Onix 2017 LTZ : hatch é seminovo valorizado e com bom custo-benefício

Automóvel mais vendido do país desde 2015, o Onix tem grande oferta no mercado de usados e, por isso mesmo, preços atraentes

Carro que vende bem tende a repetir o sucesso entre os seminovos, apesar de requerer cuidado na hora da compra. Automóvel mais vendido do país desde 2015, o Onix tem grande oferta no mercado de usados e, por isso mesmo, preços atraentes e poder de barganha para o comprador. Com menos de R$ 50 mil é possível comprar o Onix 2017 LTZ, a sua versão mais completa, com câmbio automático.

Avaliação do Onix 2017 LTZ – notas de 0 a 5 nos seguintes requisitos:

Característica Nota
Desempenho 3 ★★★☆☆
Espaço interno 3 ★★★☆☆
Equipamentos 3 ★★★☆☆
Segurança 1 ★☆☆☆☆
Liquidez 4 ★★★★☆
Pós-venda 4 ★★★★☆

O Onix 2017 LTZ 1.4 AT 2017 já vem com a reestilização de meia vida, o que deixa algumas peças de reposição externas com preços um pouco altos para o segmento de compactos, como farol e lanterna. Mas a manutenção é bem competitiva, tanto nos valores das revisões com preço fixo, como no custo de componentes mecânicos.

CHEVROLET ONIX 2017

Cesta de peças do Onix 2017

Peça Preço
Jogo com 2 amortecedores traseiros R$ 591,26
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras R$ 242,44
Bomba de combustível R$ 1,251,89
Jogo com 4 velas R$ 81,18
Farol dianteiro direito (conjunto) R$ 1,459,35
Lanterna traseira esquerda (conjunto) R$ 790,70
Retrovisor externo esquerdo R$ 451,80

Além disso, o Onix 2017 LTZ inclui a eficiente central multimídia MyLink com espelhamento de smartphone, Bluetooth e entrada USB. E também o sistema de auxílio em tempo real da GM, o OnStar, que faz desde reservas de restaurantes até chamadas de emergência (bom lembrar que o serviço tem custo mensal).

O Onix LTZ 2017 traz o trivial em equipamentos. Ar-condicionado, direção elétrica, trio com comandos elétricos dos vidros nas quatro portas, regulagens de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo, encosto traseiro rebatível, rodas de liga leve aro 15” e faróis de neblina. O acabamento da configuração tem detalhes cromados, bancos com revestimento mais caprichado, porém o padrão é simples de maneira geral.

Na parte de segurança, o Onix 2017 deixa a desejar e não vai muito além dos obrigatórios airbag duplo e freios com ABS. O Onix LTZ é equipado com monitoramento da pressão dos pneus e sensor de ré, além das funções de emergência do OnStar.

Deve Isofix e encosto de cabeça e cinto de três pontos centrais – que só vieram na linha 2019. Nos testes do Latin NCAP de 2014 conseguiu duas estrelas na proteção para adultos, mas zerou nas avaliações no fim de 2017, já com novos padrões.

Com motor 1.4, o Onix 2017 é um carro bem honesto e eficaz para o dia dia, principalmente na cidade. O motor 1.4 do Onix conhecido GM Família I, mas com um trato que lhe rendeu o sobrenome Eco, o que consiste em pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves, além de remapeamento eletrônico, o que deixou o carro 18% mais econômico, segundo o fabricante.

Avaliamos o Chevrolet Onix. Veja o vídeo!

Consumo

Pelos testes do Inmetro, o Onix LTZ AT 2017 obteve médias com etanol de 7,9 km/l na cidade e de 9,6 km/l, na estrada. Já com gasolina, o consumo urbano ficou em 11,7 km/l, enquanto o rodoviário, 13,9 km/l. Desta forma, o compacto levou nota máxima A na categoria, B no geral e o Selo de Eficiência Energética do PBEV.

Preços de revisão do Onix 2017 LTZ

Km Preço
30.000 km R$ 648
40.000 km R$ 468
50.000 km R$ 412
60.000 km R$ 992
70.000 km R$ 392
80.000 km R$ 488

No desempenho, o rodar do Onix 2017 é um pouco menos áspero e as arrancadas são competentes para o modelo. A caixa automática de seis marchas faz mudanças ágeis na maior parte do tempo e o Onix evolui sem grandes esforços. As retomadas é que carecem de respostas ágeis do câmbio e mais força em giros baixos. Mas após os 60 km/h, o carro deslancha.

CHEVROLET ONIX 2017

A posição de dirigir do Chevrolet Onix é bastante funcional, apesar da amplitude do ajuste do volante ser limitada. Os comandos ficam ao alcance das mãos, a visibilidade do motorista é eficiente e o espaço condizente para o segmento de compactos – na medida para levar quatro adultos.

O isolamento acústico do Onix LTZ é eficiente até os 90 km/h. Já a suspensão tem acerto que privilegia o conforto e filtra bem as irregularidades sem ser molenga demais. Nas curvas mais fechadas, o Onix tem leve tendência a sair de frente e a carroceria torce além do desejado. Mas nas retas na estrada a direção mostra certo peso e obediência.

  • Legal: posição de dirigir, custo/benefício, acerto da suspensão
  • Ruim: itens de segurança e retomadas de velocidade

Fotos Chevrolet | Divulgação

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Comentários

  • vou compra um ate novembro

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  • ONIX PODE SER BOM DE COMÉRCIO , MAS RUIM DE SEGURANÇA PARA OS PASSAGEIROS .

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