Meme ‘carro do Braia’: o que significa e qual a origem da brincadeira?

O termo foi inspirado em uma cena do filme + Velozes e + Furiosos, e é uma brincadeira que os internautas fazem com donos de veículos tunados

Por Bernardo Castro 03/08/21 às 14h35
Brincadeira do "carro do Braia" teve inspiração nos filmes da série Velozes e Furiosos
Brincadeira do "carro do Braia" teve inspiração nos filmes da série Velozes e Furiosos (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

A personalização de carros é um assunto polêmico que gera bastante discussão – e as vezes zoeira – na internet. No início dos anos 2000, com o sucesso dos primeiros filmes da franquia Velozes e Furiosos e o alcance dos jogos de corrida Need For Speed: Underground 1 e 2, o conceito de carros tunados ganhou os holofotes de alguns entusiastas automotivos.

O Toyota Supra e o Nissan Skyline que o personagem Brian O’Conner dirigiu nos dois primeiros Velozes e Furiosos, respectivamente, são grandes – talvez as maiores – referências de carros customizados. Porém, as modificações nesses veículos eram bem planejadas e, apesar do uso de neons, adesivos e outros adicionais que hoje são vistos com maus olhos, os carros eram bem bonitos.

Toyota Supra, um dos carros do "Braia" no primeiro Velozes e Furiosos
Toyota Supra, um dos carros do “Braia” no primeiro Velozes e Furiosos

VEJA TAMBÉM:

Contudo, alguns membros dessa comunidade de carros tunados muitas vezes perdem a mão em suas customizações. Visando dar um ar mais esportivo e arrojado para o veículo, alguns motoristas exageram no uso de adesivos, aerofólios, neons, para-choques e suspensões modificadas e acabam criando coisas bizarras.

Toda essa esquisitice, somada ao fato de que o ‘hype‘ dos carros tunados ficou nos anos 2000, arrancou boas gargalhadas dos internautas. Por isso, passaram a chamar os amantes do tuning de “Braia” Mas porquê?

O meme carro do Braia

A brincadeira foi inspirada em uma das primeiras cenas do filme + Velozes e + Furiosos (o segundo da franquia). Na ocasião, o personagem principal Brian O’Conner chega em seu Nissan Skyline GTR R34 para disputar um racha com outros três corredores. É quando uma das competidoras – Suki – percebe que ela teria problemas para vencer a corrida e solta a famosa frase “Droga é o Brian”.

O Skyline do O’Conner, assim como todos os carros outros carros que participariam do pega, era personalizado com neons, adesivos, etc.

O internauta brasileiro se aproveitou dessa cena e deixou o nome um pouco mais caricato para deixar a situação mais engraçada. O meme ganhou mais força com o Instagram @carrosdebaiano, onde os seguidores enviam alguns dos seus flagras em vídeos para os stories com a seguinte frase: “Aoo @carrosdebaiano, é o Braia!?”

No entanto, a brincadeira – assim como várias outras – divides as opiniões na internet. Alguns a consideram de mal gosto por fazer sátira com o carro e o gosto alheio.

Mudanças dentro da lei?

Contudo, o ponto mais importante que deve ser considerado antes de fazer todas essa modificações para deixar o seu carro como o do “Braia” é importante se atentar à segurança, que muitas vezes é deixada de lado. Algumas especificidades dos veículos podem ser alteradas, porém, existe uma limitação para isso.

Alterar o tamanho das rodas, dos pneus e a altura da suspensão, por exemplo, de maneira inconsequente tem seus riscos. Além de ser fora da lei, é passível de multa e coloca em risco a segurança do condutor do veículo e das pessoas à sua volta.

3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauricio Marques 10 de agosto de 2021

A pessoa que escreveu o nome do personagem é meio analfabeto o correto e Brian vai fazer um mobral

AutoPapo
AutoPapo 11 de agosto de 2021

Olá, Mauricio. Na matéria está escrito corretamente diversas vezes. Mas a ideia é justamente explicar o meme ‘carro do Braia’ que ficou popular na internet com a grafia errada mesmo.
Abraço

Avatar
João vittor 4 de agosto de 2021

Quando eu falo carro só Braia é pq é um carro muito modificado tipo um astra com uma fita no capô antena e etc akkakakkaa

Avatar
Deixe um comentário