Revisão de férias e brigar com o sono? Jamais!

Antes de viajar, é importante verificar alguns itens: em casa e no posto, mas nada de cair no papo de algumas oficinas

Fazer revisão do veículo apenas antes de viagem de férias é irresponsabilidade
Carro deve estar sempre em ordem (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/07/2021 às 07h03
Atualizado em 14/07/2021 às 18h28

Revisão do automóvel se faz conforme as recomendações do fabricante que determina prazo e/ou quilometragem. Mas, claro que as oficinas não perdem a chance de um faturamento extra (bom para elas, desnecessário para o dono do carro) apelando para a importância de uma “Revisão de Férias”.

Por falar em férias, está ao volante na estrada e deu a primeira piscada de sono? Não brigue com ele pois você vai perder!

Confira as dicas do Boris em vídeo: 

VEJA TAMBÉM:

Revisão

Não há lógica em levar para ser revisado o carro que já segue o ritmo estabelecido no manual do proprietário. O carro deve sempre estar “no ponto” para viajar. Ou ele só é revisado antes de uma viagem?

Mas claro que, antes de entrar na estrada, deve-se observar alguns itens em casa e no posto.

Verificar todos os níveis

óleo do motor e caixa, sistema de arrefecimento (radiador), fluido de freio e da direção hidráulica, água com shampoo no lavador do para-brisa.

Regulagem especial dos faróis

o carro terá peso extra de passageiros e bagagem. A parte traseira se abaixa e a dianteira se levanta. E, com ela, os faróis, que poderiam ofuscar os carros vindo em sentido contrário. Por isso existe uma regulagem do facho, automática ou manual. Esta pode ser por um comando no painel ou diretamente na parte traseira do farol.

Calibragem dos pneus

O peso extra conjugado com velocidades mais elevadas nas estradas são dois bons motivos para se aumentar sua pressão normal. Os valores de calibragem nesta situação costumam ser mencionados no manual. Caso contrário, aumente a pressão em cerca de 2 a 3 libras antes de entrar na estrada.

Interessante também verificar se há desgaste irregular dos pneus, que podem revelar problemas como estar rodando com calibragem errada ou direção desalinhada. Corrigi-los para evitar excesso de desgaste durante a viagem;

Verificar possíveis lâmpadas queimadas. Na dianteira, traseira e as luzes de alerta no painel.

Peças sobressalentes?

Como os carros agora estão repletos de eletrônica, não adianta mais levar peças sobressalentes pois quase todos os reparos devem ser realizados na oficina, ao lado de um computador. Mesmo assim, tem uma lista de itens práticos que podem evitar aborrecimentos e despesas extras:

  • reparador instantâneo de pneus, um excelente “quebra-galho”   que quase sempre evita de se trocar o pneu na estrada;
  • chave reserva – nos carros modernos, ela leva um chip em seu interior, que dificulta e encarece ser copiada;
  • frasco do mesmo óleo usado no motor. Quem garante encontrá-lo num posto de estrada?
  • correias: você não sabe trocá-las, mas pode sempre aparecer uma boa alma disposta a ajudar…
  • lanterna portátil (ou celular carregado…). Pneu, quando fura, não sabe se é dia ou noite….

Sono: não brigue com ele!

É inútil e extremamente perigoso “forçar a barra” quando surgem os primeiros sinais de sono ao volante. Não brigue com ele pois você vai perder sempre. Encoste no primeiro lugar seguro que aparecer e tire uma soneca de meia hora.

Ela é reparadora e te deixará mais algumas horas atento ao volante. Entrar num posto, lavar rosto e mãos com água fria também ajuda.

Falo disso nessa dica rápida:

Nas férias, carro é outro!

Você dirige sozinho (ou com mais um passageiro) o ano inteiro. Chegam as férias e você leva no carro toda a família mais a bagagem. Ele, que pesava perto de 1.500 kg, passa a carregar quase 2.000 kg. E aí está o perigo, pois o motorista não percebe que está – na prática – dirigindo um outro automóvel.

Que não tem o mesmo poder de frenagem, perde em estabilidade e demora (perigosamente) mais para ultrapassar nas estradas. Fora a autonomia, também prejudicada: não valem mais as contas do consumo de combustível, muito maior que o habitual.

Luzes: seja respeitoso!

luz traseira neblina bh andre almeida

Muitos motoristas na estrada são suficientemente educados para abaixar os faróis ao cruzar com outro veículo. Mas isso não é tudo: a maioria mantem faróis altos ao se aproximar de outro carro e perturba o motorista que vai à frente, pelo espelho retrovisor.

Outro absurdo é o motorista desrespeitoso que liga o farol de neblina traseiro em noites enluaradas. Ele tem maior intensidade exatamente para sinalizar o carro em condições de baixa visibilidade, como chuva ou neblina. Caso contrário, ele prejudica e ofusca quem vem atrás.

E também o pisca-alerta que só deve ser acionado numa emergência: ao parar no acostamento ou reduzir a marcha e parar na pista devido ao trânsito engarrafado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 10 de julho de 2021

O que mais eu vejo eh esse novo chevrolata onix com o farol de neblina traseiro acesso durante o sol de meio dia e noites limpas aqui em recife, acho que os motoristas sao tao limitados que nem sabem pra que serve aquelinha ‘luzinha’… E acaba incomodando bastante quem vem atraz… A chevrolata deveria explicar pra que serve as estes pobres motoristas sem nocao na propria concessionária antes de entregar a chave… Pois incomoda bastante quem vem atraz.

Avatar
Marcello 10 de julho de 2021

Só faltou lembrar que, depois de voltar da viagem, é necessário voltar à calibragem normal dos pneus e a regulagem dor faróis para o peso normal do veículo.

Avatar
Comentarista 10 de julho de 2021

O velho motor a combustão sempre deu trabalho desde que foi inventado há mais de 130 anos. Esse tipo de motor pouco eficiente e trabalhoso pra manter em perfeitas condições já era pra ter virado peça de museu há tempos. ?
Os carro elétrico já era pra estar dominando o mercado mas só agora começam a aparecer timidamente.

Avatar
Mister Gasosa 10 de julho de 2021

Está indo Pará uma cidade que não conhece, então antes de abastecer peça indicação de posto em hotel ou restaurante que frequentar, pois combustível batizado pode te deixar na mão. Já vi relatos de travar bico injetor e o risco é quebrar o motor devido a calço hidráulico.

Avatar
Fernando B 10 de julho de 2021

Essa dica é boa mesmo. E caso não tenha nenhuma resposta, pare em postos bandeirados e com valor de combustível de acordo com o que vc viu no seu posto de confiança, pois cidade estranha e posto com combustível abaixo do valor “de mercado” = certeza de abacaxi. Ou será surrupiado na quantidade ou receberá metanol e solvente a níveis absurdos

Avatar
Mister Gasosa 10 de julho de 2021

Exatamente! Muito boa a sua observação!

Avatar
Deixe um comentário