretos. Um dos motivos da predileção dos interiores escuros é esconder melhor a sujeira. Mas de tempos em tempos algum fabricante ousa com algum interior colorido, confira alguns que destacaram:

Dodge Dart

A linha de carros de passeio da Dodge no Brasil era limitada a dois modelos: o 1800/Polara e o Dart e seus derivados. Para compensar, o fabricante oferecia uma grande variedade de modelos, cores e acabamentos.

O Dart estreou no Brasil em 1969 oferecendo interior preto, azul escuro ou verde. O Dart SE veio mais tarde no cupê como modelo de entrada, oferecendo pinturas em tons fortes e propaganda jovial junto do preço baixo. Os bancos tinham forração xadrez preto e branco, que a partir 1974 usava a cor da carroceria no lugar do branco.

No modelo de luxo Grand Sedan e Grand Coupe existia a opção de interior bege, combinando com o teto de vinil. O esportivo Charger oferecia apenas interior preto e ganhou a opção do bege ou vinho na linha 1977.

Na última reestilização do Dart, vieram também as últimas novidades em cores de interior. As opções passaram a ser o preto, o bege ou o azul. Os modelos mais caros Charger, Magnum e Le Baron utilizavam forração em veludo.

Chevrolet Opala e Monza

O Opala foi lançado um ano antes do Dart e chegou oferecendo cindo opções de cores para o interior: preto, azul claro, vermelho, verde e bege. A variedade durou pouco, na linha 1970 a única opção era o preto.

Durante os anos 70 a Chevrolet ofertou algumas opções variadas no interior do Opala, como os bancos xadrez vermelho do modelo Especial, o cinza brilhante usado em 1974 e o marrom. Mas o destaque fica para o vermelho “chateau” introduzido na linha 1978.

O interior “chateau” era disponível em todos os modelos do Opala e também em todas opções de carroceria. Essa opção foi removida coma a reestilização do Opala em 1980, mas retornou em 1988 no Opala e também no Monza.

A preferência do brasileiro pelos interiores pretos já estava consolidada em 88, fazendo desses Opala e Monza com interior vermelho bastante raros atualmente.

Citroen Berlingo

No final dos anos 1990 apareceu no mercado Europeu uma categoria nova de furgões derivados de carros de passeio, conhecidas como multivans. O carro que inaugurou esse segmento foi o Citroen Berlingo, em 1996.

Os franceses foram criativos na versão de passageiros e colocaram um teto solar panorâmico de lona e interior colorido no carro. Em 1998 O Berlingo começou a ser feito na Argentina e vendido no Brasil. O interior colorido foi trazido sem mudanças.

O furgãozinho podia vir com interior vermelho, verde ou azul. Combinando a forração com o carpete, cintos de segurança e detalhes no painel. A proposta dos franceses não mudou o gosto conservador do brasileiro.

Os consumidores instalavam capas nos assentos ou levavam o carro para tapeceiros trocar o acabamento por tons mais sóbrios. Derrotada, a Citroen parou de oferecer o Berlingo no Brasil em 2007, dando lugar ao clone Peugeot Partner. O modelo voltou como furgão apenas nos anos 2018 e 2019.

Fiat Siena Sublime

A Fiat sempre ofereceu diversidade em sua linha no Brasil. E vários carros da marca poderiam entrar na lista, como o Marea e seu interior em veludo azul, o Uno 1.5R com os cintos de segurança vermelhos ou o Linea com o acabamento em bege claro.

Mas o carro que mais se destaca é o Grand Siena Sublime, com o interior combinando marrom com branco. A minivan Idea e o sedã Linea também receberam essa edição especial, porém focando mais no marrom por dentro.

O Grand Siena Sublime era baseado no modelo topo de linha Essence 1.6, podendo ser equipado com cambio manual ou automatizado. O sedã compacto vinha completo e era oferecido na cor exclusiva da série Branco Kalahari ou o Preto Vulcano.

Assim como no novo Hyudai Creta, o acabamento marrom se estende ao topo do painel e ao volante. A car preta só aparece em botões e em detalhes menores como os cintos de segurança e os porta-copos.

Chevrolet Onix Activ

chevrolet onix activ 62
O interior laranja do Onix Activ combinava com o tom de pintura exclusivo do modelo (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A Chevrolet deu uma roupa aventureira ao seu compacto Onix depois do primeiro face-lift, em 2016 como linha 2017. Por fora essa versão, batizada como Activ, seguia a cartilha das versões aventureiras, com apliques de plástico e uma opção de cor chamativa — laranja Burning.

O que não segue a cartilha é o interior, no mesmo tom de laranja. Os detalhes coloridos estavam presentes nos bancos, portas e no painel. Os detalhes laranja vinham em todos Onix Activ, independente da caro.

Na linha 2019 o gosto conservador do brasileiro venceu mais uma vez. A versão aventureira perdeu o interior laranja em todas cores, exceto quando equipado com a pintura laranja Burning.

Depois dessa versão aventureira do Onix a Chevrolet ofereceu interior com bancos e detalhes em azul escuro no Tracker e opção de bancos marrom para o Cruze e a S10.

O Boris mostra um Dodge Dart nacional 100% original, mas com o interior preto:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto Henry Ebelt 18 de agosto de 2022

Em 1989 comprei um Santana GLS zero com interior NÃO PRETO e até hoje continuo com ele. Como não tenho funerária não vejo razão para comprar carros com interior funéreo.

Avatar
Renato 25 de setembro de 2021

Se é para sair da mesmice com cor em carros novos e antigos ainda tem muitas outras opções. Eu tive Versailles Ghia e Verona GLX com interior azul, os tons ainda que cinza variavam de tonalidade, escuro e claro, , a GM também lançou o monza com interior azul, e o Classic SE com esse bordo era lindo, sem contar o interior claro dos atuais, como o gelo da audi e o caramelo da BMW. Os mais lindos. Hoje estou de Pajero Full com interior cinza e madeira. Para quem gosta de dirigir o interior tem que ser prazeroso também.

Avatar
alecs 13 de setembro de 2021

Ah…….Saudades dos Dodges V-8 luxuosos ,quem andou em um não esquece… Era Automóvel não um simples carro…

Avatar
Rossano Huf 12 de setembro de 2021

Meu pai foi concessionário Chrysler de 1973 a 1979. A Chrysler tinha muitas opções de cor de interior. Lembro de termos vendido um Dodge 1800 branco com interior bordô. Depois de 1979 nos tornamos concessionários Ford. Alguns modelos da Ford ofereciam interior marrom como opção. Minha mãe teve um Verona LX 1.6 1990 vermelho sólido com estofamento marrom.O Verona GLX 1.8 tinha essa opção de interior também (geralmente com a cor Vermelho Perolizada).

Avatar
Deixe um comentário