Venda de carros em baixa: consumidor pode aproveitar?

Em março, o mercado automotivo teve o pior resultado dos últimos 14 anos; com estoques repletos de veículos, é a vez do consumidor dar as cartas do jogo

Fabricantes podem usar números mentirosos para atrair o cliente
Por Laurie Andrade
Publicado em 02/04/2020 às 11h00

A pandemia do novo coronavírus alterou a realidade de todo o mundo. Com a necessidade do isolamento social, a economia tem sofrido bastante. O reflexo no setor automobilístico não foi diferente: o mês de março teve o pior desempenho de venda de carros dos últimos 14 anos. Se as empresas perdem, pode ganhar o consumidor, que tem mais poder de barganha.

LEIA MAIS

De acordo com Joel Leite, diretor da Agência Auto Informe, o número de unidades comercializadas no país passou de 10 mil carros por dia – na primeira quinzena do terceiro mês de 2020 – para 700. A redução representa mais de 90%.

E o cenário não deve melhorar tão cedo. Segundo o presidente da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para América Latina, Antônio Filosa, ao invés de crescer 9% em 2020, o setor automobilístico deve apresentar, no Brasil, uma retração de 40%.

Foram vendidos apenas 155.771 carros e comerciais leves em março. O que representa queda de 19,1% em relação a fevereiro (192.639) e de 21,9% sobre março do ano passado (199.549).

Preço dos automóveis deve baixar?

Joel Leite explica que é precoce definir a redução de preços. Isso porque sabe-se pouco sobre as consequências da pandemia, que não tem precedentes. Acontece, no entanto, que “a tendência, pela lógica, é a redução do valor dos carros, já que as revendedoras estão cheias de veículos no estoque”.

O especialista afirma ainda que espera um retorno repleto de ações promocionais para as concessionárias.

De qualquer modo, a venda de carros passará por mudanças. Por isso, o momento é do consumidor, que deve pedir descontos e negociar a melhor forma de pagamento.

E fica a reflexão: como investir dinheiro em um bem, se não há garantia de que os empregos serão mantidos?! Os mais beneficiados pela crisa econômica serão aqueles que já têm condições de adquirir um carro.

estoque concessionaria venda de carros suvs preto prata branco fila de carros shutterstock
Em razão da queda nas vendas, concessionárias e revendedoras estão com grande estoque de veículos

Mercado de usados foi o mais afetado pela diminuição da venda de carros

Perguntado sobre o mercado de usados, Leite é categórico: o nicho é mais afetado pela crise. As razões para isso são:

  • a dimensão do setor (o número de transações envolvendo usados é muito maior – um milhão de carro por mês contra até 200 mil de novos); e
  • o público-alvo (no geral, são os consumidores menos abastados os responsáveis por movimentar o mercado de usados. A população é também a mais afetada pela crise. Para comprovar a afirmação, basta observar as políticas do governo, que são voltadas exatamente para pessoas de renda mais baixa).

Ações para reerguer a venda de carros ainda não deram resultado

Com o intuito de driblar o baixo número de vendas, algumas montadoras e concessionárias iniciaram uma operação de venda delivery, mandando os vendedores à casa do cliente.

O sistema permite que o consumidor teste o carro e discuta as condições de compra apenas com o vendedor, sem contato com outras pessoas. Mas, de acordo com Joel Leite, a estratégia não alterou o panorama no setor.

A última semana de março seguiu em ritmo lento, quase parando: foram 763 licenciamentos no dia 25, 1.389 no dia 26 e 1.335 no dia 27.

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 26 de janeiro de 2021

Para baixar os preços, é necessário fazermos uma reforma tributária

Avatar
Eduardo Afonso Artur 18 de outubro de 2020

Carros com mais de dez anos custa caro, preço de um semi novo, que atraso é esse, um carro novo completo teria que ser no máximo 50,000, pois não existe fábrica de automóveis com funcionários em toda fábrica, hoje são robôs quem fazem montagem, gasto sim mais não como antigamente, mão de obra está extinta nas montadoras. Bom em breve não haverá poder de compra ai sim não será preciso fábricar carros, se não puder fazer nada pra que baratear esses veículos?

Avatar
Fernando 5 de agosto de 2020

Os preços no Brasil não vão baixar pelo menos por 2 motivos. O primeiro é que os donos das concessionárias dominam o mercado, se você observar vai perceber que o comportamento e o mesmo de cartéis, não so no preço mais na qualidade. Segundo motivo, os brasileiros acham que é status social pagar caro, quanto maior é o preço mais o brasileiro se sente superior, isso não é minha opinião isso foi dito por donos de concessionárias em uma feira de automóveis em São Paulo.

Avatar
Rufos da Maceno 21 de junho de 2020

Mesmo caindo 90% nas vendas o preço não abaixa. Não tem jeito.

Avatar
João 26 de janeiro de 2021

É necessário uma reforma tributária. Nesse caso os preços baixavam, no Brasil um caro é muito caro, quando no financiamento é quase dois carros.

Avatar
Alexandre 14 de abril de 2021

Financiamento vc paga 4 carros se um carro sai da fábrica por 40 mil chega com impostos na concessionária em torno de 80 mil e se for financiar vai pra 160 mil resumindo daria pra compra 4 carros da fábrica! Na minha opinião irá melhorar após a pandemia com as reformas e graças a Deus eu vejo que o governo está querendo mas concorrência em todos os setores pra ficar tudo mais barato.

Avatar
Ana Rubens 24 de abril de 2021

Oh coitado,sonha!!! A vida eh pra quem tem. O restante da populacao q se rale.

Avatar
Miguel 17 de junho de 2020

Os veículos no Brasil apresentam mesmo com essa pandemia preços autos , é preciso enchugar ao Máximo estes valores , pois a população brasileira está em momento difícil , é necessário que as revendedoras de automóveis viabilize estas vendas com preços bem mais baixos do que se mostram .

Avatar
osmar 3 de junho de 2020

o cenário é propicio pra trocar seu usado por um okm, visto que concessionárias e, até mesmo multimarcas que vendem o okm estão com seus estoques repletos e precisam de dinheiro para saldar compromissos em especial com funcionarios. Então é analisar , barganhar e ir para o melhor negocio em melhor avaliação de seu usado. Seja criterioso em procurar, não esquecendo de ver a reputação de quem ta no mercado e, talvez essa seja a hora de ter seu okm.

Avatar
Mark 20 de maio de 2020

O valor dos automóveis no Brasil está um absurdo. Os valores de seguro outro absurdo. A gasolina não é das mais baratas. E o valores de pedágio também são altos. O Brasileiro faz uma dívida maior que seu próprio salário para comprar carro. Este é o momento para o povo acordar, se não houver redução de preços com a instabilidade em que o país se encontra. Comprar carro é atividade de Barão.

Avatar
Rogerio 12 de maio de 2020

Guardar dinheiro comprando carro….pode rasgar que o prejuízo é menor…desvalorização, seguro, impostos, manutenção, põe tudo na balança …o melhor é alugar.

Avatar
Mark 20 de maio de 2020

Perfeita colocação. Este é o momento do povo acordar. Não vale a pena pagar a bagatela de 40 mil reais em um carro popular que em poucos anos estará valendo metade do preço. O Brasileiro sofre para ganhar seu salário suado e no momento de comprar um bem com desvalorização paga um valor astronômico. Acordo meu povo.

Avatar
Ruffos 21 de junho de 2020

Eu lembro que 40.000 era um Toyota Corola.

Avatar
Lúciano 24 de abril de 2020

Se os valores vão cair após a pandemia vantagem vai ser adquirir um carro zero quem tiver uma situação estabilizada.

Avatar
Francisco Pereira Silvano 11 de abril de 2020

Quem é o louco que vai comprar carro novo nos próximos 4 meses se vai explodir a oferta de usados com valor aviltado? O valor do carro novo no Brasil é inelástico, vão parar de produzir as porcarias até ter nova demanda que vai demorar por conta do desemprego e do povo com medo do futuro.

Avatar
Marco Paulo Dias Canabrava 8 de abril de 2020

Qual é mais vantajoso zero ou usaso?qto tempo a situação estará propício ao consumidor? Qual sera o pico das promoções?

Avatar
Luciano 24 de abril de 2020

Se existe a queda de preço acredito que será vantajosos o carro zero.

Avatar
Marco Paulo Dias Canabrava 8 de abril de 2020

Neste momenro vale mais a pena adquirir um zero ou usado?qto tempo vacha que vai perdurar esta situação? Qual será o pico mais propício a compra?

Avatar
arai 8 de abril de 2020

Numa reportagem que assisti na tv japonesa dizia que na Rússia acontece justamente o contrário quando “encolhe” a economia, melhorando venda de imóveis e de carros.
Por mais paradoxal que pareça, diziam os russos que é uma maneira de “guardar” dinheiro.
Enfim, cada povo tem uma cabeça…

Avatar
Deixe um comentário