[Vídeo] Verificar o nível do óleo no posto? Não recomendo!

"Se você quiser falar "mas isso é um preciosismo, é um excesso de zelo", tudo bem. Mas não há nenhuma dificuldade em você mesmo verificar esse nível"

frentista posto verificar nivel do oleo dedo de ouro vareta motor carro
Verificar o nível de óleo na vareta é muito simples (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/07/2021 às 18h02

Por que é que não se recomenda verificar o nível do óleo do motor no posto? É tão prático, não? Você para o carro, o frentista, todo solicito, deixa lá abastecendo no automático; enquanto isso, ele levanta o capô da máquina e sai verificando os níveis todos. Inclusive, puxa a vareta do nível do óleo do  motor. Mas por que que não se recomenda? Assista ao vídeo!

Os outros fluidos, nenhum problema de serem verificados no posto. Já o nível do óleo, se você quiser falar: “mas isso é um  preciosismo, é um excesso de zelo”, tudo bem. Mas não há nenhuma dificuldade em você mesmo verificar esse nível em casa, de manhã, num lugar plano.

VEJA TAMBÉM:

E esse já é o primeiro problema: nem todos os postos estão em lugar plano, muitos estão, ligeiramente, em um aclive, não? E se o carro tomba um pouco, o óleo escorre dentro do cárter, e a marcação pode não estar correta: pode  estar para mais ou pode estar para menos.

Nível do óleo com motor frio

Em segundo lugar: quando você para no posto, desliga o motor motor, ele evidentemente está quente, está aquecido, está na temperatura de funcionamento. Então, uma boa parte do óleo ainda está escorrendo para o  cárter, ainda vai aumentar um pouquinho o volume.

Até porque, com o motor aquecido, a viscosidade, a densidade do óleo está maior. Óleo multiviscososo é assim: quando está frio, ele é mais fluido; quando está quente, ele é mais denso. Então, dá muita diferença. De manhã, em casa, com o motor frio, ficou parado a noite inteira, você, com certeza, vai aferir o óleo da maneira  correta.

Terceiro e último problema: como é que você limpa a vareta? Quando você  puxa a vareta e vai limpar, para voltar a mergulhar e puxá-la de volta, você  só pode limpar com um papel liso.

Qualquer papel: de jornal, esse papel toalha, mas jamais com uma  estopa ou qualquer tipo de tecido que solte fiapos. Porque os fiapinhos vão se juntando aqui, e vão se acumulando e, de repente,  olha eles aí, ajudando a entupir o filtro.

Então, carro de manhã, motor frio, num local plano, puxamos a vareta, limpamos com um papel que não  solte fiapos, voltamos a vareta  e mergulhamos até o fundo – esteja certo que  ela foi até embaixo -, puxe de novo e, aí sim, nós vamos verificar se o óleo está entre o mínimo e o máximo: esse é o local correto do nível do óleo.

Se o nível estiver muito para baixo, abaixo do mínimo, você pode completar. Não sendo assim, se estiver um pouco  abaixo do valor da posição média, não complete, porque você vai acabar colocando óleo em excesso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael 24 de março de 2022

Óleo quente é mais denso e óleo frio mais fluído??

Avatar
Marcelo Almada Santana 8 de julho de 2021

Vai estudar pra depôs colocar sua opinião pois todas os veículos em seu manual explica. E aínda tem uma observação em todos eles. Dizendo que não é apropriado a utilização de papéis de nenhuma espécie pois a vareta de óleo tem aderência e se você utilizar papel ficará resíduos e pode até Entupir o pescador de óleo.

Avatar
Nilson 8 de julho de 2021

Nem sempre se confere o óleo com o motor frio. Tem fabricante que recomenda conferir com o motor quente, alguns minutos após desligar. É sempre bom conferir o manual.

Avatar
Cleber 8 de julho de 2021

Não deixe verificar também o líquido de arrefecimento.
No Radiador não vai água de torneira e sim líquido próprio. Se ele está baixo melhor verificar em um mecânico de confiança. Pode até baixar mas demora milhares de km.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de julho de 2021

BOM: só o trapo que é usado nos postos para limpar a vareta de óleo (trapo via-de-regra arenoso e sebento) constitui um EXCELENTE MOTIVO PARA VOCÊ MESMO VER O NÍVEL DO ÓLEO DE SEU CARRO, COM O VEÍCULO NO PLANO (nivelado), O.K.!
Por outro lado, diversas vezes os bombeiros ou se esquecem de encaixar a vareta corretamente, ou a deixam cair e…
Rodrigo MARTINIANO.

Avatar
Polvo 7 de julho de 2021

Verdade, Boris. Além do óleo, tem lugares que completam o reservatório do fluído de arrefecimento e enchem até a boca, não respeitam a marca de nível máximo.

Avatar
Comentarista 7 de julho de 2021

O velho motor a combustão sempre deu trabalho desde que foi inventado há mais de 130 anos. Esse tipo de motor pouco eficiente e trabalhoso pra manter em perfeitas condições já era pra ter virado peça de museu há tempos. ?
Os carro elétrico já era pra estar dominando o mercado mas só agora começam a aparecer timidamente.

Avatar
Fernando 7 de julho de 2021

Tem posto aqui em
BH que pede pra olhar. Eu falo que não. Aí pediu pra olhar água. Achei q era do vidro. Abriu olhou e já foi pegando o produto pra jogar no radiador. Falei q não precisa. Ficou bravo. Eles estão ganhando comissao por venda. Querem empurrar tudo.

Avatar
Deixe um comentário