Caminhoneiros convencem Bolsonaro (quem diria…) a reduzir teor de biodiesel

por AutoPapo

NOTÍCIAS

A novela do biodiesel se iniciou em 2008, com adição obrigatória de 2% ao diesel

O percentual cresceria gradualmente até 15% em 2023, desde que avaliações técnicas não indicassem problemas no campo

Produtores do biodiesel pressionaram e o Ministério de Minas e Energia permitiu 10%

Mas os estudos aconselharam um limite de 7%

Aí, começaram a surgir problemas no campo, mas, mesmo assim, foi autorizado um acréscimo anual de 1%, a partir de 2019, até 15% em 2023

Um dos mais complexos é a presença de água, pois o biodiesel absorve umidade do ar, formando borra nos tanques de postos, carros e geradores de energia

Quais os problemas do biodiesel?

Diante da situação caótica, o governo (MME) reduziu o biodiesel em abril deste ano, de 13% para 10%. Mas, pela pressão de seus produtores, retornou ao B12 em setembro e outubro

Entre idas e vindas, o diesel volta do B12 ao B10 em novembro e dezembro deste ano. Não por problemas técnicos, mas pelo custo! 

Preço fala mais alto

Como o biodiesel encarece o custo do diesel na bomba, o governo reduziu-o então (novamente…), desta vez pressionado pelos caminhoneiros