Stock Car: começa mais uma temporada de mentiras na pista

Neste domingo (25), no autódromo de Goiânia (GO), tem início a mais disputada categoria do nosso automobilismo 

corrida de stock car em interlagos
Na categoria, todos os carros são iguais, só muda a 'casca' (Foto: Luís França | Vicar)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/04/2021 às 14h30
Atualizado em 27/04/2021 às 18h56

Para quem gosta de corridas, vale a pena conferir pela TV Band e no SportTV 2 a temporada de Stock Car, a mais disputada prova das pistas brasileiras com carros de sofisticada tecnologia tendo ao volante os melhores pilotos do país, entre eles Felipe Massa, Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr. A temporada começa neste domingo (25) com corrida no autódromo de Goiânia, às 15h10.

A Stock Car é também detentora do troféu da maior mentira do nosso automobilismo ao tentar enganar o público com automóveis que parecem mas não são.

VEJA TAMBÉM:

Começo com Opala

A Stock Car foi criada em 1979 pela GM para destacar seus Opalas. Depois vieram outros carros, outros organizadores e a grande mentira: não eram mais os modelos de produção adaptados para a pista, mas verdadeiros carros de competição fantasiados com carrocerias que procuravam se passar por carros semelhantes aos encontrados nas concessionárias.

Volkswagen, Peugeot, Mitsubishi e Chevrolet afixavam na grade dianteira seu logotipo em automóveis com carroceria de plástico, chassis tubular, motor V8, câmbio, suspensão e freios preparados por sofisticadas empresas especializadas. Não tinham sequer um parafuso do carro original.

chevrolet opala stock car 1979 salao de sao paulo
Opala das primeiras temporadas de Stock Car (Foto: Felipe Boutros)

Deve-se o sucesso da Stock Car ao equilíbrio da disputa, pois os carros são idênticos e os pilotos disputam o pódio palmo a palmo.  A GM voltou em 2017 colocando na pista o Cruze que, dele, só mesmo a gravatinha Chevrolet na grade.

No ano passado, a categoria ganhou novo impulso com a decisão da Toyota em disputar as provas com o Corolla. Uma óbvia tentativa de apagar a imagem de “Vovôrolla” de seu sedã.

Desde então, o público que assiste as corridas é iludido com a ideia de uma emocionante disputa entre carros da Toyota e da Chevrolet que fica só no imaginário: tanto Cruze como Toyota são equipados com motores V8 de 5,7 litros e 550 cv.

Capricho na ilusão de ótica

Para a temporada de 2021, a Toyota caprichou ainda mais na ilusão de ótica: passou a chamar os Corollas de pista com a mesma sigla GR-S de uma versão “esportivada” de seu sedã.

O GR vem de Gazoo Racing, seu departamento de competições no Japão. Mas, no caso do Corolla vendido ao público no Brasil, o GR-S nada oferece, em relação às outras versões, que algumas alterações na suspensão para deixá-lo mais “firme”.

Motor e caixa são exatamente os mesmos e a maior diferença está em sua decoração. O GR-S aplicado nos carros de pista vai deixar os espectadores ainda mais convencidos de encontrar na concessionária Toyota um modelo assemelhado ao de competições.

Em outros países, a Gazoo Racing não brinca em serviço e os Toyotas GR são verdadeiros foguetinhos. Como o Yaris GR vendido na Europa, por exemplo, com motor 1.6 turbo de três cilindros com 260 cv e que faz de zero a 100 km/h em apenas 5,1 segundos.

A rigor, a Stock Car poderia se tornar mais transparente sem apelar para o patrocínio de marcas: ela já conta com apoio de poderosas empresas do setor, como pneus, gasolina e componentes. Além de outras marcas farmacêuticas, de informática, lubrificantes, consórcios, etc.

Veja o vídeo no qual o Boris fala sobre o assunto:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
156 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wagner 21 de novembro de 2021

Meu amigo. Você pode entender de carro mas já vi que de corrida e marketing nada. Sugerir que uma categoria de corridas não dependa de montadoras? Really? Se tem alguém que acha que os carros da pista são iguais aos da loja provavelmente não e alguém que vai comprar um carro deste valor. Há vários exemplos como a NASCAR por exemplo que usam este modelo. Pela primeira vez depois de muito tempo estão usando a carroceria do carro original ao invés de uma bolha. Um trabalho muito bem feito e inteligente por parte da StockCar. Este campeonato só vai crescer.

Avatar
Alvarenga 20 de junho de 2021

A verdade é uma só: No Brasil tudo é dominado por “mafias” ou familias. Automobilismo nào foge a essas regras. Aí o que acontece? O esperto e seus amigos vendem um peixe que muitos do meio compram por burrice ou “amizade”, e com isso monta-se uma industria de transformação ou construção de veiculos de corrida, monopólio e única para todos que quiserem correr. é assim com o Stock, é assim com os Trucks ( que de caminhào de rua nada tem a ver ), é assim até nos Sertões com as gaiolas e preparações. Mafia, mafia, mafia, poucos ganham a vida assim ha décadas.

Avatar
Adriano Bem 9 de maio de 2021

Minha nossa, “reportagem” muito meia boca!
Daqui a pouco o véio vai começar a falar que a F1 também é mentirosa, que não utiliza motores da Honda, Renault, Mercedes….
Qualquer pessoa com sã consciência que vai a uma concessionária sabe que não sairá de lá a bordo de um Corolla Stock Car!

Avatar
Robson 20 de junho de 2021

Acho que não deixaram o veio nem entrar nos carros, ficou magoafo

Avatar
Roberto Silva 27 de abril de 2021

Boris falou tudo. Para os entendidos daqui, parece muito óbvio, mas para diversas pessoas leigas neste país, ali trata-se de GM x Toyota. Boris explanou de forma prática o que realmente é: uma mentira. Agora vão querer “gourmetizar” uma coisa que finge ser o que não é? Impressionante como esse povo tá sensível ultimamente; não podem ler algo “forte” que já choram igual criança!

Avatar
Neco 27 de abril de 2021

Já ouviu falar na NASCAR ?
Sabe a quantidade de torcedores que assistem.
Sabe quantas montadoras estão na categoria ?
Ja viu os carros?

Avatar
Alexandre 27 de abril de 2021

Péssima matéria, classificou a categoria como mentirosa e o leitor como retardado.

Avatar
Fernando Fernandes 27 de abril de 2021

A “Stock-Car Brasil” apenas seguiu uma tendência natural já adotada por grandes competições de turismo internacionais, ou seja, substituiu modelos originais de rua adaptados por modelos desenvolvidos exclusivamente para competições, com estrutura apropriada para tal.. A própria “NASCAR”, categoria que inspirou a versão nacional da “Stock-Car é assim, utiliza modelos próprios de competição vestidos com carcaças que imitam modelos originais de rua produzidos em série.. A diferença é que na NASCAR americana, as montadoras fornecem os motores parciais para as equipes, enquanto que na “Stock-Car Brasil” os motores são fornecidos por empresas americanas independentes, que desenvolvem motores de competição.. Um detalhe: atualmente, os motores que equipam os carros com carcaça de Toyota Corolla, apesar de possuírem as mesmas características técnicas por uma questão de regulamento, não são produzidos pela mesma empresa que fornece motores para os carros com carcaça de Chevrolet Cruze, que por sua vez, são em sua origem, motores GM (5.7 -V8),

Avatar
Edson 26 de abril de 2021

Parabens,materia muito boa clara e de facil interpretaçao…pra quem conhece as pistas e a rivalidade sadia que existe entre as marcas…

Avatar
Ivan B 26 de abril de 2021

Pelo menos as corridas são emocionantes,a pior coisa numa corrida de automóveis é uma única equipe ganhar todas as provas devido a superioridade do equipamento…

Avatar
Bruno 26 de abril de 2021

Péssima reportagem, se quer carros de rua correndo vai tirar racha

Avatar
Ivan 26 de abril de 2021

Eu imagino o tiozão reclamando dos caras no Tour de France oq eles não pedalam Barra Forte kkkkkkk. Véio trouxa.

Avatar
Rosi 26 de abril de 2021

Será que esta matéria quer mesmo denegrir a imagem da Stock Car? Se sim, é lamentável. Título apelativo (e de mau gosto) e matéria desnecessária! A categoria é sensacional e todos (ou a esmagadora maioria) que gostam e assistem, sabem que os carros não são os originais de fábrica.

Avatar
Leandro 26 de abril de 2021

Pra mim ele elogiou a categoria. Só enfatizou que pra quem acha que está vendo o carro original na pista está enganado, pq só tem a aparência.

Avatar
Rosi 26 de abril de 2021

Para mim, a matéria foi muito mal escrita e o título pior ainda. Nunca vi elogiar uma categoria (ou o que quer que seja) chamando-a de mentirosa.

Avatar
Cristiano 26 de abril de 2021

Alguém põe esse velho gagá no asilo faz favor.

Avatar
Fabrício Araujo 26 de abril de 2021

Era melhor o senhor explicar para os que ainda não sabem, que os carros não são originais como na década de 80, que usam o mesmo motor, e outras coisas que as pessoas não sabem. E não escrever dessa forma. Era melhor falar da falta de apoio dos estados, das péssimas condições dos autódromos, veja o exemplo de Brasília. Ficaria mais justo com a categoria.

Avatar
ANTONIO VITOR ULRICH 26 de abril de 2021

Essa matéria é uma grande bobagem. O autor não tinha nenhum conteúdo melhor desta vez, inventou uma ilusão que nem eu, que sou bem por fora, nunca tive.
Vai pra casa e volta com um conteúdo que faça jus ao seu currículo da próxima vez. Tenho certeza que tem muito a oferecer.

Avatar
Fabio 24 de março de 2023

A stock car nunca vai ser interessante só com um motor cada marca deveria levar seu motor aí sim

Avatar
Ivan 26 de abril de 2021

Seguindo essa lógica, NASCAR é uma grande mentira, DTM até o ano passado era uma grande mentira, a V8 Supercars apesar de manter realmente um visual muito parecido com os carros de produção é também uma mentira,TC2000 outra mentira e a maioria das categorias de turismo são uma grande mentira. Tudo é modificado realmente para se fazer uma grande competição automobilística que seja atrativa. Até mesmo esses campeonatos regionais onde os caras pegam um Corsinha e andam nos autódromos,os modificam e muito mantendo apenas a carroceria original. Até mesmo os animais que tiram rachas nas ruas modificam seus carros?

Avatar
Antonio 26 de abril de 2021

Esse tal Boris é um velho ultrapassado que não sabe o que fala. Poderia dizer que os carros da Stock não são mais meras bolhas de fibra, que são seus monoblocos originais, que apenas na frente tem um sub chassis não original, que todos sim tem motor V8 de 550 cav, que esses motores tem seus blocos originais de fábrica GM e Toyota, que são equalizados pelos Giafone, enfim. Para escrever sobre o assunto deveria ir na fábrica entrevistar os preparadores. Esse velho é bom para falar de códigos de trânsito de carros de rua modelos básicos , até mesmo porque os mais sofisticados ele não tem pedigree. Agora falar de corridas de automóveis, por favor não perca tempo.

Avatar
Ivan 26 de abril de 2021

O tiozão falou asneiras mesmo.

Avatar
ANTONIO CARLOS DA SILVA 26 de abril de 2021

Mas é muito sem graça. Parecem motoristas de táxi fazendo racha.
Kkkkkkk

Avatar
Cristhiano 25 de abril de 2021

Qualquer pessoa que conhece automobilismo sabe que nada ali é original além da bolha e que pelo menos poucas coisas que cada equipe pode ter de diferente em relação as outras equipes, de resto é igual pelas equipes

Avatar
Lincoln Viana 25 de abril de 2021

Tudo na vida evolui. Até mesmo a forma de vender automóveis. Os carburadores evoluíram para a injeção; motores a combustão logo serão elétricos… Lógico que a GM e a Toyota usam seu know-how em seus carros. É isso é que vende seus automóveis. Boris foi desrreipeitoso com a categoria.

Avatar
Jean Monteiro 25 de abril de 2021

Gente, mas não é surpresa para ninguém que os carros não são originais. Realmente alguém achava que motor 2.0 e suspensão para carro de passeio teriam as performances que vemos nas pistas? Fala sério…

Inclusive se procurar um pouquinho no youtube, pode se encontrar materias do auto esporte e esporte espetacular, mostrando o carro por dentro, com o piloto guiando e explicando como funciona o carro.

Esse Boris gosta de escrever matérias sensacionalistas e levar o crédito sobre coisas irrelevantes.

Avatar
Ivan 26 de abril de 2021

Concordo totalmente. Não esperava tanta ignorância de quem é do ramo automobilístico. Uma das categorias de turismo mais fantásticas que já existiu a primeira DTM depois ITCC eram carros de totalmente modificados para competição. Imagina Cruze de fábrica e Corolla de fábrica acelerando seus poucos cavalos nas pistas. Seria horrível.

Avatar
Victor 25 de abril de 2021

muito boa está explicação, eu não sabia disso,é uma super mentira colocar os logotipos das montadoras, tremenda sacanagem, tremenda enganação.
Parabéns pela matéria

Avatar
FancidcoRogerio 25 de abril de 2021

Kkkkk. Como dizia Umberto Eco:
A internet deu voz à im bando ds imbecis tabas rasas.
Pretem atenção no sequer que o mestre esta ruminando turma taba rasa.

Avatar
FancidcoRogerio 25 de abril de 2021

Mestre falou…acabou. Além de tudo desmotivante para nós público.

Avatar
MARCELO DE FREITAS PICASSO 25 de abril de 2021

Com todo respeito, já deu seu tempo Sr Boris, se até hoje não sabe que às ” bolhas ” Corolla e Cruze são apenas marketing acho melhor ir pra Ana Maria Braga fazer fofoca da vida alheia, seu comentário é no mínimo irresponsável falando em mentira numa categoria que dá orgulho pra quem gosta de velocidade.

Avatar
Rodrigo Tauro 25 de abril de 2021

Como o editor da AutoPapo autoriza uma publicação dessa??

Avatar
Celso 25 de abril de 2021

Como engenheiro fico pasmo com as besteiras escritas, o que você falou vale para 40 anos atrás nos primórdios da stock car, com os carrinhos de brinquedos que temos hoje, com os motorzinhos de brinquedo de hoje, só usando muita criatividade para ter carros de corrida de verdade. Você com engenheiro deveria saber, e não ficar desmerecendo o que os outros fazem, se analisar friamente a stock car é a mesma coisa, só uma bolha em cima de um chassis, projetado por engenheiros muito mais competentes que você. Pense antes de escrever.

Avatar
Antônio 26 de abril de 2021

Parece- me q Uol é do grupo Globo. enquanto a Globo detinha os direitos sobre esse esporte, só faziam elogios. Agora q outra emissora assumiu a categoria passam a menospreza-la com artigos dessa natureza. É a Globo sendo Globo…..

Avatar
Dan Bertelli 25 de abril de 2021

Continuo falando, brasileiro come lavagem, paga preço de filé mignon e arrota caviar… Fake country!

Avatar
Jailson 25 de abril de 2021

Moço tu é engenheiro e sabe que nada ali é o próprio carro e motor. Até a gente sabe TB. Todo mundo sabe que são carros modificados. Mas querer desmerecer a categoria já é demais. Vc foi infeliz demais nesse artigo. Apaga essa vergonha moço kkkkk

Avatar
Fernando Luis 25 de abril de 2021

Eu só posso crer que o objetivo do autor foi justamente gerar comentários de “indignação” por quem conhece algo de automobilismo, com intenção de gerar dissonancia e consequentes comentários discordantes ( como uma experiência psicológica ou social…). Se foi mesmo isso, me pareceu, para dizer o mínimo, algo bobo, jornalisticamente vazio, conceitualmente irrelevante, e meio pobre até como “diversão” ou coisa do genero. Agora, caso tenha sido proposta “a sério” essa “reportagem”, aí ficaria pior ainda, pois demonstraria total falta de conhecimento e vivência no assunto ( o que não me parece ser o caso desse jornalista, torcendo eu aqui para que o mesmo esteja em pleno gozo de suas faculdades intelectuais…). Por fim, de qualquer forma, foi algo “lastimável” e praticamente sem aproveitamento real…o que salva é ler os comentários de “revolta” (isso sim é bem legal!)…rs

Avatar
Amilcar 25 de abril de 2021

Deve ser o primeiro ano que o Sr.Dan Bertolli está acompanhando a Stock Car, porque já faz tempo que os carros sarros da categoria são assim.

Avatar
Ricardo 25 de abril de 2021

Não precisava humilhar o coitado assim não ksksksks (fiquei até mais inteligente lendo seu comentário kkk)

Avatar
Cesar 25 de abril de 2021

Que textozinho mal caráter e tosco hein, apenas para se chamar a atenção.

A propósito, a Toyota utiliza motor de fabricação própria, aliás, a Chevrolet apoia a categoria a anos, não apenas a partir de 2017.

Próxima vez tente algo positivo ressaltando coisas boas, ou faça uma crítica realmente construtiva, automobilismo no Brasil já é difícil de mais pra ter artigos desse tipo de qualidade por aí

Avatar
Claudio 25 de abril de 2021

A tal “mentira” não é nenhuma novidade… Acredito que a maioria do publico (com a excessão do meu filho de 7 anos) já sabia do teatro!

Aliás, não faz muita diferença para o show, afinal, a nossa Stock é muito mais divertida e interessante do que a maioria de outras provas, inclusive a própria Fórmula 1 (essa é farsa). Mas essa é uma conversa que a maioria do público ainda não esta preparada para ter!

Avatar
José Antônio Amorosino Júnior 25 de abril de 2021

Descupe mas fazer um comentário dessa espécie, tras incredibilidade ao autor, uma vez que mostra não conhecer a história do automobilismo, não saber como funciona a Nascar, por exemplo, e principalmente, desconhece a necessidade do esporte de um aporte financeiro, que vem das montadoras envolvidas e que ostentam seus logotipos nas carrocerias dos veículos, e sustentando o evento.

Avatar
Remulo Lemos 25 de abril de 2021

Boris,a Toyota anunciou um motor seu,com origem nos EUA.Em 21 só teremos o Small Block da GM?Tudo bem ,na NASCAR temos motores da Ford,GM e Toyota ;no mais o conceito é quase igual o nosso.Voce foi muito rigoroso,estamos muito bem.

Avatar
Ricardo Mallio Mansur 25 de abril de 2021

MENTIRA POUCA É BESTEIRA…
Anos antes da GM se interessar pelo sonoro nome “Stock Car” e oficializar seu 1° campeonato, a categoria já existia e era sucesso de público, assim como os fuscas D3 na nostálgica época, início dos anos 70.

Avatar
Marcelo S. Freitas 25 de abril de 2021

Parabéns ? eu não espero nada do Massa.
Esses patrocinadores, estão perdendo dinheiro.
Esse cara não ganha nada de corrida

Avatar
Adilson de Paiva Grillo 25 de abril de 2021

Boa tarde, também não gosto dele!

Avatar
Victor 25 de abril de 2021

tbm acho

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

A ideia utilizada no Brasil desde os anos 2000 é a mesma utilizada na NASCAR desde o ano de 1968.

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Matéria repetindo o que já foi afirmado em vídeo do canal Auto Papo de julho de 2020. Como foi uma das maiores visualizações da época, resolveram requentar o assunto.

Avatar
Carlos Eduardo 25 de abril de 2021

Pronto, e quem não sabe que esses carros não tem nada dos carros de rua??? Que matéria sem sentido…

Avatar
Leocir 25 de abril de 2021

Parece matéria encomendada por alguém que perdeu campo na área esportiva. Por que só agora estão divulgando isso? Quem vê a estrutura do carro já podia imaginar que aí nada e original tipo peneus,rodas, motor,câmbio,velocidade entre outros.

Avatar
Alexandre de Carvalho 25 de abril de 2021

Show este comentário

Avatar
Lucas Bleza 25 de abril de 2021

Já que perdi meu tempo lendo, vou completar comentando… Que matéria ruim… Se serve como dica: Não entrem, não leiam, não comentem… É dar palco pra esse tipo de coisas na internet.

Avatar
Emerson Leandro Kublik 25 de abril de 2021

Lixo de matéria. Se não gosta do esporte não escreve nada. Já moramos no país do circo do futebol onde todos demais esportes e atletas precisam ralar pra sobreviver. Perderam a chance de ficarem de boca fechada.

Avatar
Alexandre de Carvalho 25 de abril de 2021

Única modalidade q ainda assistimos com vontade
Concordo com vc Amigo

Avatar
Sergio Urbani 25 de abril de 2021

Desculpa, sabemos que os veículos da stock não são veículos adaptados dos originais. Então este comentário para denegrir a categoria poderia ser evitado.
Só mesmo um desinformado compraria um veiculo pensando em competir no mesmo nível da stock.
Estes carros servem para competir, para deslocamentos em ruas e avenidas, são outro nível.

Avatar
Dílson Santos 25 de abril de 2021

Nossa puro despeito na matéria .
Por isso o Brasil não tem nada o que tem é desprestigiado .
E aí que são carros preparados ?
Quem não sabe disso que é uma carroceria de fibra ?

Nossa que novidade.

Avatar
Taylor D Mutti dos Santos 25 de abril de 2021

Ora, a Stockcar está bem adequada ao Brasil de hoje onde a mentira e Muitos de seus usuários imperam.

Avatar
Alexandre Pignolat 25 de abril de 2021

Péssima matéria.
Mentira? Todo mundo sabe que não são os carros de rua. Só vc não sabia disso.
Stock Car e Nascar são da mesma forma.

Avatar
Daniel 25 de abril de 2021

Que vida infeliz vc deve ter hein amigo!! Matéria lixo…

Abandona sua profissão…

Avatar
Gilmar Dalsenter 25 de abril de 2021

Parece matéria encomendada pela GLOBOLIXO…só porque perdeu as transmissões televisivas pra Band.
Lamentável essa imprensa tendenciosa.

Avatar
Alexandre de Carvalho 25 de abril de 2021

Não só perdeu alguns esportes como o Chatão Bueno deve estar louco de taiva

Avatar
Pedro Henrique 25 de abril de 2021

Todo mundo sabe que a Stock Car não é o carro fidedigno. Fazer esse tipo de matéria é totalmente irrelevante.

Avatar
João Silvia 25 de abril de 2021

Discordo da ironia. Se quiséssemos ver carros de verdade, de rua, era só legalizar os rachas e transmitir pela TV. Aí teríamos até Kombi competindo.

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Até há alguns anos existia o Campeonato Brasileiro de Marcas, com carros de rua como Cruze, Corolla e Civic. Foi cancelado provavelmente por despertar pouco interesse, mesmo com a presença de pilotos renomados.

Avatar
Ivaniel 25 de abril de 2021

Olá Boris, tudo bem? Não entendi a mentira da qual vc mencionou no título da matéria. Se formos tomar por base a Nascar ou a F1 que incentiva o consumidor a ter um veículo com veia esportiva,a stock está no caminho certo. Se formos nos basear pela tc2000, aí a coisa fica bem diferente com carros baseados nos carros de rua. Não condene as bolhas, elas são tão legais hehehehh

Avatar
Vinicius Trindade 25 de abril de 2021

A Nascar usa isso a anos,ou acha que os carros que correm nos ovais americanos são Mustangs,Camaros, Camry, que rodam nas ruas dos EUA?? Quem escreveu essa matéria não sabe nada de automobilismo.

Avatar
NELIO BIANCO 25 de abril de 2021

Os carros da Nascar não tem tecnologia alguma! Lá é automobilismo raiz ainda câmbio manual 4 marchas, sem telemetria. Ano que vem vai mudar alguma coisa, o câmbio vai sr sequencial e sai as rodas com 5 parafusos para entrada da única igual a stock do Brasil. Todos que acompanham automobilismo estão carecas igual ele de saber que carro de corrida é para corrida e não de passeio. Motores iguais para dar equilíbrio, como não ter a esturura do chássi tubular e dar toda segurança aos pilotos? Boris foi bem infeliz nessa matéria. Elê queria atingir os total leigos no assunto mas os que não gostam de automobilismo nem iriam se preocupar em ler essa porcaria. Pronto falei!

Avatar
Sostenes 25 de abril de 2021

Não concordo com o comentário acima citado, a maioria do público tem o conhecimento que são carros de competição e os modelos e marcas agregam muito na beleza e no gosto de cada um expectador. Muito grosseiro é chamar essa categoria, de a maior mentira e na condiz com a realidade e esse modelo já é usado na Nascar a vários anos.

Avatar
Ederson Nogueira de Souza 25 de abril de 2021

Que porcaria de matéria!

Avatar
Marcos Facuri 25 de abril de 2021

Acho que todos.os.comentarios
Foram.pagos
Pelos.fabricanes.dos.carros
Da
Stock.car apoiados
Pelos.corredores
hahahaha

Avatar
Rainer Duwe 25 de abril de 2021

Essa Stockcar brasileira é uma piada.
Regras ridículas, corridas curtíssimas, tudo é proibido, carros que se desmontam a toa, não yem graça nenhuma.
Corridas de verdade são a Nascar.
Aí sim, velocidade, disputa, regras decentes, e muita adrenalina!

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Aí está se comparando uma categoria financeiramente muito superior a outra. Se tivéssemos uma prova com 5 horas de duração, só o custo com pneus e combustível já esgotaria o orçamento de metade das equipes.
E em termos do que foi dito na matéria, o que se segue aqui é o que a NASCAR adotou na temporada de 1968.

Avatar
Rainer Duwe 25 de abril de 2021

Tudo bem.
É outra realidade.
Mas convenhamos, sair de casa para ir ao autódromo para ver a Stock correr por alguns minutos ou até quase nada, visto que a entrada do Pace car continua valendo o tempo,ê ridiculo, e o profissionalismo é de chorar.
Cada erro que cometem, parece comédia.
E olha que tem semanas entre uma corrida e outra.

Avatar
Claudio Deotti 25 de abril de 2021

Só uma criança pensaria que os carros são iguais aos de rua.
Você poderia nos informar de coisas mais interessantes, sobre chassis, motores, segurança, etc.

Avatar
Márcio fernando 25 de abril de 2021

Eu nunca vi uma propaganda dissendo compre o carro na concessionária, pois ele é igual ao da pista.acho que a STOCK,tem muitas coisas positivas, resgate de pilotos,corrida emocionantes , movimenta nosso parque automobilístico. Faça uma comparação, tem coisa mais chata do que ficar vendo aquela corrida da NASCAR

Avatar
Paulo Edson 25 de abril de 2021

Perdi o meu tempo lendo isso!!!!! Vc acha que quem gosta de carros nunca pecebeu que os carros de pista não tem nada a ver com os carros seria??? Faça – me o favor né..

Avatar
Serra Hoffmann 25 de abril de 2021

De novo? Todo começo de campeonato esse Boris vem com esse mesmo Papinho batido.

É o véio da Havan do automobilismo nacional.

Avatar
Marcos Facuri 25 de abril de 2021

Serra hoffmann=Chico Serra e Ingo HoffmaHn.

Avatar
ANDRIUS MANOEL DE MORAIS 25 de abril de 2021

Meus Deus que título de matéria mais tendenciosa, que escolha infeliz

Avatar
Jose Renato Silva 25 de abril de 2021

Eu acho uma bobagem o pessoal da Stock ficar exaltando que os carros da categoria são os mesmos que os de rua. O ano passado eles chegaram a enaltecer que agora os carros acendam os faróis. Brincadeira um negócio desse….

Avatar
RICARDO LEAL 25 de abril de 2021

Autochato

Avatar
Carango 25 de abril de 2021

Entendi. O que autor da materia quis dizer. É verdade em tese e na pratica. Mas…. Pelo dinjeiro se daz qualquer negocio faze o que

Avatar
Mario 25 de abril de 2021

A Stock car não é uma categoria a ser levada a sério. É um playground de garotinhos ricos que papais bancam

Avatar
mrjairo 25 de abril de 2021

igual todas as categorias no mundo… se vc conhece algum lugar do mundo onde automobilismo é frito por pobres “talentosos” diga aí…

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Perfeito Jairo, nem no kart as coisas são assim.

Avatar
Adriano 25 de abril de 2021

Kkkkkkk… Boa!

Avatar
Adriano 25 de abril de 2021

Obrigado pela desinformação, vou assistir a Stock Car agora… Abraço e vamos conseguir page views por méritos, escrevendo algo de útil. Mentira foi essa matéria.

Avatar
Zeca Pagodão 25 de abril de 2021

Po cara, chatão hein… Cabem outras críticas à Stoco Car,mas essas aí são bobas…

Avatar
Maroli 25 de abril de 2021

Será que foi maconha estragada???

Avatar
Luiz carlos dos santos 25 de abril de 2021

Que papo é esse de “Mentira”?

Avatar
Wendel 25 de abril de 2021

Enganar o público? Desde pequeno sempre foi muito óbvio e visível que os carros de pista são equipados e preparados para as corridas, acredito que ninguém compre um carro acreditando ser um exemplar das provas de velocidade.

Avatar
Erick 25 de abril de 2021

Parece que a maioria das pessoas não entenderam, o erro está no como a categoria se nomeia e se vende, Stock Car, ou seja, seria para ser uma categoria com carros de estoque, vendidos no mercado e não e isso que acontece, simples assim.

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Foi a estratégia adotada pelas NASCAR na temporada de 1968, e como lá deu certo, porque não seguir os mesmos moldes aqui ? Categoria mais disputada acaba atraindo mais público e por consequencia vencendo mais. Basta ver um comparativo com o Campeonato Brasileiro de Marcas.

Avatar
Ciro Margoni 25 de abril de 2021

Noooossa, fui enganado!!! Comprei um Corolla ontem na certeza que estava num stock car. Meu mundo ruiu.

Avatar
Jonathan 24 de abril de 2021

Olha, se o título da matéria tinha o intuito de “queimar” a stock cara, o tiro saiu pela culatra. Nenhuma categoria de carros de turismo no mundo usa os mesmos modelos de pista nas ruas, e nenhuma montadora patrocinadora dessas categorias vende os carros de pista pra passeio. Na verdade, nem poderia. Agora, se você queria criticar as montadoras por não oferecer no nosso mercado nacional melhores opções do que as porcarias que são a grande maioria dos carros em comparação com os mesmos carros vendidos em outros mercados, e ainda por cima cobrarem preços exorbitantes, acho que muita gente concordaria contigo.

Avatar
Adriano 24 de abril de 2021

Eu nunca comento notícias, mas essa aqui merece… Muito infeliz na escolha da manchete e no discorrer do tema. Quem acompanha automobilismo sabe que tudo quanto é categoria é assim, como já visto em diversos comentários aqui. Agora que você já conseguiu suas page views, pode começar a escrever algo com alguma qualidade jornalística, que tem o propósito de trazer informação útil e de qualidade. A stock car merece mais respeito. Mentira aqui nessa matéria foi nos fazer perder tempo lendo, achando que realmente havia algo de mentira. Sr. editor chefe, faça um favor pra os fãs de automobilismo e tira essa desinformação do ar.

Avatar
Fernando 24 de abril de 2021

A Nascar é do mesmo jeito, apesar das bolhas terem formato de veículos Ford, GM e Toyota, não tem nada dos carros originais, Stock car é igual só usam faróis, lanternas, grade e emblema, não tem enganação, são só patrocinadores, quem patrocina quer vender; Não só o título, a matéria toda foi infeliz.

Avatar
Fabrício B. Aguirre 25 de abril de 2021

Nem os faróis, pelo mesmo motivo que pararam de usar retrovisores externos. Em caso de batida poderiam se tornar armas ao serem arremessados.

Avatar
Tiago 24 de abril de 2021

Sério isso, Boris? Precisa pesquisar mais sobre automobilismo, praticamente todas as categorias de turismo são assim, só usam a bolha do carro de passeio para fazer a propaganda, a estrutura é toda diferente para competição!
Ou acha que são que nem esses força livre ou as corridas na terá que têm em SC

Avatar
Eder David Junior 24 de abril de 2021

Triste reportagem. Senhor Boris Feldman, ou você não entende nada de automobilismo, ou tentou um tiro que saiu pela culatra.
Aproveita e replica o mesmo tema para NASCAR e WRC. Basta mudar o nome.
A palavra “mentira” usada na reportagem está mal utilizada (para não dizer outra coisa).
A Stock Car é uma das principais categorias de automobilismo da América Latina. Merecía mais respeito.

Avatar
Opala 24 de abril de 2021

Boris sempre com ódio, revolta e frustrações em suas palavras , acho que pensa que época boa era só a dele . Hora de curar a alma heim .

Avatar
Luciano 24 de abril de 2021

Eu não acredito que perdi meu tempo com uma reportagem dessa!
Sensacionalismo até aqui…

Avatar
Glaydson Boroski 24 de abril de 2021

Acho que toda a consideração que tinha acabou aqui, essa pra mim não é a maneira de falar do esporte automotivo brasileiro de maior importância. Parece aquele meme, visite, fale uma * contraditória, sai a e deixe o povo se engalfinhar…

Avatar
Alexandre 24 de abril de 2021

Cara, não é diferente da Nascar, carros feitos para desempenho em circuitos ovais sem nada do carro original, acho que estamos em vantagem, pois acredito que em uma disputa em circuito misto os carros brasileiros teriam muito mais vantagem, mas em ovais perderia feio. Os carros brasileiros teriam a vantagem de simularem as ruas do dia a dia, com curvas, desníveis e retas, enquanto os Nascar só tem desempenho em ovais feitos de tapete

Avatar
Gustavo 25 de abril de 2021

Na verdade não, o investimento, desenvolvimento e tudo mais da Nascar é muito superior. Inclusive, eles têm provas em circuito misto também e os carros possuem uma tecnologia bem acima da nossa.

Avatar
Edson 31 de agosto de 2022

”pois acredito que em uma disputa em circuito misto os carros brasileiros teriam muito mais vantagem” se for colocar os 2 em circuito misto o da Stock BR até leva melhor, mas em compensação quando se trata de durabilidade por voltas aí é Nascar na certa….outra que no quesito segurança a Nascar goleia a Stock BR fácil, fácil….enquanto lá o piloto entra e sai pela janela pq não há porta e por causa disso investiram numa segurança ativa, o daqui é diferente onde tem porta, mas não tem a tal da célula de sobrevivência que tem na Nascar

Avatar
JPG 24 de abril de 2021

Até lesma pode ter uns pegas. Qualquer corrida tem emoção. Cachorro, cavalo, fusca, pombo, 147, opala, clip, uno, etc….

Avatar
Carlos 24 de abril de 2021

Descobriu a roda.kkkk.todo mundo que gosta de automobilismo sabe disso.

Avatar
Fabiano 24 de abril de 2021

Vc é um senil imbecil ao fazer esse tema “mentira”
Você não sabe nada e não é do cenário atual do automobilismo

Avatar
JPG 24 de abril de 2021

Quer foguete vai pra Nasa.

Avatar
GILBERTO MARTINS DOS SANTOS 24 de abril de 2021

Que matéria tosca! Nascar, DTM e WRC apenas para citar algumas categorias, seguem a mesma fórmula. Da forma que foi colocado até parece que o público pensa que são carros de passeio que disputam tais categorias.

Avatar
WALTER SILVEIRA ALESSI 24 de abril de 2021

Enganar só se for vc que se sentiu pq a maioria sabe,quem segue e acompanha

Avatar
Fábio Augusto 24 de abril de 2021

Triste ver uma pessoa inteligente publicar uma matéria e um vídeo com este baixo nível de qualidade. Fica a impressão de algum tipo de mágoa, vingança, e não de uma matéria jornalística. Ou até mesmo a busca pela fama, de cair na boca do povo, com uma publicação polêmica. Eu teria vergonha de mim mesmo se publicasse algo assim. Mas é aquela história, nós seres humanos não somos perfeitos…

Avatar
AGUINALDO SERRA FILHO 24 de abril de 2021

Péssima matéria, péssimo título, ta precisando chamar atenção.

Avatar
jefferson ferreira 24 de abril de 2021

Quem tá criticando o cara volta pra escola. A gente sabe que não são os modelos de consecionaria…

Mas alguns imaginam que tem sim componentes GM ou TOYOTA ou que existe troca de tecnologia etc.

Avatar
Gabi Silva 24 de abril de 2021

Babaquice desse frustrado Boris, tá sem visualização e resolveu falar abobrinha pra aparecer.

Avatar
Igor GB 24 de abril de 2021

Boa noite
Também acho que poderia ser os carros de verdade da nossa realidade brasileira concordo com Boris sim como era antigamente o melhor da stock.

Avatar
Eddie 24 de abril de 2021

Os organizadores logo vão ter que mudar as bolhas pra SUVs e com nova motorização elétrica 100%.

Avatar
EMERSON 24 de abril de 2021

É verdade alguns fabricantes já não pesquisam mais motores a combustão, logo is elétricos serão a bola da vez

Avatar
Jonathan 25 de abril de 2021

Kkk já tem categorias de suvs elétricos na Europa, o rumo que o mundo do automóvel está tomando, isso vai acontecer breve breve.

Avatar
Roberto Lúcio 24 de abril de 2021

Agora vamos torcer para o Boris ler todos esses comentários e fazer uma reflexão sobre esse infeliz e retrógrado post, para melhorar seu posicionamento sobre essa espetacular categoria esportiva. Lamentável.

Avatar
MILTON DELA TORRE DE PAULA JUNIOR 24 de abril de 2021

Nada a ver essa reportagem.

Avatar
Jailson 24 de abril de 2021

Cara enganar quem raios? Todo mundo sabe que ali os motores são modificados, carrocerias kkkkkkkkkkk. Ninguém acredita que o motor é o mesmo de concessionária não moço kkkkkk

Avatar
Carlos gomes 24 de abril de 2021

Cirreto, fui piloto da stick em 1997 a 2001 correndo com os omega…ai sim…era de verdade.

Avatar
Marco 24 de abril de 2021

Não entendi qual é dessa reportagem…

Avatar
Rene M.Gatti 24 de abril de 2021

Todos que assistem sabem que é somente patrocínio. Que matéria infeliz do Boris rsrsrsrsr… Será que ele está com saudade da Globo?

Avatar
Luis RT 24 de abril de 2021

O Brasil segue a mesma receita da Nascar e diferencia os carros apenas com apliques do Camaro, Mustang e Toyota.
Lá como aqui, a mentira é o maior sucesso.

Avatar
Rainer Duwe 25 de abril de 2021

Mas na Nascar, os motores são de cada fabricante, diferente daqui que é o mesmo motor para todos.

Avatar
Rodrigo 24 de abril de 2021

Kkkkk Boris, acho que tá na hora de “pendurar as chuteiras”.

Avatar
Alaor Neto 24 de abril de 2021

Reportagem tendenciosa!! Stock Car hoje tem vários pilotos com experiência de F1 e F Indy. Carros com 500 cv sem Turbo e pilotagem raiz, que independe da quantidade de grana investida. Pra mim melhor que F1 hoje!!

Avatar
Carlos 24 de abril de 2021

Quando a Globo transmitia não era mentira,mas agora.

Avatar
Marcelo fernandes 24 de abril de 2021

Mitsubishi nu.ca esteve na stock apenas para constar!
Agora o bora,408,corola, fora opala,ômega,Vectra,Astra e agora cruze.
Mitsubishi never!

Avatar
Gustavo Portella 24 de abril de 2021

Teve sim, não me lembro o ano, mas já teve bolha da Mitsubishi sim

Avatar
Marcas Fan 25 de abril de 2021

Foi no Brasileiro de Marcas, junto com Focus, Corolla e Cruze.

Avatar
Adilson Lima 25 de abril de 2021

Mas tem que ser assim mesmo!!!! Os carros tem que ser iguais,imagina se forem diferentes!! Se tivesse um melhor que o outro?? Seria legal assistir as corridas que só um ganhasse? Por isso que os carros são iguais,com bolhas diferentes,para que os pilotos e os mínimos detalhes façam a diferença!! Que vença o melhor piloto!!!

Avatar
Ciro gemelli 25 de abril de 2021

Pesquisa quem foi o campeão em 2006 e 2007 fera!!! Caca bueno com mitsubishi!!!hahaha

Avatar
Jose Antonio Amarante PEREIRA 24 de abril de 2021

Estamos vendo pelo espetaculo dos pegas e pela estrategia na corrida. Ultimamente mais emocionantes q a F1. Carros iguais, estratégias e pilotos doferentes!!Show!!

Avatar
MARCOS R. 24 de abril de 2021

NEGÓCIO É O SEGUINTE…STOCK CAR FOI INICIADA COM UM CARRO DE LINHA, O OPALA, E PRONTO. O REGULAMENTO AUTORIZAVA POUCAS MUDANÇAS, NA SUSPENSÃO QUASE NADA…AS BARCAS TORCIAM NAS CURVAS QUE ERA UMA BELEZA….E PRONTO. O RESTO É ENCHEÇÃO DE SACO….MI MI MI E BLÁ BLÁ BLÁ…

Avatar
Jose antonio 24 de abril de 2021

Se enganam quem não costuma assistir, os trouxas ou os mal intencionados como o comentarista acima. Quem curte conhece a Stock e tudo que acontece em seu entorno.

Avatar
Danilo 24 de abril de 2021

Nossa Sr. Boris, está muito estressado.
Para nós que gostamos de automobilismo, corrigindo, “corrida de carro” é muito legal ver a stock car.
Então pra você a nascar também é uma enganação?

Avatar
Rogerio Welp Trindade 24 de abril de 2021

Não há como não concordar com tudo que o Boris disse.

Avatar
Fernando de souza 24 de abril de 2021

Interessante pois eu não sabia acho que seria legal ter TB umas corridas assim entre os sedans com cada marca apostando no seu carro .. mais assim curto qquer corrida a fórmula 1 me desinteressei depois das palhaçadas de trocas de posições carimbadas pelos babacas Rubinho e Massa que até hoje não me enojam pessoas que são ricas e tem tudo na vida perderem a dignidade e aceitar ser capacho de outros .. certamente não pensaram nas inúmeros brasileiros que torciam fervorosamente por.eles… papelão assim só mesmo Hadad x Lula um professor aceitar ser capacho de um pilantra presidiário .. certamente a mãe dele deve ter ficado orgulhosa !!! Kkkk

Avatar
Diego 24 de abril de 2021

É óbvio que os carros da stock não são com a mesma mecânica dos carros de rua. Não tem nenhuma enganação nisso.

Avatar
Emerson de Oliveira 24 de abril de 2021

Quanta bobagem. A Stock nao vende, e há muito tempo não o faz, a questão do embate entre as marcas. E competição nenhuma de alto nivel no estilo Turismo tem relação direta com os modelos de rua, como ja foi dito nos comentários. Daqui a pouco vai dizer que a F1 é falsa porque Max Verstapen nao corre com motor do Civic, ou coisa parecida.

Avatar
Roland Erwin linz 24 de abril de 2021

Vamos curtir os pegas fantásticos que acontecem nessa categoria,não interessa,se tem bolha de Mercedes ou vê o que importa é que o schow continua emocionando quem gosta,quem faz fofoca disso deveria correr com carrinho de mão com os amigos e deixar a stock var para quem tem nocao

Avatar
Rodolfo 24 de abril de 2021

Perdi tempo, lendo este monte de bobagens.
Nenhum carro de corrida,é igual ao de rua. Nunca foi.
Quando estiver sem assunto, não escreva nada…

Avatar
Carlos Henrique 24 de abril de 2021

É aquela velha estória de todos os esportes, onde tem muito dinheiro o romantismo acaba, é igual casamento, ficou rico troca a velha por duas novinhas na hora….kkkk

Avatar
Ronaldo 24 de abril de 2021

Você é o único que se sente enganado com essa “mentira”. Achei leviano o título.

Avatar
OSMANE 24 de abril de 2021

POXA O BORIS É O ÚNICO QUE SE SENTE ENGANADO!!! O BORIS SENTA NO SOFÁ E CURTI A CORRIDA PORQUE VAI SER MUITO LEGAL, NÃO SE SINTA ENGANADO PQ É SÓ UM SHOW!!!! VC É DO TIPO QUE NÃO GOSTA DE MÁGICA?

Avatar
Deo 24 de abril de 2021

Uai…

Mas o que é a MAIOR CATEGORIA AMERICANA?
DTM?
WRC?

Avatar
Gustavo Portella 24 de abril de 2021

Ninguém é iludido achando que carro de competição tem alguma peça de carro de rua. Todo início de temporada é o mesmo comentario

Avatar
Não importa 24 de abril de 2021

Seja aqui ou nos EUA stock não é mais carro de rua faz tempo e ninguém está mentindo pra ninguém.

Avatar
Lincoln Viana 24 de abril de 2021

Falta de respeito com a competição. Quem conhece automobilismo sabe da mecânica desses carros e assiste pelo show, pela corrida.

Avatar
Reginaldo Francisco dos Santos 25 de abril de 2021

Os comentários do Boris saoy pelo fato de que quando surgiu a stock , e até algum tempo depois , os carros eram os mesmos vendidos nas concessionárias , porém melhorados ,ou seja modificados.Concordo com os comentários. Não é certo a Toyota colocar um nome de Corolla e nem a GM de Cruze num carro V8 ,chassi tubular e tração traseira…

Avatar
Sergio Urbani 25 de abril de 2021

Amigo, a partir do momento que se altera, suspensão escapi, amortecedor, peso etc, os carros já não são os de fábrica.
Os comentários denegrindo a categoria podiam ser evitados.
Boris, você possui matérias muito interessantes para usar um titulo grosseiro como este.
Ta parecendo mesmo textos da globolixo

Avatar
Deixe um comentário