Vai sair com o carro? Siga essas três regras ‘de ouro’!

Você já liga o carro e sai com ele sem nem pensar muito no que deve fazer? Atenção: será que você está tomando todos os cuidados antes de ir para a rua

Ligar o carro
Três regrinhas simples antes de ligar o carro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/06/2021 às 15h01

Vamos conferir se você faz mesmo tudo certinho na hora de sair com seu carro? Por incrível que pareça, tem muito motorista que não segue as regrinhas básicas.

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Segundo ponto: quando você liga a chave, você olha se as luzinhas todas de alerta se acenderam? Se alguma não tiver acendendo na hora que você liga o carro antes de ligar o motor, é sinal de que ela está com mal contato, ou que está queimada, e ela não vai acender na hora que for necessário te alertar para alguma coisa. Então, tem que conferir as luzes antes de virar o arranque.

Apertar a embreagem

Mas antes de virar o arranque tem uma outra coisa. Você está lembrando de apertar o pedal da embreagem? Ah, para quê? Você apertando o pedal da embreagem primeiro, e menos importante, você está desacoplando o motor da caixa de marchas e você está poupando um pouco do motor de arranque, da bateria, do alternador.

Mas o mais importante é a segurança: vai que o carro não esteja em ponto morto e você se enganou? Aperte a embreagem! Aliás tem carro que você só vira o arranque se tiver apertando o pedal da embreagem.

Precisa esquentar o motor?

Muito bem, o motor funcionou? Espere uns 30 segundos enquanto ajusta o cinto, o espelho e aí você pode sair com o carro – sem acelerar muito. Enquanto a temperatura não chegar próximo do ideal, não vá acelerando fundo, poupe o seu motor, porque a lubrificação ainda não está completa.

Não é necessário esquentar o motor, como muita gente faz: três, quatro, cinco minutos. Bobagem! Quem vai gostar muito disso é a petroleira, o dono do seu posto. Está jogando gasolina ou etanol fora.

Trinta segundos! Saiu sem acelerar muito, para poupar o motor. Depois que a temperatura chegou no ideal, pé embaixo, senta a pua, que o Brasil é nosso!

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12 Comentários
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PAULO RENATO 14 de junho de 2021

AUTOPAPO, INFORMAÇÕES SEMPRE VALIOSAS PARA QUEM USA CARRO. FRATERNO ABRAÇO, BORIS.

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Giba 10 de junho de 2021

O ato de não concordar com alguma informação, não justifica a agressividade e falta de civilidade para com outra pessoa. Outro detalhe: ler é uma coisa, interpretar corretamente o texto é bem diferente.

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Antonio 10 de junho de 2021

Oi Boris, tenho uma scooter dafra cityclass e pelo óleo de motor ser extremamente caro, passei a mais de um ano, a usar óleo para veículo a gasolina nas mesmas especificações, nunca deu nem um trabalho, estou fazendo o correto?
Oleoda moto custa $70, o mesmo óleo com exatamente as mesmas especificações para carros a gasolina $31
Obrigado ??????????

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RuyJr 9 de junho de 2021

Bóris, não ligue para “os Diogos” ! Eles não sabem o que dizem ! Queremos ouvi-lo, sim ! Não é sempre q temos um tamanho volume de conhrcimento e experiência tão gentilmente cedido, a título gratuito !
Obrigado.

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Diogo 7 de junho de 2021

Quanta bobagem… que tal se aposentar e curtir um pouco a vida, Bóris?
Se alguma “luzinha” não acender, é sinal de problema…. ora… se ela não acender você não vai saber que ela não acendeu. Duvido que alguém saiba quantas “luzinhas” têm no painel e quantas tem que acender. E mais, se preocupe com as que permaneceram acesas, isso é mais importante.
Não seria uma regra de ouro verificar se o câmbio não está engrenado, como se ensina até nas auto-escolas? Isto é básico.
Pisar na embreagem para evitar que ocorra um acidente é burrice. Você tem que ter a certeza que o carro está desengatado, e isso sim, é uma regra de ouro.
A regra certa é: Confira se o freio de estacionamento está acionado e o câmbio desengatado antes de dar a partida.
Bóris, não estamos mais na época do Fusca. A lubrificação do motor é imediata hoje, além que de o óleo já deixa uma camada nas partes de atrito justamente para essa função. Se fosse assim, mesmo sem acelerar o motor ele já ficaria danificado. Se atualize, meu caro !!!!
Nas regras básicas antes de sair com o veículo, nada de verificar os ajustes dos espelhos ou de colocar o cinto???
Olha… parece que você anda fazendo os seus vídeos apenas por fazer, com a maior má vontade do mundo….

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Dower Leal de Moura 7 de junho de 2021

Comentário deselegante e desnecessário. E não sou defensor do criticado.

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Adalberto Ribeiro 7 de junho de 2021

Comparando suas críticas com as dicas do Boris,ainda prefiro as dicas do Boris.

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Igor 7 de junho de 2021

Esse Diogo não entendeu NADA das duas primeiras regras. O autor deixou claro que as luzes se acendem apenas quando se gira a chave a primeira etapa (fase da bateria) e onde todas as luzes do painel devem se acender (independente se o componente a que cada uma delas representa esteja danificado ou não). Se uma delas não se acenderem, já demonstra que elas podem estar queimadas ou com mal contato. E aí quando o carro estiver DE FATO ligado e o problema do componente ao qual a luz queimada representa começar a dar problema, o condutor não irá saber.
Segunda regra fala da importância de aliviar o motor de arranque, a caixa de marchas e os componentes elétricos, e de QUEBRA caso a pessoa se esqueça da marcha engatada. Só que o asno aí não sabe interpretar texto e entendeu tudo errado.

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Lioon 8 de junho de 2021

… e ainda MAL contato, onde deveria ser MAU contato… tsc tsc

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Leandro 7 de outubro de 2021

Vem destilar ódio na internet e ainda fala bobagem. Sorte sua que com certeza o Bóris tá curtindo a vida dele e os carros dele e não vai perder tempo lendo isso.

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Daniel Gustavo Gregole 7 de junho de 2021

Bacana!!! Desde que li sobre um motorista portugues, que rodou 1 milhao de km com sua Mercedes Benz, se ter problemas de motor, e uma das dicas dele era essa, deixar o motor funcionar um pouco antes de sair, adotei essa pratica rs… Vai que chego la kkkkkkkk

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Giovanni 7 de junho de 2021

Essas são uma ótima dicas , realmente muitos não fazem isso, eu sempre aqueci o meu carro

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