Retrospectiva 2021: as 10 matérias mais lidas no AutoPapo neste ano

Matérias sobre motos, serviços e a saída da Ford no Brasil foram as que mais chamaram atenção dos nossos leitores neste ano

retrospectiva autopapo 2021
Relembre as matérias que mais bombaram (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 31/12/2021 às 16h03

Dois mil e vinte e um foi um excelente ano para o AutoPapo: batemos recordes de usuários e pageviews e nos consolidamos entre os maiores automóveis do Brasil no segmento automobilístico. Claro, os cliques de vocês, nossos leitores, foram fundamentais para que isso acontecesse. E no último dia deste ano, separamos as 10 matérias mais acessada no nosso portal em 2021. Confira.

1. Finalmente, o fim de uma aberração do código de trânsito

A nova legislação de trânsito que passou a vigorar no início de abril, eliminou um dos maiores absurdos do nosso código, que era a pontuação no prontuário para quem se atrasasse ao registrar no Detran a transferência do automóvel.

2. Carros com alto consumo de combustível: veja os 10 mais beberrões

Este ano também foi marcado pela alta dos combustíveis, por isso, quando divulgamos a lista dos carros com maior consumo no Brasil em 2021 ela foi um sucesso. Usamos com o base a lista do Inmetro e pegamos todos os automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs, multivans e monovolumes) fabricados no Mercosul e traçamos quais são os carros mais beberrões. Independentemente de tamanho, carroceria, motor e preço.

3. Novo scooter elétrico Honda tem preço de celular e não exige habilitação

scooter honda u go de frente em movimento

Que tal pagar apenas US$ 475, valor que equivale a cerca de R$ 2.500, por um scooter Honda? Pois é o quanto custa o U-BE, que chega ao mercado pelo preço de um celular.

4. Veja 5 carros que têm alto consumo de combustível e desempenho ruim

“Cavalo que anda, bebe”. Essa frase, associada por longa data ao universo automotivo, evidencia que um consumo mais alto de combustível pode até ser aceitável, desde que existam contrapartidas: desempenho é a principal delas. Mas e quando o carro sorve altas doses e, mesmo assim, é moroso na hora de acelerar?

Pois esses modelos, que provocam arrepios em quase todo o motorista, existem.

5. Ford não lançou 5 carros que poderiam ter salvado as fábricas no Brasil

projeto hatch compacto ford autolatina baseado no gol
Volkswagen vetou projeto da Ford derivado do Gol, na época da Autolatina

Em janeiro deste ano, a Ford encerrou a produção de veículos em Camaçari (BA) e em Taubaté (SP). Em 2019, a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP) já havia sido desativada. A notícia foi um baque para consumidores e para o mercado.

AutoPapo enumerou 5 carros que poderiam ter mudado os rumos da Ford no Brasil. A própria empresa cogitou lançar quase todos eles, em diferentes momentos, mas acabou abortando os projetos por motivos diversos.

6. Troca do tensor simultânea à da correia dentada é pi-ca-re-ta-gem?

ASSUNTO POLÊMICO! Boris criticou a venda casada na troca da correia dentada: nem sempre é preciso trocar o tensor. E, desta vez, embasado por um dos maiores fabricantes dos componentes.

7. Vai acabar a boa vida do Argo e HB20…

A General Motors foi uma das maiores prejudicadas com a crise dos chips. O campeão de vendas Onix ficou meses com a produção parada dando chance aos concorrentes de ocuparem o seu posto. Mas a moleza acabou em agosto, e o Boris comentou.

8. Postos: Fim da malandragem?

Já ouviu falar em bomba baixa? É artifício do dono malandro de posto para faturar desonestamente, fornecendo menos combustível do que o registrado na bomba e cobrado do freguês. Mas esse golpe tem prazo de validade.

9. Troca de óleo aos 5 mil km: picaretagem

A última pi-ca-re-ta-gem do mercado vem dessas oficinas do tipo “troca de óleo”, que “explicam” para o cliente que a fábrica recomenda trocar o óleo do motor aos 10 mil km. Mas aos 5 mil quilômetros se o carro roda em condições severas.

E aí o pessoal da “troca de óleo” se aproveita de que o manual não explica o que vem a ser “condições severas.

10. Conheça as 5 motos mais roubadas nos últimos 6 meses

Com a pandemia e a população em isolamento social, a demanda das empresas de entrega cresceu e o número de profissionais atuantes aumentou cerca de 40% só em São Paulo, segundo o SindimotoSP. Com mais motos nas ruas, além da volta do trânsito à normalidade, o número de ocorrências de roubo e furto acompanhou a movimentação de veículos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário