Mancadas dos alemães: falhas de engenharia criaram 5 “carros bomba”

Indústria germânica tem renome mundial, mas derrapou feio em alguns veículos, que "explodiram" nas mãos dos proprietários

Rolimã

A engenharia germânica tem fama de ser a mais avançada do mundo. Por isso, não chega a surpreender que a indústria automobilística daquele país tenha grande tradição, além de enorme participação no mercado global. Porém, de vez em quando, até os alemães erram no momento de desenvolver novos carros.

Relembramos 5 vezes nas quais os carros alemães apresentaram problemas sérios.

A relação envolve veículos de diferentes marcas, vendidos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas todos têm em comum a origem germânica. E, claro, as falhas graves que surgiram nas mãos dos consumidores.

Confira >

BMW

Nos anos 90, a BMW, introduziu uma nova geração de motores V8. Eles tinham bloco confeccionado em alumínio, enquanto os antecessores utilizavam o tradicional ferro fundido. Por causa dessa mudança, as paredes dos cilindros passaram a ser revestidas em uma liga de níquel e silício, batizada de Nikasil.

Foi aí que surgiram os problemas...

Motores corroídos

#1

NSU Ro 80

Nesse tipo bastante incomum de motor, não há cilindros nem pistões, e sim rotores. O problema é que a unidade que equipava o NSU Ro 80 apresentou baixa durabilidade, devido a problemas de vedação. Alguns veículos precisaram de retífica antes dos 50 mil quilômetros.

Motor Wankel com baixa durabilidade

#2

Mercedes Classe A

Ainda recém-lançado no mercado mundial, o Classe A deu vexame no chamado teste do alce. O veículo simplesmente tombou durante a manobra, que consiste em um desvio rápido de trajetória. O péssimo resultado na prova, realizada pela publicação sueca Teknikens Värld, rodou o mundo.

Falha de estabilidade

#3

Dieselgate

O Dieselgate é um dos maiores escândalos da indústria automobilística. A protagonista é a Volkswagen, mas outros fabricantes de carros, inclusive alemães, como Mercedes-Benz, Porsche, Opel e Audi também participaram da fraude.

Fraude de Volkswagen
e outras marcas

#4

VW Kombi a diesel

Tudo bem: esse defeito só aconteceu com carros produzidos no Brasil, mas a Volkswagen é uma marca com todos os vínculos alemães. Além do mais, o projeto da Kombi foi, inicialmente, desenvolvido no país de origem. Logo, não há como abonar as falhas da equipe local de engenharia.

Motor de baixa durabilidade

#5

Fotos: Divulgação

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia