Perua esportiva: 6 modelos para levar a família em alta velocidade

Entre modelos antigos e novos, estas peruas unem o espaço interno generoso a um motor possante debaixo do capô

alfa romeo 156 sporwagon gta 2001
Por Bárbara Angelo
Publicado em 28/12/2019 às 14h00

Em época de SUVs, quase não se vendem mais peruas no Brasil. A configuração que fez sucesso na década de 1990 já teve muitas variações interessantes. Uma delas é a perua esportiva, que combina o espaço extra na traseira com um motor violento debaixo do capô.

Audi RS Avant, uma perua esportiva e alemã

audi rs6 avant

Exemplo que não pode deixar de ser mencionado é a linha RS da Audi, que conta com diversos station wagons. Uma dela é a RS 6 Avant. O novo modelo tem motor TFSI biturbo capaz de produzir 600 cv e 81,6 kgfm de torque entre 2.100 rpm e 4.500 rpm.

Com ele, vai de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. Essa perua esportiva ainda vai chegar ao mercado brasileiro, no último trimestre de 2020.

E ela também tem uma irmã em terras tupiniquins, a RS 4 Avant, com motor V6 2.9 que desenvolve 450 cv de potência e 61 kgfm de torque. Nós já demos uma voltinha nela, e confirmamos que é um esportivo disfarçado de carro de família, como você vê no vídeo acima.

Alfa Romeo 156 Sportwagon

alfa romeo 156 sporwagon gta 2001
Versão GTA tinha motor V6 de 250 cv (Alfa Romeo | Divulgação)

No passado, a Alfa Romeo também vendeu uma perua esportiva no Brasil, a Sportwagon, baseada no sedã 156. A SW foi lançada em 2000 com um design equilibrado que colecionava elogios.

Curiosamente, o porta-malas era menor que o do irmão, tendo 360 litros de capacidade. Em 2001, aparecia a versão GTA, com opção de câmbio automático e motor 3.2 V6 de 250 cv.

Perua Maverick

perua maverick: Em época de SUVs, quase não se vendem mais peruas no Brasil. A configuração que fez sucesso na década de 1990 já teve muitas variações interessantes. Uma delas é a perua esportiva, que combina o espaço extra na traseira com um motor violento debaixo do capô. <iframe src="https://www.youtube.com/embed/YcLT20rSeLk" width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen="allowfullscreen"></iframe> <h2>Audi RS Avant</h2><div class=

Também no passado brasileiro está uma perua esportiva adaptada sobre a base do Maverick pela concessionária Souza Ramos com aprovação da Ford. A Perua Maverick tinha espaço seis ocupantes e podia ter qualquer dos motores que equiparam o sedã.

Entre eles, estava o famigerado V8 importado dos Estados Unidos, um 5.0 de 197 cv de potência. Contudo, a motorização apareceu só em algumas das unidades de produção artesanal.

Perua esportiva do Ford Mustang

Esta perua esportiva não chegou a ver a luz do dia, mas teria sido um carro interessante. Ela foi um dos vários estudos desenvolvidos pela Ford nos primeiros anos após o lançamento do muscle car.

Em 1966, chegou a virar um protótipo funcional com elementos de design que, depois, apareceriam em outros veículos da marca. Na primeira geração, o Mustang da época já tinha versões com motor V8 de até 274 cv.

Até a Ferrari já teve perua esportiva

ferrari 456 gt 1996

À maneira da perua do Maverick, a 456 GT Venice foi feita artesanalmente. Mas, ao contrário da primeira, adaptada em certo número para os interessados, a perua da Ferrari foi feita sob encomenda para um sultão de Brunei.

O sultão Jefri Bolkiah fez seu pedido diretamente à fabricante italiana, que tratou de encomendar ao estúdio Pininfarina, parceiro de longa data que fazia quase todos os seus designs, que desenvolvesse a perua esportiva.

E assim ele fez, criando a 456 GT Venice, criada sobre o modelo 456 GT de 1996, um gran turismo, com configuração 2+2. Foram feitas sete unidades, uma exigência do estúdio, mesmo que o sultão só quisesse seis.

O resultado é a perua da Ferrari, uma SW com motor V12 de 442 cv de potência que alcança os 100 km/h em 5,1 segundos e pode chegar aos 300 km/h.

Porsche Panamera Sport Turismo

porsche panamera sport turismo 2017: Em época de SUVs, quase não se vendem mais peruas no Brasil. A configuração que fez sucesso na década de 1990 já teve muitas variações interessantes. Uma delas é a perua esportiva, que combina o espaço extra na traseira com um motor violento debaixo do capô. <iframe src="https://www.youtube.com/embed/YcLT20rSeLk" width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen="allowfullscreen"></iframe> <h2>Audi RS Avant</h2><div class=

Outra tradicional fabricante de carros esportivos, a Porsche tem inovado em sua gama, lançando um SUV e um sedã/cupê, o Panamera. Além da versão normal deste último, a marca também desenvolveu uma configuração com porta-malas extra.

Curiosamente, a Panamera Sport Turismo tem visual mais bem resolvido que o do “pai”, com design shooting brake. Existem diversas opções de motor para a perua esportiva, dos quais o mais potente é um 4.8 turbo que entrega 570 cv.

Com ele, a perua da Porsche na versão Turbo S Executive pode chegar aos 310 km/h.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário