[Vídeo] Novidade: já existe pneu que alerta antes de ficar careca

"Aparece bem visível na banda de rodagem: "replace tire". Quer dizer: troque o  pneu, ele já deu o que tinha que dar"

pneu careca crédito Alexandre Carneiro | AutoPapo
Pneu careca põe em risco a dirigibilidade do veículo (foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/10/2021 às 15h04
Atualizado em 18/10/2022 às 16h38

Foram lançados no mercado brasileiro alguns pneus interessantes da marca General Tire,  ou GT: para quem não sabe, é uma  das linhas da famosa marca Continental. Esse pneu GT apareceu, agora, em duas linhas, com sinalizadores muito interessantes. Que sinalizadores são estes? Assista ao vídeo e entenda!

VEJA TAMBÉM:

O primeiro é  o RTM, Replacement Tire Monitor. Esse RPM  quer dizer, em inglês, que é um monitoramento da troca do pneu. Então, ele está lá, escondido na banda de rodagem; quando o pneu vai chegando no fim da vida útil – todos os pneus tem ali um tijolinho, lá no fundo, que você olha e encontra aquele tijolinho de borracha ali.

Mas esse, não! Aparece bem visível na banda de rodagem: “replace tire”. Quer dizer: troque o  pneu, ele já deu o que tinha que dar.

Nada de pneu careca ou direção desalinhada

Um outro sinalizador é o VAI. Vai pra onde? Não, VAI quer dizer “Indicador Visual de Alinhamento”. Como assim? Ele está alertando o motorista que há um  problema de alinhamento na direção, na geometria da direção do carro.

Então se cáster, cambagem ou convergência em alguma delas estiver fora, vai haver um desgaste irregular do pneu; e esse sinalizador vai mostrar isso para o motorista, para ele  levar o carro para o alinhamento a tempo de  evitar um desgaste prematuro do pneu. Até que valem a pena esses pneus com  sinalizadores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário