Peugeot 208 elétrico, o e-208 GT, começa a ser vendido no Brasil

Modelo será o top de linha do compacto francês no mercado brasileiro; primeiros 20 compradores ganharão o wallbox para carregar

peugeot e 208 gt amarelo frente em movimento ponte
O Peugeot e208 GT chega como versão esportiva partindo de R$ 244.990 (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 28/09/2021 às 12h27
Atualizado em 11/08/2022 às 16h01

Anunciado junto com o restante da linha há um ano, em setembro de 2020, o Peugeot e-208 GT finalmente foi lançado no Brasil. O modelo é o primeiro carro 100% elétrico da marca francesa a ser vendido por aqui. O preço é de R$ 244.990. Os 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG.

Destaque do modelo é a performance: o motor elétrico entrega imediatamente 26,5 kgfm e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento.

VEJA TAMBÉM:

O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

Autonomia do 208 elétrico

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km.

Como recarregar o e-208

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

Poder de carga: tempo previsto (bateria kW a 80%)

1,8 kW (tomada doméstica) 24h56
11 kW / 22 kW 04h03
7,4 kW 06h02
50 kW 53 minutos
100 kW 30 minutos

Plataforma CMP

O Peugeot 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), que tem como vantagem ser multienergia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite, segunda a marca, manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros), assim como o espaço para os ocupantes.

Para rodar com plena segurança no Brasil, a engenharia local incrementou o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.

As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

Fotos: Peugeot | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 28 de setembro de 2021

250 mil em um Peugeot? Não vale nem que fosse 100% autônomo rs

Avatar
Uhu 28 de setembro de 2021

Vai vender bem

Avatar
Gfd 28 de setembro de 2021

Eu compraria

Avatar
Hihi 28 de setembro de 2021

Carro muito maravilhoso

Ainda tem o pessoal pagando 147 mil num creta kkkkk

Avatar
Hjk 28 de setembro de 2021

Esse novo Creta que chegou o mês passado é uma piada de muito mal gosto de 147 mil com aquele preço vc economiza mais e compra esse 208

Avatar
Hihi 28 de setembro de 2021

Pois é kkkk

Avatar
Gay da hmb 3 de outubro de 2021

Novo Creta=carroça veia

Avatar
Miguel 28 de setembro de 2021

Tá muito barato gostei vale cada centavo ??

Avatar
Juhui 28 de setembro de 2021

Esse carro é sensacional

Avatar
Nome 28 de setembro de 2021

Melhor lançamento do ano

Avatar
Kle 28 de setembro de 2021

É um carro bom

Avatar
Gtd 28 de setembro de 2021

Que carro lindoooooooooooooooooooo parabéns a Peugeot

Avatar
Trty 28 de setembro de 2021

Sucesso de vendas ?????

Avatar
Deixe um comentário