Veja os carros antigos em destaque na Rétromobile 2019
Feira anual começa em Paris na semana que vem, trazendo pérolas da história automotiva e reunindo fanáticos e especialistas
Por Bárbara Angelo 01/02/19 às 18h00Feira anual começa em Paris na semana que vem, trazendo pérolas da história automotiva e reunindo fanáticos e especialistas
Por Bárbara Angelo 01/02/19 às 18h00Em Paris, todos os anos, ocorre uma feira de carros antigos conhecida em todo o mundo. O evento é acompanhado de um leilão, e reúne veículos raros que marcaram a história automotiva. A Rétromobile 2019 ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Paris Expo.
Entre as pérolas, a 44ª edição do evento vai contar com um raro supercarro da Jaguar, XJ220; um Aston Martin DB4 conversível durante o processo de restauração pela marca; 30 modelos para marcar o centenário da Citroën, e muito mais.
A Aston Martin Works é a divisão da marca de luxo inglesa responsável por trazer modelos clássicos de volta à vida. Foi ela quem voltou a fabricar o DB5 de James Bond, em 25 unidades exclusivas idênticas às usadas no filme Goldfinger.
O caso é o mesmo para o DB4 GT Zagato, que voltará à produção com apenas 19 unidades exclusivas para as pistas. Na Rétromobile 2019, contudo, a marca espera chamar atenção com um DB4 conversível considerado único.
Este exemplar do modelo, fabricado apenas 70 vezes, é o único entre os irmãos a carregar a versão de motor mais possante GT. O veículo de 1963 está passando por um processo de restauração junto à Aston Martin Works. Contudo, a marca decidiu expô-lo na Rétromobile 2019 antes de terminar o processo.
Assim, o chassi de número 1173 aparece na feira com todas as estruturas aparentes para serem apreciadas por fanáticos e especialistas que visitam o evento.
Já a outra inglesa, Jaguar, vai exibir o raro superesportivo XJ220. Lançado em 1992, o cupê conta com um motor 3.5 V6. Ele foi escolhido como substituto para o V12 originalmente anunciado para o veículo, mas ainda foi capaz de impressionar. Com 549 cavalos de potência, ele coloca o XJ220 a 343 km/h, a mais alta velocidade para um veículo de passeio, à época. Apenas 271 unidades foram fabricadas.
Enquanto isso, a contraparte da aliança especializada no off-road, Land Rover, vai exibir e vender um modelo Range Rover Suffix da linha original. Fabricado em 1978, ele foi feito para a Finlândia. O veículo está sendo restaurado diretamente pela Land Rover Classic.
A Rétromobile 2019 também vai contar um exemplar único da italiana Lamborghini. O Flying Star foi um conceito exibido originalmente em 1966, durante o Salão de Turin. Ele também foi o último modelo desenvolvido pelo estúdio de design de carrocerias Carrozeria Touring Superleggera, de Milão, antes que ele fechasse.
O Flying Star faz parte da última exibição do museu de carros Compiègne National, de onde sairá para aparecer na feira. A italiana também vai mostrar outros veículos de seu catálogo que foram restaurados pelo departamento especializado nos clássicos Polo Storico.
A francesa Citroën vai completar 100 anos de história, e marcará o momento com uma exposição especial durante a Rétromobile 2019. A marca vai exibir 30 modelos que marcaram seu percurso, desde a fundação, em 4 de junho de 1919, até os dias atuais. A exposição será dividida entre 10 carros de passeio, 10 carros de corrida, e 10 conceitos icônicos da Citroën.
Enquanto a francesa Citroën chega aos 100, a inglesa Mini comemora 60 anos na Rétromobile 2019. O modelo nasceu em 1959 com a proposta, popular à época, de um city car: um veículo compacto, mas capaz de acomodar quatro adultos. O original tinha 3,02 metros de comprimento e 1,4 metro de largura.
Na Rétromobile 2019, a marca, comprada pela BMW em 1994, exibirá exemplares do carrinho desde os primeiros modelos, lançados há 60 anos.
Bons tempos em que a Citröen era Citröen, se é que me entendem…