Funcionamento do Detran: como ficam os serviços – de cada estado – em agosto?

No geral, atendimentos presenciais têm acontecido mediante agendamento; grande parte das demandas dos motoristas podem ser resolvidas pela internet

Por Laurie Andrade 27/07/20 às 17h14

Desde março a pandemia do novo coronavírus afeta o Brasil. Com a necessidade do isolamento social, serviços foram interrompidos e prazos estabelecidos por lei, adiados. Confira o funcionamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado a partir de agosto, quinto mês após o início da interrupção dos atendimentos presenciais.

LEIA MAIS

Detran Acre

Os postos de atendimento do Detran AC no interior, as chamadas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), começaram a atender a população presencialmente com agendamento prévio pelo site do órgão.

O Detran está seguindo todas as medidas de segurança para a saúde dos cidadãos e funcionários.

Os residentes dos municípios que desejam realizar os serviços de transferência de propriedade, segunda via do Certificado de Registro de Veículos (CRV), entrega de CNH, vistoria veicular e retirada de veículos, já pode agendar o atendimento pelo site www.detran.ac.gov.br.

Ao acessar o endereço eletrônico, bastar clicar na aba Atendimento e depois Agendamento de atendimento, preencher a solicitação com os dados pessoais e selecionar a opção de serviço e horário desejado.

Quem deseja solicitar a segunda via do CRV ou transferir veículos para outro proprietário, deve realizar a vistoria veicular. Desta forma é necessário agendar o serviço desejado e a vistoria.

Os serviços são ofertados somente às terças e quintas, de 7h às 13h, com intervalo de 10 minutos entre os atendimentos, totalizando 36 vagas por dia. O cidadão deve levar documento de identificação e comprovante de agendamento impresso.

Atendimento suspenso

Até o dia 10 de agosto, em virtude de um servidor ter testado positivo para Covid-19, o atendimento na 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (2ª Ciretran), em Tarauacá, ficará suspenso. Durante a paralisação dos serviços, a unidade será desinfectada e os agendamentos previstos serão atendidos na reabertura da unidade.

A 2ª Ciretran fica localizada na Rua João Paiva, 339, bairro Centro, Tarauacá.

Detran Alagoas

O Detran AL informou que os exames teóricos para candidatos à 1ª habilitação voltaram a ser realizados na capital e em Santana do Ipanema. O agendamento já está disponível no site do órgão.

Além desse serviço, a autarquia realizou, de 20 a 24 de julho, a entrega do Certificado de Registro do Veículo (CRV) para os usuários que realizaram procedimentos como 1º emplacamento, transferência de propriedade/UF, alteração de característica/dados do veículo ou a 2ª via de CRV antes da pandemia, e não conseguiram pegar o documento.

Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram devolvidas pelos Correios também foram entregues durante o período.

A autorização para a entrega de documentos foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado. O atendimento irá ocorrer na capital, no SAC Miramar, SAC Maceió Shopping e Detran Sede, e em todas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.

Para buscar o seu documento no órgão, o usuário deve realizar o agendamento no site, com o dia, horário e local.

Nos casos de CNH, é necessário que, antes do agendamento, o condutor verifique se o documento foi realmente devolvido ao Detran.

Basta acessar o site, ir em consulta de CNH, e lá ele encontra o código de rastreamento dos Correios e pode conferir o local onde sua habilitação está. Caso não consiga fazer o rastreio, pode entrar em contato com o Call Center por meio dos números 0800 082 0154 ou (82) 3315-1533.

Já aqueles que desejam buscar o CRV, conhecido como recibo de compra e venda, devem fazer o agendamento para o local em que o processo foi iniciado, ou seja, se o usuário deu início a algum serviço que envolve a emissão e entrega do CRV na sede do Detran, em Maceió, é para lá que ele deve agendar.

O mesmo critério serve para os outros postos de atendimento disponíveis. Nos dois casos, entrega de CNH ou CRV, é necessário levar um documento pessoal com foto.

Exames Teóricos

O agendamento para os exames teóricos já está disponível também no site, na aba “Serviços”, “Habilitação”, “Agendamento” e “Exames”. Para cumprir as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus, a autarquia reduziu em 50% o número de vagas disponibilizadas normalmente.

No momento, os exames irão ocorrer apenas em Maceió e em Santana do Ipanema. Na capital, o horário das provas será das 8h às 17h, no Maceió Shopping e no Shopping Miramar, e na 4ª Ciretran em Santana do Ipanema, 8h às 13h.

Detran Amapá

O Detran AP passa a contar com o agendamento para liberação de veículos por mensagem no WhatsApp – por meio do número (96) 98405-0993.

Para esclarecer dúvidas sobre o atendimento, entre em contato com o Detran pelo número (96) 98409-9546.

Detran Amazonas

O Detran AM agora é digital. Para acompanhar informações de veículos, CNH, consulta de débitos, impressão boletos e outros serviços, é preciso fazer um cadastro.

Detran Bahia

Com a reabertura gradual dos shoppings em Salvador, a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran BA), no SAC Shopping da Bahia, retoma as atividades com a oferta parcial de serviços, exclusivamente por agendamento prévio no portal ou aplicativo SAC Digital.

O Detran BA volta a atender também nas lojas do SAC dos shoppings Barra, Salvador, Paralela, Bela Vista, Liberdade e Periperi. A Central e as outras unidades vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Aos sábados, o atendimento será das 12h às 16h.

Para realizar qualquer procedimento, a pessoa deve agendar a data e o horário.

O departamento já tinha retomado os trabalhos nos postos SAC de Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima e Pernambués, com funcionamento das 7h às 17h, de segunda a sexta, e das 8h às 17h, aos sábados, também por agendamento.

No interior

A retomada dos serviços do Detran BA no interior alcançou a marca de 191 unidades regionais (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados) reabertas, o que representa 98,9% do total. Elas também oferecem atendimento somente por hora marcada no portal ( www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital.

Os procedimentos de habilitação e veículos liberados nas unidades, com os respectivos municípios onde elas funcionam, estão disponíveis na plataforma.

Detran Ceará

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran CE) iniciou a retomada gradual do seu atendimento presencial em Fortaleza em junho, seguindo às recomendações do Decreto Estadual nº33.608 e as orientações das autoridades sanitárias do Estado.

Na primeira fase, o atendimento presencial ao cidadão se dará em quatro postos de atendimento localizados em Fortaleza nos shoppings Rio Mar Papicu, Iguatemi e também nos bairros de Messejana e São Gerardo, cobrindo pontos de elevada densidade populacional e fácil acesso.

O serviço ofertado será, neste primeiro momento, a renovação simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um dos mais procurados pelos usuários durante o período de isolamento social e será realizado somente mediante agendamento prévio no site do Detran-CE.

Ao acessar o site para efetuar o agendamento, o usuário poderá escolher a clínica credenciada para realização do seu exame médico e, posteriormente, dirigir-se ao posto do Detran-CE para coleta da foto e biometria, finalizando o processo.

Em até 10 dias úteis, a nova CNH é encaminhada para a residência do condutor no endereço por ele informado.

Detran Distrito Federal

O Detran DF lançou uma cartilha para explicar a retomada do atendimento ao público. Confira o documento.

Detran Espírito Santo

O Detran ES retomou os exames práticos de trânsito nos municípios:

  1. Vitória;
  2. Cariacica;
  3. Serra;
  4. Vila Velha;
  5. Guarapari;
  6. Santa Teresa;
  7. Venda Nova do Imigrante;
  8. Guaçuí;
  9. Cachoeiro de Itapemirim;
  10. Colatina;
  11. Nova Venécia;
  12. Linhares; e
  13. São Mateus.

Não serão agendadas bancas especiais e aquelas que tenham a necessidade de auxílio de interprete de libras. O Detran|ES ressalta que a disponibilidade de provas em outros municípios do Estado será realizada de forma gradativa.

A realização das provas práticas leva em consideração a demanda de candidatos naquele local, bem como a disponibilidade de profissionais para atendimento em cada município.

O Órgão esclarece que, desde o retorno das atividades, os candidatos de municípios onde não estão sendo realizadas as provas práticas têm a opção de realizar a prova nos municípios mais próximos, se o Centro de Formação de Condutores (CFC) tiver disponibilidade para o deslocamento.

O Detran ES destaca, ainda, que a disponibilidade das atividades de formação, por parte do CFC credenciado, não é obrigatória e aqueles que optarem em permanecer sem o oferecimento destas atividades devem informar previamente a Coordenação de CFC’s.

Detran Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás retomou o atendimento presencial na sede e unidades Vapt Vupts mediante agendamento. A lista de serviços ofertados com horário marcado é restrita e está disponível nos sites detran.go.gov.br e vaptvupt.go.gov.br.

O atendimento físico estava suspenso desde 30 de junho em cumprimento ao Decreto Estadual 9.653/20, que instituiu o fechamento intermitente como parte das medidas de enfrentamento à Covid-19.

Além da sede, Vapt Vupt e Circunscrição Regional de Trânsito de Aparecida de Goiânia, as Ciretrans de Anápolis, Águas Lindas, Itumbiara, Morrinhos e Piracanjuba também passam a atender exclusivamente com horário agendado.

As demais unidades continuam o atendimento presencial por ordem de chegada para serviços que não estão disponíveis nos canais virtuais – site e aplicativo Detran GO ON.

Para ter acesso ao atendimento presencial, o usuário não poderá estar acompanhado e terá de portar o comprovante de agendamento. Além disso, tem cumprido as recomendações das autoridades sanitárias. Exige o uso de máscaras, afere a temperatura de funcionários e do público, providenciou pias em locais estratégicos para estimular as pessoas a lavarem as mãos com maior frequência e disponibiliza o álcool em gel.

Mesmo com atendimento presencial suspenso, os usuários podem realizar dezenas de serviços pelos canais digitais. O site e o aplicativo oferecem opções como comunicado de venda, transferência de pontuação, recurso de multas de competência da autarquia, licenciamento, segunda via de CNH e outras.

As dúvidas sobre atendimento e serviços podem ser sandas por meio do telefone 154.

Provas para obtenção de CNH

A autarquia voltou a aplicar provas práticas e teóricas aos candidatos à habilitação. As bancas examinadoras do Detran-GO foram retomadas em 39 municípios, seguindo as recomendações de prevenção à disseminação pelo novo coronavírus.

Para evitar aglomerações, o exame de legislação de trânsito contará com 100 vagas disponíveis por banca. A prova prática para categoria “B” (carro) atenderá 98 pessoas.

O exame para CNH “A” (motocicleta) receberá 70 aspirantes por banca. Além disso, candidatos e examinadores deverão usar máscara, e os veículos serão higienizados entre uma prova e outra e o atendimento será realizado de maneira individualizada, restringindo, a presença de acompanhantes.

Detran Maranhão

O Detran MA informa que os prazos para os recursos de penalidade, identificação do condutor infrator e defesa de autuação interrompidos. Para agendar os demais serviços, acesse a página do departamento.

Detran Mato Grosso

O atendimento ao público do Detran MT foi retomado, por agendamento, nas unidades dos seguintes municípios:

  • Chapada dos Guimarães;
  • Arenápolis;
  • Nortelândia;
  • São Félix do Araguaia;
  • Juara;
  • Juína;
  • Pontes e Lacerda;
  • Canarana;
  • Porto dos Gaúchos;
  • Colíder;
  • São José do Rio Claro;
  • Santo Antônio do Leverger;
  • Jauru;
  • Nova Mutum;
  • Guarantã do Norte;
  • Vila Rica;
  • Rio;
  • Branco;
  • Campo Novo do Parecis;
  • Campo Verde;
  • Nobres;
  • Tapurah;
  • e Brasnorte.

O cidadão será atendido somente por agendamento, para evitar aglomeração. Para isso, deve acessar o site do Detran MT e clicar na mensagem de tela (pop-up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher qual das 22 unidades deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

Os 22 municípios que irão retomar o atendimento ao público foram classificados com risco moderado e baixo de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 137 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado na última quinta-feira (23.07), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Já as unidades do Detran MT nos municípios de Colniza, Guiratinga e Poxoréo estarão com o atendimento ao público suspensos, a partir de segunda-feira (27.07), por esses municípios terem sido classificados como muito alto risco de contágio do vírus.

Em Cuiabá e Várzea Grande, todas as unidades da Autarquia permanecem com o atendimento presencial suspenso temporariamente, por continuarem na classificação de risco alto de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

Continuam fechados a sede, em Cuiabá, os Núcleos de Atendimento do Shopping Estação, Goiabeiras Shopping e Galeria Itália. Também segue fechada a unidade do Detran localizada no Várzea Grande Shopping.

O prazo de suspensão do atendimento nas unidades será atualizado conforme a divulgação do Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde com a classificação de risco de contágio do novo coronavírus nos municípios mato-grossenses.

Em razão disso o Detran MT informa que não irá realizar novos agendamentos para atendimento nessas cidades, até a reabertura dessas unidades.

Detran MS

O Detran MS lançou o novo portal Meu Detran para oferecer os principais serviços da autarquia pela internet, evitando a necessidade de deslocamento até suas agências. Vale ressaltar que a abertura ou suspensão dos atendimentos presenciais está variando de acordo com a situação de cada cidade.

Até o dia 30 de julho, por exemplo, a agência localizada no Pátio Central, em Campo Grande, terá seu atendimento suspenso. A medida foi tomada como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, após uma funcionária terceirizada testar positivo para a Covid-19

Detran MG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), retomou os exames de legislação de trânsito para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A volta dos testes foi planejada, observando os protocolos de saúde voltados ao contingenciamento do coronavírus.

Exigências

Para realizar as provas de legislação, o candidato deve ter concluído o curso técnico-teórico em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran-MG. A data e o horário do teste podem ser agendados por meio deste site ou no CFC.

No dia indicado, o candidato deve comparecer à UAI somente no horário marcado, utilizando máscara, apresentar documento de identificação e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Detran Pará

O Departamento de Trânsito do Para retomou o atendimento ao público e, dentre os serviços oferecidos, está a vistoria de identificação veicular, um dos de maior demanda reprimida durante a paralisação em razão da pandemia da Covid-19.

O Detran recomenda aos usuários de Belém e do interior do estado o uso do agendamento prévio, através do Call Center, no número 154, e pelo webchat disponível no site do Detran PA.

agentes do detran para fiscalizam motociclistas em estrada
Expectativa é de que 180 vistorias sejam feitas por dia no Pará

Há unidades de Ciretrans que, cumprindo o decreto estadual de medidas de enfrentamento da Covid-19, estão com o atendimento reduzido em 50%, e nos municípios onde o lockdown foi prolongado os serviços permanecem suspensos.

Em respeito aos critérios de prevenção contra a Covid-19, a previsão é de que sejam feitas 180 vistorias por dia, de 9h às 15h.

Detran Paraíba

A partir desta terça-feira (28), alguns Postos de Trânsito da Paraíba reiniciarão o atendimento aos seus usuários. Por meio de agendamento no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), a abertura dos processos para serviços relacionados a veículos poderão ser retomados por essas unidades, com exceção daquelas que funcionam nas Casas da Cidadania, que aguardam determinação do Governo para reabertura.

Neste primeiro momento de reabertura dos postos, poderão ser agendados os serviços de:

  • transferência de propriedade de veículos;
  • vistorias em caminhões;
  • segunda via do Certificado de Registro de Veículos (CRV);
  • mudança de categoria; e troca de placas.

Os postos do Valentina Figueiredo e dos shoppings do Automóvel e Carro Legal foram reabertos anteriormente.

Assim, serão reabertos os postos de trânsito nas cidades de Alagoa Grande, Bananeiras, Belém, Brejo do Cruz, Coremas, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Paulista, Pedras de Fogo, Remígio, Rio Tinto, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Serra Branca, Soledade, Uiraúna e Umbuzeiro.

Detran Paraná

Após uma pausa de 15 dias nos serviços de biometria e provas teóricas e práticas, seguindo o Decreto 4.942/20 do Governo do Estado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) autorizou o retorno de algumas atividades.

O atendimento ao público será apenas para os serviços de agendamento de biometria e foto para primeira habilitação e, também, exames práticos e teóricos.

Atividades com agentes externos como despachantes, clínicas credenciadas e Centros de Formação de Condutores (CFC) devem voltar obedecendo os critérios de segurança e assepsia estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) poderão retomar as aulas técnico-teóricas pelas plataformas de ensino remoto, devidamente homologadas pelo Detran-PR, conforme Deliberação nº 189/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Instrução Normativa 002/2020 do Detran Paraná.

As aulas práticas estão autorizadas, desde que elaboradas dentro de uma grade que atenda todos os requisitos estabelecidos pelo Contran.

Detran Pernambuco

O coordenador de Articulação Municipal do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran PE, Carlos Veras, informou que todas as Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, especiais e subordinadas, de todo o Estado, com exceção da localizada em Petrolina, retomam o atendimento presencial de forma gradual.

De acordo com Veras, todos os serviços devem ser agendado no site do órgão.

Capital

O horário da entrega de documentos no sistema Drive-Thru também foi ampliado das 12h às 20h, nos Shoppings Plaza, Tacaruna, Recife e Guararapes.

Um Caminhão Detran Itinerante estará no estacionamento dos quatros centros de compras, onde serão entregues, por meio de biometria, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos – CRLV. Os usuários que estavam agendados e tiveram os seus documentos retidos durante a pandemia serão atendidos por hora marcada.

Detran Piauí

Atendimentos presenciais seguem suspensos.

Detran Rio de Janeiro

O Detran RJ já reabriu mais de 100 postos em todo o estado. Na atual etapa da retomada gradual de serviços, o órgão voltou a realizar provas teóricas para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação e ampliou o número de postos para entrega do documento de habilitação.

A prioridade continua sendo a emissão da carteira de identidade para casos emergenciais e o departamento pede que só procurem pelo atendimento quem realmente precisa.

O Detran RJ reforça que é obrigatório o uso de máscara e orienta os solicitantes para que não compareçam às unidades com acompanhantes. Confira os atendimentos disponíveis no Rio de Janeiro.

Detran Rio Grande do Sul

Com a adoção do modelo de distanciamento controlado pelo Governo do Estado, o Detran RS começou a retomar os exames para a Carteira Nacional de Habilitação.

A volta gradual e iniciou-se com os exames teóricos na sala de provas de Porto Alegre, estendendo-se depois para as regionais e posteriormente para os Centros de Formação de Condutores.

Os exames práticos foram retomados, também gradualmente, desde junho.

Detran Rio Grande do Norte

Os serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e abertura de processo de primeira Habilitação voltam a ser oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN nas cidades de Natal e Mossoró.

A portaria 489/2020 que disciplina esses serviços foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade durante o período de pandemia do Covid-19.

Detran Rondônia 

Os condutores e proprietários de Rondônia não precisam ir ao Detran para resolver serviços relacionados a Habilitação e Veículos. Os processos podem ser realizados elusivamente pelo site do órgão.

Detran Roraima

O Detran RR informou que está em contato permanente com as autoridades de saúde do Estado e segue funcionando normalmente com todos os seus serviços disponíveis aos usuários.

Serviços que podem ser feitos sem se dirigir ao Detran ou pontos de descentralização, pelo site detran.rr.gov.br:

  • Emissão de borderôs;
  • Taxa de renovação de CNH;
  • CNH definitiva;
  • Agendamento de biometria; e
  • Agendamento de vistoria.

Detran Santa Catarina

Em Florianópolis e em grande parte de Santa Catarina os atendimentos presenciais continuam suspensos.

Detran São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) autoriza, a partir desta segunda-feira (27), a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

A medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado. A ação é aderente ao Plano São Paulo, permitida para regiões classificadas a partir da Fase 2 – Laranja.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. Hoje, o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, seguindo protocolos sanitários do Detran SP.

Por meio dos serviços online, o Detran.SP ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Com relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado) para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção para seus clientes.

Detran Sergipe

Estão novamente disponíveis no site do Detran SE as opções de serviços de habilitação, a exemplo de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Para Dirigir (PPD), inclusão/exclusão de exercício de atividade remunerada e reciclagem de condutores.

Também estão de volta agendamentos para serviços presenciais ligados ao processo de habilitação e os atendimentos presenciais.

Os procedimentos estão determinados nas Portarias 269 e 272 do Detran/SE, que indicam ainda a possibilidade de agendamento para exames práticos (capital e interior) e teóricos (apenas na sede), bem como exames médicos e psicológicos. A quantidade de vagas em todos os procedimentos será reduzida para evitar aglomerações nos dias de atendimento.

As coletas biométricas passaram a ser realizadas por agendamento no site, no mesmo espaço de agendamento de atendimento presencial  – www.detran.se.gov.br > agendamento de atendimento presencial,  escolhendo a opção Coleta de Dados Biométricos – CAV.

As aulas práticas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) foram iniciadas. As aulas teóricas, entretanto, ainda não serão realizadas, pois o Detran está realizando o processo de homologação das empresas que realizarão o procedimento de forma remota (de forma digital).

Quem optar pela aula presencial deverá aguardar o retorno à normalidade. As Juntas Médicas também estão em fase de avaliação para o retorno, com prazo ainda indeterminado.

Detran Tocatins

As aulas teóricas para os candidatos à primeira habilitação, ofertadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), retornaram de forma remota. As bancas examinadoras do órgão também voltaram a operar, obedecendo os cuidados orientados pelas autoridades sanitárias.

Para realização dos agendamentos dos atendimentos, o Detran TO criou um call center. Segundo a Diretoria Técnica do Detran-TO, foram atendidos 13 mil usuários no mês de junho, uma média de 2.622 mil de pessoas por semana.

Os serviços relacionados á veículos tem a maior procura, média de 60%. E aproximadamente 33% solicitaram serviços no setor de habilitação.

Para solicitar um atendimento, os condutores e proprietários de veículos devem ligar no no telefone 0800 649 0154.

Foto | Detran PA

25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Reginaldo renovado de assis 3 de agosto de 2020

    Paguei todas as taxas e já fiz todos os exames para minha renovação da minha cnh estou com os documentos em mãos exerco função remunerada e o detrás ainda está fechado o que falso preciso de ajuda

  • Avatar
    Bianca Santos 1 de agosto de 2020

    No meu caso, já tinha deixado pago todo o processo, entretanto, não consegui nem agendar para tirar a biometria e foto. Será que já consigo agendar para esses respectivos processos?

  • Avatar
    Joselia Fernandes Da Silva Souza 30 de julho de 2020

    Sou do Rio de Janeiro, quero saber quando volta a fazer a transferência de propriedade,porque no site diz que já estão fazendo, mais não consigo agendar.

  • Avatar
    Rodrigues cunha 30 de julho de 2020

    A renovação da CNH é complicado, porque o programa é confuso., não acredito feito por profissional, penso que é para o cidadão procurar despachante.

  • Avatar
    Arlindo Miguel 29 de julho de 2020

    A renovação da CNH simplificada não é tão simplificada assim.
    Não em informações necessárias sobre os exames, não tem informação onde e como fazer os exames e os acessos são difíceis e confusos.

  • Avatar
    Robson Roberto Castro Juvêncio 29 de julho de 2020

    Eu só tô esperando a emissão da minha CNH já faz 1anos que comecei a tira e até não foi emitida já fãs 4 . meses esperando …

  • Avatar
    Sandra Vanusa Nascimento Pinheiro 29 de julho de 2020

    Minha filha tem uma vaga de inprego só que ela precisar trocar á carteira dela de indetidade aqui em Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro não estão fazendo esse serviço. Alguém saber quando vão começar atira no Detran de Campos por favor ?

  • Avatar
    Marcos Aurélio 29 de julho de 2020

    A minha CNH venceu em Maio de 2019.
    Mais esta conforme decreto de lei liberado até que definam a data para regularizar CNH.
    Gostaria de saber se tem alguma previsão da lei de 10 anos para renovação de pessoas até 50 anos.
    Pois tenho 46 e gostaria de fazer a renovação com a nova regra se for autorizada.

  • Avatar
    ivan de oliveira verri 29 de julho de 2020

    Estou com diagnóstico médico para trocar a CNH para PCD. Como faço para encaminhar para o médico cadastrado para autorizar para realização de aula com cambio automático?

  • Avatar
    Nelson Porfirio de Souza 29 de julho de 2020

    Meu caso é que já fiz a reciclagem e quero saber quando vou poder fazer o agendamento para retirar a minha CNH

  • Avatar
    Valdeny Bispo dos Santos 29 de julho de 2020

    No meu caso é, na renovação da minha habilitação, Eu fiz todo processo no Poupatempo, más falta fazer o exame de vista, para eu pegar minha habilitação, e o prazo está terminando, o que eu faço?

  • Avatar
    João Pedro 29 de julho de 2020

    Estou dês de março esperando minha habilitação chegar hoje e dia 29/07/2020 e até agora nada minha auto escola já pagou tudo que tinha que pagar estou sendo prejudicando por isso perdi vários empregos por conta da minha habilitação não ter chegado

  • Avatar
    Washington Lopes da silva 28 de julho de 2020

    Adicionei i remunera minha habilitação tem 4 meses já i até hj não conseguir pegar minha habilitação pq o Detran não mando imprimi. Estou sem trabalhar por conta da habilitação. Detran na ligo pro Detran vou no sax i ninguém tem uma resposta fala Q tenho q aguarda…

  • Avatar
    Rogério Vendramini Pretel 28 de julho de 2020

    Boa noite. Vou processar o Detran São Paulo e o estado pelos prejuízos que me causaram com o fechamento do órgão e com o não cumprimento de seus serviços.

  • Avatar
    Igor 28 de julho de 2020

    Como fica para agenda exame toxicológicos?

    • Avatar
      Cleber 29 de julho de 2020

      Esse serviço é só ir no laboratório cadastrado !!! O problema maior está sendo a emissão da carteira

  • Avatar
    Fábio Máximo de Cézare 28 de julho de 2020

    Sou de São Paulo capital e gostaria de saber se o setor que cuida da revistoria de veículos, ainda vai demorar para reabrir, pois preciso passa meu veículo pela revistoria e assim voltar a trabalhar. Teriam alguma informação nesse sentido.

  • Avatar
    Renato 28 de julho de 2020

    Boa noite!
    Gostaria de saber quando o Detran irá reestabelecer o serviço de alteração de dados na CNH, que se encontra suspenso ha6muito tempo e ligo todos os dias e a resposta é sempre a mesma, ou seja, não há previsão, o que é lamentável.

  • Avatar
    Simone Ribeiro 28 de julho de 2020

    Tentei fazer transferência de veículo e por ser de Curitiba a lotérica de Sorocaba não consegue gerar boleto para pagar a transferência. Disse que só com despachante, mas estou fazendo tudo particular. E agora?????

  • Avatar
    demilsonjbiondo 28 de julho de 2020

    Estou todo esse tempo sem carro desde o começo da pandemia não cosigo tranferir o doc por conta do comunicação de venda uma verdadeira porcaria bem insatisfeito

  • Avatar
    Douglas 28 de julho de 2020

    Retiradas de CNH por motivo de reciclagem já sendo feito o curso só espera o agendamento para retirar a CNH, não se tem nenhuma notificação sobre este tipo de atendimento, muito menos um telefone para contato, então como vamos ficar?

  • Avatar
    Altamiro Quevedo Schervenski 28 de julho de 2020

    Site muito ruim para se obter informações!
    Preciso agendar um atendimento e não encontro “onde” nesse site!
    Complicado!!!!

  • Avatar
    Suelen 28 de julho de 2020

    O Detran PA não está atendendo nada. Já liguei umas 30 vezes, tentei agendar pela internet , fui ao prédio e não fui atendida até agora

  • Avatar
    Leandro 28 de julho de 2020

    Eu paguei o documento da moto em abril e até agora nada de chegar

  • Avatar
    Jose antonio Pereira Chaves 28 de julho de 2020

    Eu tenho 66 e seis anos tenho que fazer simulado qual é o trâmite que devo tamor

Avatar
Deixe um comentário