Ford Maverick: V8 é cobiçado, mas modelo foi um fracasso

Relembre a história do modelo que foi trazido pela Ford para enfrentar o Chevrolet Opala, mas nunca convenceu o consumidor brasileiro

ford maverick gt V8
Ford Maverick V8 (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/09/2020 às 17h03
Atualizado em 01/09/2020 às 19h51

A Ford está pensando em lançar uma nova picape baseada no Bronco, aquele utilitário esportivo, aquele jipão recém-lançado nos Estados Unidos – que vem para o Brasil.  E essa picape poderá se chamar Ford Maverick ou então Bronco Maverick.

Mas Maverick, no Brasil, remete ao modelo produzido entre 1973 e 1979 e que foi um verdadeiro fracasso! Como assim? O Ford Maverick foi lançado para brigar com o Chevrolet Opala. O Opala foi fabricado em milhão de unidades; o Maverick, durante seis anos, passou pouquinho de 100 mil. Um terrível fracasso da Ford.

Mas por que tem gente apaixonada pelo Ford Maverick? Não é por todos eles, é pelo Maverick GT, com um motorzão V8 5.0: esse anda, esse desperta as emoções.  O resto foi um festival de fracassos, como poucas vezes se viu na história da indústria automobilística.

VEJA TAMBÉM:

A ideia da Ford com o Maverick era preencher a lacuna entre o compacto Corcel e o enorme Galaxie com um modelo intermediário para concorrer com o Chevrolet Opala.

Começou no caminho correto, organizando clínicas com potenciais compradores exibindo vários carros sem o logotipo para perceber a preferência do mercado. Entre os Ford Cortina (inglês), Taunus (alemão) e Maverick (norte-americano), o pessoal não vacilou e indicou o Taunus como o preferido.

No entanto, carro europeu sempre foi mais sofisticado que o americano e a diretoria da Ford decidiu investir (muito menos) no Maverick. Ao contrário do alemão Taunus, não tinha suspensão traseira independente com molas helicoidais e nem motor de pequena cilindrada, mas sofisticado e oferecendo boa performance. E ainda foi necessária uma estratégica modificação no logotipo norte-americano do carro, que ostentava dois garbosos chifres…

Emblemas do Ford Maverick brasileiro e americano
Emblemas do Ford Maverick brasileiro e americano: chifre foi abandonado por aqui

O Ford Maverick era um cupezão barato nos Estados Unidos (2.000 dólares na década de 1970), de mecânica simplória e baixo custo de produção. O primeiro grande erro da fábrica foi adaptar o velho e grandalhão motor de seis cilindros do jipe Willys e do Aero Willys (comprada no Brasil pela Ford), incapaz de conferir uma performance pelo menos razoável ao Maverick (0 a 100 km/h em 20 segundos).

Outro ponto negativo era o ridículo espaço no banco traseiro, pouco mais que um 2+2 característico dos esportivos. A Ford tentou resolver o problema lançando um quatro portas com maior entre-eixos mas, à época, o mercado brasileiro andava de amores com os cupês. Foi um caso típico de um projeto ao contrário das expectativas e que poderia ser definido como “grande por fora, pequeno por dentro”.

Ford Maverick 4 portas
Versão de 4 portas do Ford Maverick foi tentativa de melhorar espaço interno

Ford Maverick GT

O motorzão Willys foi substituído depois pelo bom e moderno 2.3 produzido na nova fábrica da Ford em Taubaté. E também, como opcional, o famoso V8 302 importado dos EUA.

A diretoria da empresa apostou uma pilha de fichas no Maverick, com ações junto à imprensa, promoções mercadológicas e até uma equipe de competições comandada pelo famoso Luiz Antônio Greco para capitalizar a performance do carro com motor V8 nas pistas.

Mas nenhuma estratégia de marketing foi capaz de conferir ao Maverick mínimas chances de concorrer com o bem sucedido Chevrolet Opala. Depois de vários desacertos e polêmicas internas que – dizem – fizeram até rolar cabeças na diretoria da Ford, o Ford Maverick teve sua morte decretada em 1979, apenas seis anos depois de seu lançamento.

O Maverick GT com motor V8, esse sim deu certo! O povo gosta, curte. Sabe quanto está valendo no mercado de antigos? De R$ 150 mil a R$ 200 mil, esse foi o Maverick que deu certo! Infelizmente o resto, fracasso!

ford maverick gt
Ford Maverick GT V8: o único que virou sucesso na linha

Fotos: Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
38 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio 30 de setembro de 2021

Olha o Maverick era fantástico meu tio teve um V6 ele comprou isso em 1991, mesmo com sendo de 79 era bom para dirigir e confortável, a ford sempre fez escolhas erradas na divulgação do produto isso sim, até hoje comete os mesmo erros do passado sendo que varias fábricas no mundo fecharam e querem centralizar para controlar o lucro q supostamente perdem com fábricas em outros países!

Avatar
mario 11 de agosto de 2021

o mavecao com quadijet não tinha pareo.

Avatar
Eduardo Bezerra 20 de maio de 2021

Nasci na década de 70, e na minha adolescência, eu e meus amigos tivemos o prazer de ver nas ruas a Santa Matilde, Puma GTB, Dodge Charger, Miura e o cobiçado Opala SS 4.1cc, que eram esportivos da época, mas, nenhum desses carros vai se comparar a um Maverick GT v8 preto, que sempre aparecia rondando nossa rua com seu ronco inigualável, dono de uma arrancada de 50m que nos deixava mudos e paralisados, mostrando o que havia de melhor em um esportivo daquela época, por isso virou Lenda. Eu sou apaixonado por carros e meu sonho também é ter um MAVERICK V8.
….Acho que só quem não gosta de carro pode querer associar o nome Maverick a fracasso, independente da versão…

Avatar
Sérgio Advanced Consultoria 30 de agosto de 2021

Concordo plenamente com você! Só no lançamento nos EUA Maverick venceu 500 mil unidades! Em quatro países Canadá 1,5 milhão e meio de unidades, EUA 2 milhões, e somando Venezuela e Brasil totalizando 4,5 milhões e meio de unidades! Para falarem do Maverick precisam estudar mais.

Avatar
Ítalo das Neves Feltrin 12 de abril de 2022

Eu acho que não tem comparação,o Maverick V8 302 foi o ícone da esportividade na época, não era pra qualquer um adquirir um desse. Seu rival era o Dodge. Opala era carro de táxi!

Avatar
Regina 31 de janeiro de 2023

Eu tive um champanhe lindo, com as faixas pretas originais, direção hidráulica, ar, completo. Eu ficava emocionada com o som daquele motor V8. Adoro carros, e esse foi inesquecível. Vendí chorando, chorando mesmo. Como você disse, e confirmo, o ícone esportivo da época, O Dart não fazia tanto sucesso quanto ele. O Maverick não era pesado, para o meu gosto era perfeito em tudo. Não dá para criticar uma paixão!!!

Avatar
Carlos 16 de maio de 2021

A ford como sempre fazendo carros de um gosto duvidoso, mas no caso do GT, com um ótimo motor.

Avatar
Carlos Ientz 9 de fevereiro de 2022

Ergonomia e comforto do maverick era péssima, meu pai teve um por um ano, motor era ótimo, aparência por fora era muito bonito, agora dentro;os bancos eram desconfortaveis o câmbio era torto para baixo, (eu não gostava) e os mostradores do painel nem se fala, principalmente aquele conta-giro para fora, era triste.

Avatar
Olavo José Molina 25 de abril de 2021

Ok

Avatar
Fabiano Augusto 3 de novembro de 2020

Na minha opinião o fracasso do Maverick foi (1) em razão do motor 6 cilindros trazido do falecido Aero, fraco e beberrão; (2) pela falta de espaço no banco traseiro; e (3) pelo comportamento ao dirigir: a direção era pesada e com muitas voltas o que deixava o carro ruim de dirigir, e os freios a tambor nas 4 rodas eram muito ruins. Todas observações são referentes as versões de entrada, as que de fato vendem e causaram o fracasso do carro. As versões com motor V8 são outro assunto, foram as que tornaram o carro um mito.

Avatar
marc 8 de fevereiro de 2021

quanta besteira falar que a direção do Maverick era pesada AFF esse com certeza não dirigiu um deve conhecer o carro só por revista ou acreditar na mentira que os outros falam AFF

Avatar
Sérgio Advanced Consultoria 30 de agosto de 2021

Tem toda a razão irmão, eu dirige com direção mecânica e era leve

Avatar
Sérgio Advanced Consultoria 30 de agosto de 2021

Maverick nunca teve freios a tambor nas 4 rodas. O espaço no Banco traseiro era o mesmo do opala

Avatar
Mauro Cardoso 19 de setembro de 2020

Ao invés de enaltecer o verdadeiro Maverick V8, ficaram falando mal do 4 cilindros.
O Meverick veio para concorrer com os Dodges, não com os Opalas.

Avatar
Darley francisco fos santos 18 de outubro de 2020

O GM opala esmagava os dois no quesito custo beneficio e mercado os dodges morreram em 81 o mabeco se foi bem 79 e opalao 1992 ..

Avatar
marc 8 de fevereiro de 2021

kkkkk quanta merda opala tinha a lataria horrível fácil de quebrar os coxins do motor ,fácil de quebrar o pivô da bandeja câmbio antigo e barulhento enfim teve mais sorte de conseguir ser fabricado por mais tempo mas um merda de carro comparado a Maverick e dodge

Avatar
Darley francisco 8 de fevereiro de 2021

Bem meu caro Marc, E verdade o opalao tem defeitos, mas ele fez sucesso em todas as versões. Era um carro familiar e atendia bem ao publico. O maverick e um carro errado no Brasil. Ele superior na esportividade e nao no conforto e praticidade. O maverick mais valorizado e o v8 LDO e GT. O 6 cilindros um motor errado muito ruim. O 4 cilindros fraco e frente o preço que se cobrava no maveco….. Dart e maveco morreram antes de roque santeiro, e o opalao foi até a década noventa de boa.

Avatar
Sérgio Advanced Consultoria 30 de agosto de 2021

Num mercado de 4 montadoras onde o opala era táxi, camburão, ambulância caravan, claro que venderia um milhão de unidades, nada comparado aos 4,5 milhões de unidades do Maverick no EUA, Canadá, Venezuela, Brasil e o exportados para a Europa. Bastou abrir as importações o velho opala deu adeus

Avatar
Regina 31 de janeiro de 2023

Exatamente, tive dois V8, tinham um torque incrível. Inesquecíveis!!! Só quem têve sabe. O som daquele motor me emocionava, adoro carros. O último que tive era cor champanhe, com as faixas pretas, todo original, e com rodas gaúchas, lembra quais eram? Era lindo!!!! Vendí chorando, chorando mesmo. Meu V-oitão inesquecível!!! Pena que não dá para mostrar foto aqui.

Avatar
Carlos Eduardo Ribeiro lessa 18 de setembro de 2020

Meu Saudoso Pai, tinha um Maverick v8, eu aos finais de Semana saia da Cidade do Bonito, e ia para a Cidade do Morro do Chapéu, sendo que as duas Cidades são no Estado da Bahia, era uma tremenda Aventura.

Avatar
ANA CAROLINA GALLIS SIMOES SEVERINO 26 de janeiro de 2021

Vc estudou no Colégio Acalanto, em Salvador?

Avatar
Fernando Arienti Lázaro 16 de setembro de 2020

Fracasso , nunca convenceu , desde a primeira corrida , até os dias de hoje , provou mais do que qualquer carro , mais o alto valor ,a cobiça , e é um fracasso ?Creio ser ofensivo esse título .

Avatar
Franvisco lamas 19 de setembro de 2020

Esse coitado aí deve ser Opaleiro ,..tomou muito pau de Maverick tá magoado até hoje ???????

Avatar
Sérgio Advanced Consultoria 30 de agosto de 2021

Concordo com você Fernando

Avatar
alexandro 3 de setembro de 2020

Segundo a própria Ford disse na época,a culpa pelo fracasso dos Maverick foi das mulheres(…)!!!Vê se pode… naquela época mulheres,não apitavam nada,quanto mais na compra de um coupé esportivo…A culpa foi da porcaria que era a versão 6 cilindros ,péssimo desempenho e alto consumo,numa época de gasolina cara!!!Vale também lembrar que ,nos EUA,o Maverick foi um sucesso maior que o próprio Mustang e isso sem ter motor V-8,vendendo nos primeiros anos uma média de 600 mil unidades POR ANO!!!Tavam pouco se lixando com o mercado brasileiro da época…

Avatar
William 3 de setembro de 2020

Olá a todos, sou um proprietário apaixonado por Maverick, possuo um Mod. GT V8 1976, o mais raro por ter sido fabricados somente 499 unidades, do Maverick GT.O Maverick só foi produzido durante 7 anos, e foram produzidos as seguintes quantidades por modelos:

Total Produzido em sete anos: 108.106 unidades

ANO 1973 = 18.970..
CUPÊ 16.287
SEDÃ 602
GT 2.081

ANO 1974 = 34.770
CUPÊ 23.859
SEDÃ 6.734
GT 4.177

ANO 1975 = 21.159
CUPÊ 17.864
SEDÃ 2.297
GT 998

ANO 1976 = 19.982
CUPÊ 18.040
SEDÃ 1.443
GT 499

ANO 1977 = 7.434
CUPÊ 5.278
SEDÃ 513
GT 1.643

ANO 1978 = 4.757
CUPÊ 3.526
SEDÃ 233
GT 998

ANO 1979 = 1.034
CUPÊ 800
SEDÃ 57
GT 177

Observem que ao ponto que a crise do energética do petróleo iria se agravando as vendas iam caindo, principalmente dos modelos GT V8.
Mas de acordo da matéria pois já possui 17 Opalas 6cc e 4 Maverick.
E o Maverick é muito mais clássico que os opalas.

Avatar
Alan 20 de setembro de 2020

79 são os GT menos fabricados , os mais raros . Independente disso qualquer maverick modelo ou ano foi o melhor carro já produzido no Brasil.

Avatar
Rinaldo 22 de dezembro de 2020

Se em 1979 foram produzidos somente 177 dos Gts então ele é mais raro que o seu ?

Avatar
Diego Vetter 2 de setembro de 2020

Bom, podemos fazer algumas considerações. O número total de vendas do modelo não quer dizer se ele foi um sucesso de fato ou não. Isso é para os apaixonados de carro (nós). Para as empresas, é a margem de lucro que esses carros dão (os dados não são oficiais). Então, relativo. Depois devemos considerar o período de venda desses modelos: Marverick 7 anos, Opala 25 anos. Então, Marverick com 14.285 veículos vendidos por ano, e Opala 40.000 veículos por ano. Aí a diferença não é de 10x, não é? Vender pouco mais de 1.000 unidades por mês naquela época não era um fracasso. O Opala tinha um posicionamento sem concorrente dentro da própria montadora (e muito mais versões e tipos), enquanto o Maverick tinha: quem entrava numa concessionária da Ford, estava disposto a comprar um Galaxie, não um Maverick 4p (apesar de bom). O último também não tinha a versão station wagon, que vendia bem na época. E a própria política da Ford: retirou o carro da produção apostando que a crise do petróleo iria durar por muitos anos, já a Chevrolet não. Por fim, quando o Maverick deixou de ser produzido, ele era relativamente atual, em fim de ciclo. Já o Opala, já estava bem defasado no início dos anos 80 (mas como não tinha concorrente e nem sucessor…). Todos os dois deixaram saudade para os brasileiros, o que mais interessa. Se deixou saudade, sucesso! (um Celta causará saudade algum dia?)

Avatar
Jander ferreira 2 de setembro de 2020

Ha então a quela história que o Maverick parou de ser fabricado pela crise do petróleo foi mentira???

Avatar
Beberão 2 de setembro de 2020

Pelo jeito foi o Maverick que causou a crise do petróleo pelo tanto que bebia kkk

Avatar
Antonio D'Angelo Junior 1 de setembro de 2020

Eu tive o prazer de ter tido um Maverick GT 74, V8 na cor vermelho Cadmium.
Apenas quero fazer duas correções na matéria. A primeira é que foram fabricados Maverick GT com motor OHC 2.3, 4cc, ou seja, nem todos os modelos GT eram V8.
Segunda correção é que foram fabricados outros modelos de Maverick com motorização V8, como o Super Luxo por exemplo.

Avatar
reinaldo 2 de setembro de 2020

exatamente isso , eu tive um superluxo 78 azul ultramarino , interior monocromatico azul logicamente , vidros verdes e parabrisa rayban degrade . vendi quando casei ( puts que cagada , devia ter casado com ele , garanto que teria sido muuuuuuuuito mais feliz , e acho que não teria me divorciado daquele 302 até hoje.

Avatar
Paulo 18 de agosto de 2021

Melhor comentario clap clap clap

Avatar
JOE 1 de setembro de 2020

Meu falecido pai tinha um azul – eu lembro q ele instalou um lance que dizia q andaria no alcool, andava, mas engasgava…

Avatar
Jander ferreira 2 de setembro de 2020

Sou fã do Maverick! Meu sonho e que a ford voltasse a fabricado de novo!?

Avatar
Anderson de Oliveira Guimarães 2 de setembro de 2020

Sou fã da Ford porque eles são bons no que fazem, e sem dúvidas o Maverick é uma lenda carro de homem. Meu sonho ter um V8 desses com toda sua originalidade.

Avatar
Élvio 3 de julho de 2021

Olha gosto não se discuti mas eu tive um Mavericks 76 super luxo 4cil para mim não existe outro é lindo e econômico e o v8 é igual só gasta mais mas é um espetáculo só quem teve sabe quem diz que foi um fracasso é porque nunca teve um vai ser cobiçado pro resto da vida

Avatar
Deixe um comentário