por AutoPapo
NOTÍCIAS
Os carros esportivos nacionais sempre
estiveram no coração dos brasileiros,
desde a criação da indústria automotiva
brasileira desde os anos 60.
Enquanto alguns marcaram época e são
referências de bom desempenho, direção
divertida e visual, outros, de produção em
menor escala, pouco são lembrados.
Não foram tantos lançamentos, cerca de
nove, mas todos importantíssimos e
cultuados até hoje. De qualquer forma,
vamos falar um pouco sobre todos eles.
Na linha 1983, o médio Passat tinha boas
novas: visual renovado, novo motor 1.6 com
diversas melhorias e a inédita versão GTS,
que substituía a antiga TS.
1
O Spazio foi a última grande novidade da
Fiat antes da chegada do Uno. Teve como
marcante sua versão esportiva TR, que nada
mais era que uma substituta do 147 Racing.
2
Primeiro Ford esportivo feito no Brasil, o Escort
XR3 apareceu no final de 1983 como linha 1984.
Ficou marcado por seu visual especial, com
apêndices aerodinâmicos e rodas exclusivas.
3
Lançada em 1984 com motor 1.8 do Santana,
a GT ajudou e muito a popularizar o Gol no
Brasil. Foi também um dos carros esportivos
mais marcantes da época.
4
Cerca de dois anos depois do Spazio TR, em
meados de 1985, vinha seu substituto Uno
SX (Sport eXperimental). De visual discreto,
até mais que o do TR.
5
O sucesso Monza passava a ter uma versão
esportiva para chamar de sua. Disponível
apenas na carroceria hatch, de duas portas,
o Monza S/R conquistava pelo visual invocado.
6
Foi em 1987 quando a Fiat apresentou sua
novidade na linha Uno: o esportivo 1.5R, esse
sim, diferenciado. Tinha bons 86 cv e 13 mkgf
de torque.
7
Foi lançado pela VW entre 1988 e 1989 com uma enorme inovação mecânica: foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível.
8
GS, era a versão esportiva da novidade
Kadett, que era o grande lançamento da
Chevrolet brasileira em bons anos. E,
lembrando, era arquirrival do VW Gol GTI.
9