Multa por estacionar sobre faixa pode ficar mais barata

Regra é desproporcional em relação a outras, argumenta o autor do PL que quer alterar a infração de grave para média

carros parados sobre ciclovia foto guilherme santos sul21
Regra também valerá para quem estacionar em ciclovias (Foto: Guilherme Santos | Sul21)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 18/05/2021 às 11h31

Projeto de Lei 700/21 quer classificar como infração média estacionar veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia ou ciclofaixa, bem como em ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. Confira quanto passará a custar a multa por estacionar sobre as faixas caso a proposta seja aprovada.

VEJA TAMBÉM

A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro, que atualmente considera grave esse tipo de infração. A norma prevê multa e remoção do veículo para os infratores.

“Existe desproporcionalidade na natureza da infração prevista, tanto em face das situações diferenciadas estabelecidas como também em relação a outros dispositivos do código”, disse o autor, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT).

Multa por estacionar sobre faixa de pedestre

Atualmente, conforme a legislação de trânsito, a infração por estacionar sobre faixa de pedestre ou ciclovia é grave e gera multa de R$ 195,23, mais cinco pontos na carteira de motorista. Em caso de infração média, a multa hoje é de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.

Para virar lei, o projeto que tramita em caráter conclusivo deve ser aprovado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zé Brasil 18 de julho de 2021

Que moleza!!! A multa grave já é uma moleza, transformar essa aí de grave para média é só um presente para os que não se incomodam com os outros.

Avatar
Deixe um comentário