Como regular os retrovisores corretamente e sem ponto cego

Muita gente não ajusta os espelhos do modo adequado, o que pode reduzir o campo de visão em até 40%, comprometendo a segurança

Como ajustar retrovisor direito
Retrovisor com ajuste correto (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 14/08/2018 às 08h30
Atualizado em 01/06/2020 às 12h10

Regular os retrovisores do carro é algo bem simples, mas de extrema importância. Afinal, são eles que permitem que o motorista visualize veículos ou pedestres localizados em seus flancos ou na sua retaguarda, nos chamados pontos cegos. Vamos ensinar a ajustar o retrovisor corretamente.

Como regular os retrovisores

A regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. “O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro”, explica o coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, Alessandro Rubio.

Ou seja, os motoristas que regulam os retrovisores de modo a mostrar grande parte das laterais do veículo estão aumentando os pontos cegos e, consequentemente, reduzindo a visibilidade e a segurança.

Vale lembrar que o retrovisor do lado esquerdo, mais perto do motorista, costuma ter a lente plana, enquanto o do lado direito, próximo ao carona, é geralmente convexo ou biconvexo.

“Essas diferenças são para melhorar o campo de visão do motorista. Espelhos convexos geralmente são utilizados para que o campo de visão seja ligeiramente ampliado”, explica Rubio. Por isso, os objetos mostrados pelo equipamento do lado direito costumam estar mais próximos que os vistos pelo lado esquerdo.

Como regular o retrovisor: passo a passo

  1. Sente-se no banco do motorista, na posição habitual na qual dirige
  2. Coloque o espelho retrovisor todo para fora
  3. Traga o espelho retrovisor lentamente para dentro até aparecer parte da traseira do carro (veja 1ª foto)
  4. Repita a operação no outro espelho retrovisor

Importância de regular o retrovisor

Antes de mais nada, é preciso destacar que não dar a devida atenção a esse equipamento pode trazer sérios riscos à segurança: “Regulando os retrovisores laterais de forma inadequada, ou seja, com grande parte do veículo sendo visível no espelho, você pode aumentar a área de ponto cego em até 40%, o que pode ser crucial para evitar um acidente”, explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre.

“Os espelhos retrovisores auxiliam o motorista a enxergar áreas que não podemos ver diretamente com os olhos, e, com uma regulagem adequada, eles reduzem significativamente os pontos cegos ao redor do veículo. Essa regulagem adequada pode tornar visível, por exemplo, uma motocicleta, que não seria notada pelos retrovisores quando esses estão mal-regulados”, prossegue Rubio.

Recursos que auxiliam retrovisores

Alguns modelos de automóveis, geralmente mais luxuosos, costumam dispor de recursos adicionais aos retrovisores. “Espelhos externos antiembaçante são dotados de aquecimento, que retiram as gotículas de água do vidro e melhoram a visibilidade (essa função é parecida com o antiembaçante do vidro traseiro).

Já os espelhos internos eletrocrômicos são dotados de tecnologia que identifica a intensidade de luz dos faróis do veículo traseiro e ‘escurecem’ a lente automaticamente, diminuindo o reflexo da luz nos olhos do motorista”, pontua o especialista do Cesvi Brasil/Mapfre.

Há ainda o alerta de ponto cego, que por meio de sensores e câmeras, identifica a presença de objetos nas laterais do veículo, que podem estar fora do alcance da visão do motorista, em um ponto cego.

Então, o sistema ativa uma luz, que se acende na lente do próprio retrovisor. Em todos esses casos, o condutor deve manter os recursos ativados para melhorar sua visibilidade.

Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson Santos 15 de agosto de 2018

O espelho externo do lado direito, passageiro, tem sua visão prejudicada quando o veículo tem vidros filmados muito escuro, G5 o causa muitos acidentes, principalmente em dias de chuva.

Avatar
Gustavo 14 de agosto de 2018

Isso já ensinam na primeira aula prática da auto-escola, quem não sabe comproua carta….

Avatar
Murilo Herminio 5 de novembro de 2020

Ou não a tem ainda

Avatar
Antônio 14 de agosto de 2018

Cabe o vídeo prá mostrando

Avatar
Y 16 de maio de 2023

Eu comprei. Todo mundo compra a carta, já que as provas não ficam em.peeguntar o mais essencial.

Avatar
Deixe um comentário