[Vídeo] O motor está falhando? Talvez o problema esteja nas velas!

"Muitos mecânicos vão direto nas velas, mas muitos começam a sugerir limpeza de bico injetor, do corpo da borboleta, já complicam tudo"

vela de motor
Vela é responsável por provocar centelha para queima do combustível dentro do motor (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/05/2021 às 15h00

Sabe o que é difícil de entender? Por que que poucas pessoas se preocupam com as velas? Velas de ignição. Talvez porque elas tenham tamanha  durabilidade, não é? Mais de 5o mil km, 60 mil km, elas duram, elas aguentam o rojão.

Então, muitas vezes, o motor não está funcionando legal: está com  baixa performance, alto consumo, pode até estar  dando uma “rateadinha”, e nem se lembram das velas. Os sintomas são esses: dificuldade de funcionamento do motor.

VEJA TAMBÉM:

Aí você chega  na oficina e conta isso tudo: muitos mecânicos vão direto nas velas, mas muitos começam a sugerir limpeza de bico injetor, do corpo da borboleta, já complicam tudo. Velas!

Mas, aí, tem um problema adicional, porque a vela é que solta aquela  faisquinha, que queima a mistura lá do combustível que entra, não é, no motor. É ela que solta a faísca que explode e, aí, por isso que o carro anda. Mas e quando a faísca não está legal, e a vela está ótima?

Mas, e se as velas estiverem boas e o motor seguir falhando?

E aí, não se esqueça que a corrente elétrica, que chega na vela de altíssima tensão, vem por um cabo. E o que  mandou a corrente pra esse cabo foi uma bobina.

Então, muitas vezes, a vela está legal ainda, mas a faísca não está boa porque o cabo está com um problema e ninguém também se lembra de trocar  o cabo. E ninguém lembra também de verificar se  a bobina está com algum problema.

Entendido? A faísca pode não está legal por causa da vela, do  cabo e da bobina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo César Borges 20 de maio de 2021

No meu caso meu mecânico foi certeiro em Substituir o Jogo de velas iridium resolveu falhas do Motor oscilando e afogava as vezes ao parar

Avatar
Saulo 17 de maio de 2021

Verdade. Mas me parece mais dica dos anos 1990. Hoje em dia, com os carros eletrônicos e computadorizados, pode ser muita coisa, como sensores, pedais, atuadores, etc. Peguei uma Kombi flex e uma Towner 2011, que estava sem força e ruim de primeira partida e não era vela e sim o cabo da bateria folgado. No scanner acusou a falha e bastou apertar, que voltou ao funcionamento normal.

Avatar
Raimundo S.C. 17 de maio de 2021

Sim, mais e se às velas estão em perfeito estado, cabo, bombina tudo ok e o motor continua com dificuldade de partida falhando e com alto consumo? água sumindo do reservatório? Pode ser água no cilindro, junta do cabeçote queimada…..

Avatar
Deixe um comentário