Vendas de carros PcD já passam de 180 mil unidades em 2018

Associação calcula que quase metade da população tem direito ao desconto, e aumento na informação levou a disparo na vendas

credito thais rodrigues 15.09 339
Por AutoPapo
Publicado em 05/09/2018 às 08h00
Atualizado em 05/09/2018 às 13h41

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef) calculou que as vendas de carros para PcD  em 2018 alcançaram quase a totalidade dos veículos vendidos no ano passado. Foram mais que 180 mil veículos comercializados nos primeiros oito meses deste ano, em comparação aos 187 mil vendidos em todo o ano passado.

Associação calcula que quase metade da população tem direito ao desconto, e aumento na informação levou a disparo nas vendas de carros para PCD.
Foto: Thais Rodrigues


No ano passado, a comercialização de veículos novos para pessoas com deficiência já haviam passado por um aumento de 35%. Em 2016, por sua vez, registrou-se um crescimento de 31% nas vendas de carros para PCD em relação a 2015, mostrando um crescimento contínuo do setor.

Para a Abridef, o crescimento ocorreu porque o público está mais bem informado com relação às leis de desconto para pessoas com deficiência. A entidade calcula que quase metade da população brasileira tem direito às deduções.

A determinação é da lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 e válida até dezembro de 2021. Como lembra a associação, o benefício foi estendido, em 2013, para os familiares de pessoas que não podem dirigir  ou possuem mobilidade reduzida. Entre estas, estão as que possuem deficiências visual, mental ou física grave; além de tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros.

Recentemente, a legislação sofreu alterações que mudaram o prazo de revenda dos carros comprados com o desconto de PCD. Anteriormente, o proprietário tinha que fazer a troca a cada dois anos. Agora, o período passou a ser de quatro anos para os que obtiveram descontos no ICMS. Aos que obtiveram isenção de IPI, a troca continua sendo em dois anos.

Entre os tributos que podem passar por dedução, estão IPI, IPVA, IOF e ICMS.

Saiba mais sobre o desconto para vendas de carros para PCD:

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do universo automobilístico

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
WEVERTON ALVES 8 de abril de 2019

QUAL A VENDA TOTAL NO ANO PASSO DE VEICULOS PCD , LISTA POR MARCAS ?

Avatar
Paulo Cruz 5 de setembro de 2018

Dá uma olhada nos números do lead. Abs

AutoPapo
Felipe Boutros 5 de setembro de 2018

Obrigado, meu caro!

Avatar
Deixe um comentário