Scudo, novo furgão da Fiat, tem nome de moeda: entenda o motivo

Modelo é uma das novidades no mercado de utilitários para 2022; nome vem de uma moeda antiga, seguindo tradição na nomenclatura da marca

fiat e scudo fiat e ulysse
Fiat só mostrou a versão elétrica do Scudo: Brasil o receberá com motor a diesel (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/11/2021 às 10h52

Cada fabricante tem um modo próprio de batizar os carros: a Volkswagen usava nomes de ventos, a Opel usa nomes terminados com a letra “A” e a Lamborghini usa nome de touros. A Fiat está preparando um furgão médio para vender no Brasil, o Scudo, que possui o nome de uma antiga moeda italiana.

A adoção de nomes de moedas antigas é uma tradição na linha comercial da Fiat. A grande maioria dos veículos recebe denominação de origem monetária, mas existem exceções.

VEJA TAMBÉM:

Fiorino

Essa tradição começou em 1977 com o Fiorino, na época um furgão de 127 italiano. O nome Fiorino vem da moeda florim, usada na cidade de Florença de 1252 a 1533. Seu nome original era fiorino d’oro, ou florim de ouro em uma tradução livre.

Ela foi a primeira moeda de ouro cunhada na Europa e se tornou uma unidade continental, graças a importância dos bancos florentinos. Devido ao grande alcance, diferentes gravações foram feitas no florim cunhado fora da Itália.

Marengo

A perua do Fiat 131, transformada em furgão, foi o segundo a entrar nessa tradição, em 1979. Marengo é o nome italiano de uma moeda francesa feita para comemorar as vitórias de Napoleão Bonaparte. Essa moeda era feita de ouro e levava 5,807 gramas do metal.

Na Fiat, o nome Marengo foi usado em versões comerciais das peruas do Fiat Regata, Tempra e Marea. Todas vinham sem o banco traseiro e com interior simplificado. A tradição foi quebrada pela Stilo Multiwagon, que, na versão comercial, acrescentava apenas “Van” ao próprio nome.

Ducato

O furgão Ducato foi lançado em 1981 e seu nome refere-se à escrita italiana original de ducado, uma moeda usada em Veneza na era medieval. Assim como o florim, o ducado foi usado internacionalmente graças à relevância comercial de Veneza.

Penny

A Fiat do Brasil começou a exportar a Fiorino brasileira para a Europa em 1981. Mais tarde, em 1987, ela começou a enviar também a perua Elba em uma versão furgão. O nome dela na Europa era Penny. Esse nome veio dos países de língua inglesa e se refere à moeda de menor valor.

Scudo

O Fiat Scudo sempre foi um clone dos modelos franceses Citroën Jumpy e Peugeot Expert, todos lançados em 1994. Existiram várias moedas chamadas scudo pela Itália: esse nome apareceu pela primeira vez em 1551, em Milão. Malta também utilizou o Scudo até 1961.

Doblò

Lembra dos filmes de piratas, nos quais eles sonhavam em encontrar um baú cheio de dobrões de ouro? Pois trata-se de uma moeda espanhola, que na Itália era chamada de doblone. O furgão Doblò foi batizado com uma variação desse nome, que despertava tanto desejo nos piratas.

O Fiat Doblò é um dos últimos carros de sete lugares feitos no Brasil:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 4 de dezembro de 2021

Só um comentário sem importância,nome alecs(nunca vi no Brasil)
Avelino,já vi,mas que importância tem isso?(nenhuma)
Então parem de ser jacu.
Não importa de onde é a moeda,o fóco é o carro.
Bom final de semana a todos.

Avatar
alecs 28 de novembro de 2021

Escudo era a moeda Portuguesa ,a da região onde hj é Itália é Scudo …falou?

Avatar
AVELINO 28 de novembro de 2021

VOCÊS ESTÃO EQUIVOCADOS.

ESCUDO É À ANTIGA MOEDA PORTUGUESA .

NTIGA MOEDA ITALIANA , ERA À LIRA .

APENAS UMA OBSERVAÇÃO.

SEM QUERER SER O DONO DA VERDADE.

Avatar
Deixe um comentário