Gasolina comum ou aditivada? Ela tem que ter aditivo!

O derivado do petróleo tem um elevado teor de carbono que, dentro do motor, forma depósitos carboníferos na cabeça do pistão que prejudicam a combustão

capa merchan innospec para portal
Boris Feldman explica os motivos para usar a gasolina aditivada (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 04/06/2021 às 19h00
Atualizado em 07/06/2021 às 10h15

Você usa gasolina comum ou aditivada? No tanque, a gasolina tem que ter aditivo. Por quê?

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A gasolina tem um elevado teor de carbono que, dentro do motor, acaba formando depósitos carboníferos na cabeça do pistão. Com as temperaturas elevadíssimas da combustão, esses depósitos carboníferos viram um verdadeiro carvão e prejudicam a queima do combustível, que fica irregular. É o tal fenômeno, por exemplo, da pré-ignição.

A combustão irregular reduz o desempenho, a potência, prejudica o consumo, e ainda aumenta as emissões do carro.

Como é que você evita essa formação de depósito? Com a gasolina aditivada ou a comum com um frasco de aditivo detergente/dispersante! Mas, usando a gasolina comum ou aditivada, é importante, a cada 5.000 quilômetros, você usar também um frasco de aditivo, pois ele é superconcentrado, o que intensifica a ação dos detergentes/dispersantes.

Qual aditivo eu devo usar no meu carro?

Tem muita picaretagem no mercado, até porque a ANP não fiscaliza nem a aditivação da gasolina na bomba e nem os frascos com aditivos vendidos no mercado.

Se não tem fiscalização, qual marca escolher? O jeito é recorrer às marcas avalizadas, recomendadas pelas fábricas de automóveis, ou então empresas mundialmente tradicionais e conhecidas. A Innospec, por exemplo, é a maior produtora e fornecedora de aditivos de combustíveis do mundo  e sua tecnologia está presente na linha de aditivos para combustíveis PROD, nas versões Flex e Diesel.

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12 Comentários
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Gilmar 1 de outubro de 2021

No Brasil, é mais fácil a gente pagar para que as empresas não nos prestem nenhum serviço, ou seja, perguntar quanto eles querem pra não fazer nada, do que esperar que elas façam o que a propaganda diz que elas vão fazer. Eles vão cobrar o máximo, fazer o mínimo e ainda vão deixar de alguma forma algo por fazer, para que tenham que voltar a te atender e cobrar mais um pouco por algo que, talvez nem precisaria ser feito de fato! É o Brasil ! Duvida? Peça um orçamento!

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Glenio Giacomet 29 de junho de 2021

Pessoal, falando com técnicos em combustíveis e também com amigo que trabalha na British Petroleum ( BP ) vou tentar ajudar a todos e desfazer mitos e crendices disseminadas no Brasil por conta de ” Imprensa especializada “.
Primeiramente, qual a função do aditivo na gasolina?
= Notícia da imprensa especializada – A indústria criou um marketing fantástico sobre os benefícios de usar gasolina aditivada aludindo octanagem alta e qualidade superior ( e um monte de blábláblá ).
= Fato: o Aditivo não tem regulamentação de quantidade na gasolina e nem mesmo explicação/formulação técnica ou seja; é algo adicionado à gasolina comum e as vantagens não são claras devidamente.
Você esta comprando a cada litro, um percentual que desconhece de um aditivo com corante que não obedece a nenhuma regulamentação ou seja: confia naquilo que diz o marketing!
= Fato: O aditivo contém detergentes e melhoradores de fluxo ou seja, nada mágico que possa aumentar a potência da gasolina. Esses detergentes podem ( e soltam ) sujeira que pode estar impregnada em algum ponto na admissão, terminando na câmara de combustão e pode criar borra, carvão ou até mesmo algo mais resistente que pode cristalizar e riscar até o cilindro causando um estrago cujo reparo pode ser bem salgado.

Outras propagandas alegam maior octanagem, maior potência, economia e o que sua imaginação puder criar.
O que temos de fato é; como pode algum aditivo sem chumbo tetraetila aumentar a octanagem? Simplesmente não existe!
O chumbo tetraetila pode causar danos nos catalisadores.
Além disso, pense bem; como pode algo que não é combustível aumentar a potência? Não procede tal informação!
Outra verdade sempre bem ocultada pelas distribuidoras é acerca da octanagem.
Não existe ( vou repetir para você entender de vez ) NÃO EXISTE GASOLINA BRASILEIRA COM MAIS DE 78 OCTANAS!
NÃO EXISTE GASOLINA BRASILEIRA SENDO VENDIDA NOS POSTOS COM MAIS DE 78 OCTANAS!
PODE TRAZER A QUE QUISER , PODIUM, OCTANE, E OUTROS NOMES POMPOSOS…
TODAS ELAS TEM A MESMA OCTANAGEM O QUE MUDA É O ADITIVO DELAS TÃO SOMENTE OU SEJA; O RENDIMENTO PODE SER ATÉ PIOR DO QUE OBTIDO COM GASOLINA COMUM!
O que precisamos ter por opção é, Gasolina comum, gasolina sem álcool, ou as gasolinas de griffe que daí, podes comprar a que sua imaginação quiser!
Tive oportunidade de rodar no exterior com gasolina de 82 octanas ( e carro semelhante, mesmo modelo e motor, lá e aqui ) e a diferença de desempenho global não tem comparação : nossa gasolina é muito pobre de octanagem mesmo!
Já rodei com meu carro até a Argentina ( em 2011 ) e pude usar no meu antigo carro, gasolina pura e o desempenho dele melhorou muito ( aceleração, velocidade, e consumo ) e eu bem sei que a imprensa atende a uma cartilha para não escancarar a verdade sobre o ” GASOL ” que acreditamos ser gasolina.
Por fim, meu amigo que trabalha na BP no exterior contou que, havia interesse em comprar a gasolina brasileira para atender demanda deles. Coletaram amostras aqui no Brasil em postos bem como da Petrobrás.
O resultado mostrou que as amostras de postos tinham míseros 76 a 79 octanas, muito aditivo inútil e muito álcool.
A quantidade de álcool que encontraram nas amostras variava de 29% a ( pasmem ) 42% enquanto o informado era 27%!!
Reprovaram a gasolina e foram comprar de outro país!
Há muitos anos não temos gasolina com o mínimo de qualidade ( octanagem ) .
Para os “mexânicos” que não gostarem dessa postagem aviso que tenho como consultoria 7 mecânicos em minha cidade que pactuam dessas informações e pensam da mesma forma, sendo que um deles inclusive trabalhou numa equipe de fórmula 1 na Europa em 2013/2014/2016 e sempre ouvia comentários acerca da gororoba que aqui afirmam ser gasolina.
Inclusive um parceiro dele lá afirmou que não usaria nossa gasolina nem como solvente para limpar ferramentas pois iria enferrujar!!
Enquanto formos reféns de um único refino, somente um produto teremos e de baixa qualidade!

Desafio a quem duvidar para provar o contrário, em laboratórios independentes fora do Brasil!

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Marcelo 7 de junho de 2021

O código de ética dos publicitários e a lei atual proíbe fazer propaganda sem citar que seja.

Essa matéria é uma propaganda dos aditivos da ipiranga/prod.

Só utilizar gasolina aditivada de qualidade já é o suficiente.

A ANP não fiscaliza? Nas bandeiras grandes a diferença que o posto paga da comum para a aditivada é irrisória.

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Rossy Adilson 6 de junho de 2021

Qual a diferença de abastecer o veículo a gasolina ou álcool, há uma diferença no desempenho e porquê?

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Sir.Alves 5 de junho de 2021

A melhor forma de limpar o motor flex, eh encher o tanque de etanol uma ou duas vezes seguidas, e vai soltar toda a borra acumulada da gasolina comum.

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Marcelo 7 de junho de 2021

Lenda. O etanol é muito mais contaminante que a gasolina. A diferença é que o etanol cria uma goma (transparente) e corrosão. Essa goma é extremamente prejudicial ao óleo do motor. Por isso muitos recomendam trocar mais cedo o óleo quando utilizado etanol.

Qualquer pessoa que já trabalhou 10/15 anos em oficina sabe que o etanol detona tudo.

O escape fura com 5 anos de uso, bicos injetores travam, Bomba de combustível queima, Velas enferrujam, mangueiras ressecam etc

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Comentarista 5 de junho de 2021

O motor a combustão já deveria ter virado peça de museu há tempos.
Carro tem que ser elétrico. Muito melhor e mais fácil de fazer a manutenção, não faz barulho, não polui, é melhor para dirigir etc… Carro elétrico é o futuro.

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Marcelo 7 de junho de 2021

Da uma pesquisada em como são fabricadas as baterias para esses carros e de onde vem a energia para carregar a bateria.

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Eliezer Vieira Silva 5 de junho de 2021

Conheço o Boris desde os tempos da Rádio JB FM e ele só fala a coisa certa,doa a quem doer.Muito obrigado e um bom dia.

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Jr 5 de junho de 2021

Deixem danificar os motores usando esse lixo de gasolina comercializada por aí…
Depois, + retorno para as oficinas…

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Eliezer Vieira Silva 5 de junho de 2021

Você deve ser algum mecânico.

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André Luiz Potier 4 de junho de 2021

PARA PELA RAPIDA PALESTRA FAZ 20 ANOS QUE SOU MECÂNICO A GASOLINA COMUM SÓ AJUDA A PREJUDICAR O MOTOR HÁ ADTIVO MAS MUITO POUCO ÁGORA ADTIVADA SIM AJUDA E MUITO O MOTOR SEMPRE DPS DE ALGUNS QUILOS ADICIONO UM FRASCO DE LIMPEZA AJUDA MUITO PARABÉNS PELA EXPLICAR CERTÍSSIMO TEM UMS ZÉ RUELA QUE NÃO ENTENDE NADA DE CARRO E FICA CRITICANDO O SR

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