Dica para montadora economizar: tire a seta de direção

Fabricantes de automóveis poderiam poupar milhões de dólares se retirassem o equipamento, já´que muitos motoristas não o utilizam

toyota corolla cross xrx hev 2025 azul farois led seta
Luz de seta: equipamento é 'esquecido' por muitos (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Chico Lelis
Publicado em 07/07/2024 às 17h03

Imagine você nesta cena: seguindo na faixa do meio, por uma avenida de três faixas. Atrás de você, cerca de dois metros de distância, dois carros, um de cada lado. Um deles, o da direita, emparelha com seu carro, segue poucos metros adiante e, sem dar seta, corta na sua frente, para virar logo adiante, em uma rua à esquerda.

Você freia para não bater. Daí, o carro que vem pela sua esquerda, também emparelha e, também sem dar seta, te fecha, para entrar em uma rua à direita, repetindo a ação do outro carro.

VEJA TAMBÉM:

Comum, não? Tenho certeza de que cada um de vocês já viveu situações semelhantes e, dependendo do seu estado de espírito, pelo menos um xingamento você solta, certo? Mas é bom que ele fique só no pensamento, porque nunca se sabe quem está no volante do outro carro. Pode ser que ele seja desequilibrado e use o seu “treizoitão” em você para provar que é “macho”.

E isso se repete nas estradas, especialmente nos finais de semanas prolongados, quando pessoas não acostumadas a dirigir em rodovias tomam conta delas.

carros trocando de faixa rodovia
Uma boa dica para evitar sustos é observar o pneu dianteiro do carro que esta a frente (Foto: Shutterstock)

Mas antes de entrar no assunto das luzes de seta de direção, uma dica para quem dirige: preste atenção na roda dianteira do carro, caminhão ou ônibus (estes dois últimos erram menos neste aspecto). Quando ela se movimentar para o lado em que você está seguindo, tire o pé, porque o motorista não dará seta, mas vai entrar na sua faixa de direção.

E, às vezes, quando usa, não faz o que anunciou. Isso aconteceu comigo, na segunda-feira, quando fiquei esperando o carro virar para a direita, me impedindo de atravessar a rua e, segui em frente. Mas antes, três carros fizeram conversões sem indicar o que iam fazer. E o meu trajeto foi de apenas dois quarteirões.

E há o caso de alguns caminhoneiros que usam mal a seta de direção. Preste atenção: você está na estrada, dentro dos limites, a 100 km/h. Quando o motorista da carreta não tem muita prática, ele dá seta e entra, quando você está praticamente no meio da sua carreta. Então, vale a dica anterior, preste atenção nas rodas dianteiras da carreta ou do caminhão na estrada. E tire o pé, para que um acidente não tire a sua vida.

Para que ainda se coloca setas nos carros?

Você sabia que, em média, cada seta indicativa de direção custa US$ 30, segundo cálculos de um técnico do setor? Pois é, porque tem as quatro lanternas, com refletor, a chave da seta junto ao volante, o módulo, a fiação e lâmpadas para quatro setas.

Imagine o quanto seria economizado pelos fabricantes, se não precisassem mais colocar setas nos carros. Afinal, se a grande maioria das pessoas não usa, para que colocar. Ou vender com opcional, como tantos que já existem.

São 65 fábricas, montadas em 11 estados, com capacidade instalada de 4,5 milhões (que não foi alcançada, e tem cada vez menos chances de que isso ocorra), 5.500 concessionárias e 126 mil empregados. (esses números podem ter sofrido mudanças nos últimos meses). Imaginem que a economia, com a extinção das setas seria de US$ 150 milhões/ano.

Isso, sem falar das motos que, quando conduzidas pelos motoboys, só se ouve a irritante buzina e nunca a seta, porque não dá tempo, tal a rapidez com que mudam de direção.

banner junho 2 2
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Georges 10 de julho de 2024

O mau uso ou falta de uso apropriado nunca vai justificar remover um item de segurança de um veículo.

Avatar
José Melo 9 de julho de 2024

Fico impressionado com as ideias que surgem das mentes brilhantes dos nossos jornalistas/colunistas.
Como alguém pode pensar em tamanha bobagem?
Imagina o caos que ia ser se todos os motoristas decidissem em uma passe de mágica parar de usar a seta.
Se o trânsito é um dos maiores cusadores de mortes do país, imagina se déssemos um aval para os motoristas praticarem mais barbeiragens.
Antes de dar esse tipo de ideia maluca, pense melhor nas consequências que isso poderia trazer.
Sinceramente, vontade de nao ler mais nada que venha dessa coluna.

Avatar
Kelly 9 de julho de 2024

Ahhh que peninha do senhor… trânsito é o que é, se não consegue adaptar-se, vai andar. E vê se anda na calçada, para não atrapalhar os carros.

Avatar
Eliomar 8 de julho de 2024

Parabéns pela reportagem, sempre tive o mesmo pensamento referente a seta. E para os motoqueiros, tirar as buzinas das motos, pois eles pensam que a buzina é igual o cajado de Moisés, toca e o mar … – Leia mais em https://autopapo.uol.com.br/noticia/montadora-economizar-seta-direcao/

Avatar
Eliomar 8 de julho de 2024

Parabéns pela reportagem, sempre tive o mesmo pensamento referente a seta.
E para os motoqueiros, tirar as buzinas das motos, pois eles pensam que a buzina é igual o cajado de Moisés, toca e o mar se abre para eles passarem.
E ultimamente outro fato que estou vendo constatemente e economia para as prefeituras e estados, semafaros, para que, se poucos condutores estão obedecendo.

Avatar
Cassio Vercesi 8 de julho de 2024

Não de a ideia que daqui a pouco Volkswagen transforma em opcionL bem pomposo, tipo iluminação em Led indicativa de alteração de direção e vai cobrar 1000,00 pelo item.

Avatar
Waslon 8 de julho de 2024

Apenas uma minoria barulhenta não usa.

Avatar
Adriano Giuseppe 8 de julho de 2024

Oi ? Eu não li isso …..

Avatar
Deixe um comentário