Motor vai ficar mais potente com a nova gasolina brasileira?

Nova regra da ANP determina valores mínimos para a octanagem do combustível e isso pode significar mais desempenho

Por Boris Feldman 06/08/20 às 10h44

Quais são as vantagens dessa nova gasolina que brevemente nós teremos em todos os postos no Brasil. Como é que você vai perceber que essa gasolina é melhor?

A nova gasolina tem mais densidade e mais octanagem: 92 RON hoje e, a partir de 2022, 93 RON. A Petrobras diz que essa já é a octanagem da gasolina dela; então nesse caso você não vai perceber modificação nenhuma.

VEJA TAMBÉM:

Como é que isso funciona no seu motor? Se tem mais octanagem, automaticamente tem um sensor da central eletrônica que reduz o ajuste do ponto de ignição. Ele não tem que atrasar para evitar a tal batida de pino, porque quanto menos octanagem, mais batida de pino. Quanto mais octanagem, menos batida de pino.

Então se a regulagem vai ser reduzida, não vai precisar de alterar tanto o ponto de ignição porque a octanagem subiu, o seu motor vai ter mais potência e vai ter menor consumo.

Isso vale para o motor flex abastecido com gasolina e, claro, funciona da mesma forma para o carro importado ou nacional cujo motor tem que ser abastecido só com gasolina.

motor a combustão (Foto: BMW | Divulgação)
Quanto mais octanagem, menor o risco de acontecer batida de pino (Foto: BMW | Divulgação)
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rivaldo da Silva Veiga 12 de agosto de 2020

    Eu entendo muito bem o q se passa, não preciso saber muito e muito menos estudar, sei das misturas (adulterada) fiscalização comprada, preços altamente abusivos e bombas roubando ml por litro. E um monte de otários sendo enganados como sempre rindo! Deixa essa lata velha na garagem vc economisa muito mais.

  • Avatar
    JV 8 de agosto de 2020

    Desculpa da Petrobras para aumenta o preço da gasolina… hoje o preço da gasolina está mais barato do que o etanol na refinaria! Então por que não diminui a porcentagem de etanol na mistura? Lembro muito bem que era antes dos bandidos de 15%… está muito mais potente.

  • Avatar
    Atair 7 de agosto de 2020

    No meu ponto de vista. Vai continuar do mesmo jeito. Continua alterando. E impossivel. Fiscalizar

Avatar
Deixe um comentário