10 curiosidades sobre carro que você precisa saber

O que a Fiat Multipla, o Monza Clodovil e um gênio da GM que foi preso por tráfico de drogas têm em comum? Eles fazem parte da história automobilística

fiat multipla verde dianteia parado
Para os artistas, era uma obra prima; para o público, era um alienígena (Fiat | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 17/01/2022 às 17h14

Você é craque? Acha que sabe tudo sobre carros? Listamos aqui algumas curiosidades sobre carro que podem surpreender até aos mais bem informados. Indo desde fatos insólitos da indústria nacional a conspirações internacionais envolvendo executivos.

VEJA TAMBÉM:

Confira aqui dez curiosidades do universo automotivo que irão te surpreender:

  • Rowan Atkinson, o Mr. Bean, bateu seu McLaren F1 duas vezes. Nas duas vezes o carro foi restaurado pela própria McLaren. O sortudo ainda conseguiu vender o supercarro para outro milionário por US$ 12 milhões.
  • Eike Batista já se aventurou no universo automobilístico. Ele fundou a JPX em 1992 e o primeiro veículo a ser produzido pela empresa foi o utilitário Montez. O ricaço foi preso no começo de 2017 ano por conta da Operação Eficiência.
  • O primeiro rolê da Ferrari 125 S aconteceu no dia 12 de março de 1947. Esta é considerada a data oficial de nascimento da fabricante italiana.
Conhecer bem o universo automobilístico inclui saber que Eike Batista já fundou uma fábrica de carros e que Clodovil já deu origem a uma versão do Monza.
Foto Ferrari | Divulgação
  • Certa vez uma concessionária da GM vendeu uma inusitada série do Monza: a Clodovil. Ela tinha acabamento com assinatura do estilista, político e apresentador Clodovil Hernandes. Foi um fracasso de vendas, mas “um lu-xo” para a história automobilística brasileira.
Conhecer bem o universo automobilístico inclui saber que Eike Batista já fundou uma fábrica de carros e que Clodovil já deu origem a uma versão do Monza.
(Foto: Chevrolet | Divulgação)
  • Jerry Seinfeld, ícone da comédia, tem um web série chamada Comedians In Cars Getting Coffee, onde ele usa e abusa e de seu acervo de modelos clássicos para dar voltinhas com celebridades. Seinfeld não faz graça apenas com personalidades do universo automobilístico. O comediante já recebeu até mesmo o ex-presidente Barack Obama no seu Corvette Stingray.
  • Apesar do seu design horrendo, o Fiat Multipla ganhou vários prêmios, incluindo o de Melhor Carro para Famílias por quatro anos seguidos na Top Gear Magazine. E seu design foi tão aclamado por artistas que o carro foi exposto no MoMA (Museum of Modern Art), em Nova Iorque.
Conhecer bem o universo automobilístico inclui saber que Eike Batista já fundou uma fábrica de carros e que Clodovil já deu origem a uma versão do Monza.
(Foto: Fiat | Divulgação)
  • O Veloster foi lançado em 2011, quando a Hyundai prometeu revolucionar os hatches do universo automobilístico. A verdade, no entanto, é que o motor 1.6 adotado pelo modelo trazido para o Brasil gerava menos cavalos de potência que as propagandas da época anunciavam.
  • O alemão Wolfgang Sauer foi o grande responsável pela criação da Autolatina, joint venture formada por Volkswagen e Ford, que durou de 1987 a 1996, focada nos mercados brasileiro e argentino.
  • John DeLorean, o homem por trás do DMC-12, veículo que se tornou um ícone do universo automobilístico por causa da trilogia De Volta Para o Futuro, foi preso por tráfico de drogas. O gênio da General Motors foi inocentado, mas a história grudou em sua louca biografia.
delorean dmc 12 com john z delorean sentado no capo
(Foto: DMC | Divulgação)
  • Em julho de 2013, o Alto (modelo fabricado pela Maruti, subsidiária da Suzuki) foi o grande campeão de vendas na Índia. O kei car emplacou 18.206 unidades: uma vergonha para a história automobilística?
maruti suzuki alto azul traseira em cambo com um casal ao fundo
(Foto: Maruti-Suzuki | Divulgação)

Quer saber de uma curiosidade de nível histórico? Confira essa tradição da Mille Miglia contada pelo Boris:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Celigny 1 de abril de 2022

O Alto é um grande pequeno carro.
Se tivesse no Brasil e eu o comprasse, certamente estaria muito orgulhoso em possuir um.

Avatar
Rossano Huf 17 de janeiro de 2022

Lembrei de mais uma coisa: há uma lanterna traseira que foi usada em três modelos diferentes. Dois no Brasil (F-100/1000 e Pampa) e outro nos EUA (Ford Bronco, primeira geração).

Avatar
Rossano Huf 17 de janeiro de 2022

Algumas curiosidades da linha Ford Brasil: 1) A Pampa 4×4 tinha dois tanques de combustível: um de 62 litros e outro de 40 litros. Para alternar entre os tanques havia uma torneirinha (tipo moto) atrás do banco do motorista; 2) A janela traseira do Del Rey 2 portas era a mesma da Belina; 3) A porta do Del Rey 2 portas media 1,30 m. Como o carro media 4,49 m, isso representava quse 1/3 do comprimento do carro.

Avatar
Deixe um comentário