Testamos o Macan GTS: o mais Porsche dos SUVs

Equipado com motor V6 biturbo 2.9 de 440 cv, o Macan GTS tem mais potência que um 911 Carrera e ataca curvas como o sexagenário cupê

porsche macan gts 2022 vermelho movimento
O Macan GTS é a versão mais esportiva do SUV alemão, capaz de acelerar de 0 a 100 em 4,3 segundos (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 07/08/2022 às 12h03
Atualizado em 22/03/2023 às 12h00

Vamos falar de Porsche Macan GTS, o SUV que menos se comporta como um utilitário-esportivo e que oferece números que não o deixa nada a desejar para um 911 Carrera. O modelo é reflexo de uma tendência de mercado global. O consumidor quer comprar SUV e toda indústria passou a oferecer um jipinho.

Aliás, foi um utilitário-esportivo que salvou a marca alemã da falência, há 20 anos: o Cayenne. Mas sem mais delongas, vamos ao Macan GTS, versão mais apimentada desse utilitário de porte médio, que tem preço sugerido de R$ 700 mil.

VEJA TAMBÉM:

A cereja do bolo do GTS está sob o capô. o SUV é equipado uma unidade V6 biturbo 2.9 de 440 cv e 56,1 kgfm de torque. Trata-se do mesmo motor que equipa, por exemplo, o Audi RS5 Sportback.

porsche macan gts 2022 motor v6 biturbo
V6 bitubo 2.9 entrega 440 cv como no primor Audi RS5 Sportback

A unidade é acoplada a uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas PDK, sigla para Porsche Doppelkupplungsgetriebe. Bom, o que você precisa saber é que essa caixa troca marchas de forma instantânea, pois ele sempre atua com a próxima marcha pré-engatada.

Já a tração é integral, sob demanda, mas a prioridade é mandar torque para as rodas traseiras. Afinal, estamos falando de Porsche. E isso é quase que um dogma para eles. Ainda bem.

Números do SUV

Todo esse aparato mecânico dá ao GTS a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A marca declara velocidade máxima de 272 km/h. A gente não duvida.

Por favor, não nos pergunte sobre o consumo. Guiamos esse carro com sua configuração menos eficiente, sempre com motor cheio e sem o menor pudor em maltratar o acelerador. A marca declara 6,3 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. Números bem próximos do que registramos como o RS5.

porsche macan gts 2022 frente vermelho
Apesar do porte de SUV, o GTS se comporta com um esportivo bem mais leve

Mas o que chama atenção nesse Porsche é seu comportamento arisco, muito próximo dos cupês da marca. Isso porque ele conta com suspensão independente com braços sobrepostos no eixo dianteiro e multilink na traseira.

O GTS ainda permite ajustar, não apenas a carga, mas também a altura dos amortecedores. Ou seja, para deixar o carro mais agachado e com mais chão nas curvas.

Curvas e irregularidades da pista não abalam a índole do GTS. E de certa forma, a altura livre um pouco mais elevada impede que ele raspe o fundo o o para-choque em qualquer ressalto na pisa ou pequenas depressões.

Ronco do Macan GTS

Também é possível ajustar o ronco do escapamento. Uma tecla no console ativas as trombetas do apocalipse e se o amigo ativar o modo Sport Plus, ele intensifica tudo nesse Macan.

porsche macan gts 2022 traseira vermelho
Ponteiras quadruplas podem ser ajustadas para amplificar o ronco do motor

Este modo mantém mantém o motor sempre numa rotação mais elevadas, para que o motorista sempre tenha o máximo de torque à disposição. As trocas são alongadas para faixa dos 4.500 rpm.

Testamos o SUV numa pista sinuosa cheia de ladeiras, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Você não tem muita dificuldade e nem precisa ficar trabalhando a caixa, uma vez que é tanta força que ele encara tudo com sem titubear.

Por dentro do Porsche

O interior do GTS impressiona pela qualidade do acabamento. A disposição dos instrumentos é a mesma do Cayenne. A partida à esquerda faz parte da tradição da marca. Herança dos carros que disputavam Le Mans, na época em que os pilotos tinham que correr até os carros e dar a partida. Assim, mão esquerda na ignição e mão direita livre para engatar a primeira.

porsche macan gts 2022 interior
Por dentro o Macan tem interior que segue o padrão do Cayenne e tradições como ignição à esquerda

Mas o que chama atenção é o cronógrafo na parte superior do painel. Esse marcador analógico serve para que seja possível marcar os tempos de volta na pista. Coisas de Porsche.

Assim, depois de subir e descer ladeiras sinuosas, como se Brumadinho foi se fosse Zermatt, o Macan GTS comprovou que um SUV também pode ser mais que um carro da moda e desengonçado. Mas é uma excessão à regra.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário