[VÍDEO] Testamos a Ford Ranger Raptor

Picape de alta performance da Ford é um exagero em todos os sentidos, mas é simplesmente um dos carros mais legais que dinheiro pode comprar

ford ranger raptor 2024 azul frente lateral traseira detalhes 3
Anabolizada, a Ranger Raptor é uma picape off-road por função (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/06/2024 às 09h59

O mercado de picapes está aquecido em todo mundo. E como a demanda está alta, os fabricantes se desdobram para desenvolver modelos para diferentes públicos. E foi o que a Ford fez com a Ranger Raptor.

A Ranger Raptor é a versão de alta performance da picape média da Ford. A versão chegou ao Brasil no final de 2023, pouco depois do lançamento da atual geração da caminhonete norte-americana.

VEJA TAMBÉM:

A Raptor se difere pelo conjunto mecânico anabolizado, que tem como destaque o motor V6 biturbo 3.0. A unidade abastecida apenas com gasolina entrega 397 cv e 59,4 kgfm de torque, combinado com transmissão de 10 marchas e tração 4×4.

ford ranger raptor 2024 azul frente lateral traseira detalhes 8
Ranger Raptor impressiona pela facilidade em vencer obstáculos no fora de estrada

Os números correspondem a uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h.

Se não bastasse, a Ranger Raptor passou por ajuste completo da suspensão. Ela utiliza o mesmo sistema de braços triangulares sobrepostos no eixo dianteiro e eixo rígido na traseira.

A diferença é que ele conta com molas helicoidais nas quatro rodas. Nada de feixe de molas na traseira. Os amortecedores são fornecidos pela Fox, marca famosa em veículos off-road de alta performance.

ford ranger raptor 2024 azul frente lateral traseira detalhes 5
Molas helicoidais na traseira aumentam o conforto e garantem melhor comportamento off-road, com auxílio dos amortecedores Fox

Assim como no Mustang, a Raptor conta com ajuste eletromagnético da carga dos amortecedores. Eles se ajustam por partículas metálicas que aumentam ou reduzem o curso do componente.

As bitolas foram alargadas, assim como o uso de rodas de 17 polegadas e imensos pneus General Grabber todo terreno de 33 polegadas. O resultado é uma carroceria alargada, com 2,20 m de largura e 1,92 m de altura. O comprimento é basicamente o mesmo na casa dos 5,40 m.

Ao volante da Ranger Raptor

À primeira vista, a Raptor chama atenção pelo porte anabolizado. Embarcar demanda mais esforço devido a altura livre elevada. Lá dentro, o que chama atenção é o acabamento esportivo.

O restante já é conhecido, como o quadro de instrumentos digital, a grande tela multimídia, assistentes de condução e tudo mais que já tinha na Ranger Limited. No entanto, os bancos têm desenho mais esportivo, com laterais alargadas para acomodar o motorista.

ford ranger raptor 2024 iterior painel
Quem conhece a nova Ranger já está familiarizado com esse interior, mas o acabamento esportivo revela qual é a vocação da picape (Foto: Ford | Divulgação)

Ao dar a partida, o V6 revela seu ímpeto. Um carro que acelera como o Mustang. A diferença é quando a estrada acaba, a Raptor continua e o muscle car fica para trás.

Na cidade, a melhor maneira de rodar com essa picape é ajustando a direção e amortecedores para o modo conforto. Ela fica mais suave. E para quem não quer muito barulho, convém ativar a forma mais silenciosa do escapamento.

picape off road
Com quase 2 metros de altura, é preciso medir o acesso da garagem antes de assinar o cheque

Já na estrada, vale a pena ajustar a direção para o modo esporte (mais firme e reativo). Também convém ativar os amortecedores no modo esportivo, que deixam ela mais firme. Por ser uma picape muito alta, é prudente deixá-la mais dura para elevar a estabilidade.

No entanto, quando ela chega ao fim da rodovia, é quando a brincadeira começa. Ative o modo off-road. Ele ajusta suspensão, direção e escapamento para o modo mais agressivo dessa picape.

Parâmetros dos sistemas eletrônicos de assistência também são ajustados para a melhor performance. Tudo isso transforma a Raptor em um brinquedo de duas toneladas e certamente o carro mais legal que se pode ter com R$ 466 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário