Quantos parafusos tem a roda do seu carro? Número pode variar

Especialistas explicam que, em geral, a quantidade de parafusos nas rodas é proporcional ao peso e torque dos veículos

kicks special edition roda
Roda do Nissan Kicks Special Edition (Foto Nissan | Divulgação)
Por Laurie Andrade
Publicado em 27/04/2020 às 11h55

Já reparou quantos parafusos prendem a roda do seu carro? Ou que o número pode ser diferente? O novo Chevrolet Onix, por exemplo, conta quatro. O Toyota Rav4, com cinco. O Renault Kwid, por sua vez, tem três. Procuramos a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) para entender por que razão os números são diferentes.

LEIA MAIS

De acordo com o engenheiro Bruno Leal, a quantidade de parafusos nas rodas/cubos de rodas varia de veículo para veículo, dependendo do projeto e da especificação de cada um deles.

“O ponto principal para a definição desta quantidade é o peso máximo por eixo do veículo e o torque máximo do motor nas rodas, isto é, a força necessária para que o veículo se mova”, explica o especialista.

Nas rodas de veículos mais leves, uma menor quantidade de parafusos já suporta os esforços no conjunto mecânico. E, em geral, uma maior quantidade de furos está ligada a veículos mais pesados, como automóveis de carga, nos quais o motor entrega torque elevado ao conjunto mecânico.

quatro parafusos rodas do nissan kicks special edition
O Nissan Kicks Special Edition tem quatro parafusos em cada roda

Foto Nissan | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Carlos 4 de julho de 2022

Porque as rodas do Fox vem com cinco parafusos?……..

Avatar
Reginaldo simoes 27 de setembro de 2020

Olá.eu tenho um Peugeot 206 2008,ele só tem 3 parafusos do lado esquerdo do carro, na frente e traseira.
O lado esquerdo é normal.
Obs:as rodas e as calotas não tem furo para o quarto parafuso.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de julho de 2020

PARAFUSOS x RODA
O número de parafusos fixando as rodas dos carros tem muito mais a ver com intercambiabilidade. Exemplos claros são o GM Astra, disponível com quatro ou cinco parafusos por roda, e os VW Gol (linha Gol), UP! (linha UP!) e Fox (linha Fox), veículos VW de porte quase idêntico: quatro parafusos / roda nos VW Gol (linha Gol) e UP! (linha UP!) – cinco parafusos / roda nos Fox (linha Fox).
Quem entra em cena, neste caso, são as seguradoras, pois muito intercambio de peças significa-lhes prejuízo: o ladrão rouba um Gol, troca as rodas com um Fox, etc., etc., e assim por diante.
É óbvio que, mediante conceito, quem determina quantos parafusos devem fixar as rodas é a Engenharia. Mas, em Engenharia há coeficientes (margens) de segurança “ultrapassáveis” (entre aspas), onde, então, surge o Marketing.
Quando não existe margem para “marketicismos”, o parecer da Engenharia é decisivo, conforme o caso dos Willys – Renault – Ford, brilhantes no aspecto com apenas três parafusos / roda: no Brasil, Renault Dauphine, Gordini, 1093 (Willys – Renault), Corcel (linha Corcel da Ford – Willys, depois rebatizada somente por Ford).
Do contrário, um parafuso a mais ou a menos fixando a roda pode ser só mero detalhe desimportante.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de julho de 2020

PARAFUSOS x RODA

– falta assinar –
Engº MSc Rodrigo Otávio Aragão MARTINIANO Ferreira.

O número de parafusos fixando as rodas dos carros tem muito mais a ver com intercambiabilidade. Exemplos claros são o GM Astra, disponível com quatro ou cinco parafusos por roda, e os VW Gol (linha Gol), UP! (linha UP!) e Fox (linha Fox), veículos VW de porte quase idêntico: quatro parafusos / roda nos VW Gol (linha Gol) e UP! (linha UP!) – cinco parafusos / roda nos Fox (linha Fox).
Quem entra em cena, neste caso, são as seguradoras, pois muito intercâmbio de peças significa-lhes prejuízo: o ladrão rouba um Gol, troca as rodas com um Fox, etc., etc., e assim por diante.
É óbvio que, mediante conceito, quem determina quantos parafusos devem fixar as rodas é a Engenharia. Mas, em Engenharia há coeficientes (margens) de segurança “ultrapassáveis” (entre aspas), onde, então, surge o Marketing.
Quando não existe margem para “marketicismos”, o parecer da Engenharia é decisivo, conforme o caso dos Willys – Renault – Ford, brilhantes no aspecto com apenas três parafusos / roda: no Brasil, Renault Dauphine, Gordini, 1093 (Willys – Renault), Corcel (linha Corcel da Ford – Willys, depois rebatizada somente por Ford).
Do contrário, um parafuso a mais ou a menos fixando a roda pode ser só mero detalhe desimportante.
. . . . .

Avatar
Marinella Della Negra 22 de maio de 2020

Ecelente

Avatar
Deixe um comentário