Relembre os carros esportivos nacionais da década de 1980

por AutoPapo

NOTÍCIAS

 Os carros esportivos nacionais sempre
 estiveram no coração dos brasileiros,
 desde a criação da indústria automotiva
 brasileira desde os anos 60.

Coração

Saiba mais

  Enquanto alguns marcaram época e são
 referências de bom desempenho, direção
 divertida e visual, outros, de produção em
 menor escala, pouco são lembrados.

Lembranças

Saiba mais

 Não foram tantos lançamentos, cerca de
 nove, mas todos importantíssimos e
 cultuados até hoje. De qualquer forma,
 vamos falar um pouco sobre todos eles.
 

Lançamentos

Saiba mais

 Na linha 1983, o médio Passat tinha boas
 novas: visual renovado, novo motor 1.6 com
 diversas melhorias e a inédita versão GTS,
 que substituía a antiga TS.

Volkswagen Passat GTS/Pointer 

1

Saiba mais

 O Spazio foi a última grande novidade da
 Fiat antes da chegada do Uno. Teve como
 marcante sua versão esportiva TR, que nada
 mais era que uma substituta do 147 Racing.

Fiat Spazio TR

2

Saiba mais

 Primeiro Ford esportivo feito no Brasil, o Escort
 XR3 apareceu no final de 1983 como linha 1984.
 Ficou marcado por seu visual especial, com
 apêndices aerodinâmicos e rodas exclusivas.
 

Ford Escort XR3

3

Saiba mais

 Lançada em 1984 com motor 1.8 do Santana,
 a GT ajudou e muito a popularizar o Gol no
 Brasil. Foi também um dos carros esportivos
 mais marcantes da época.

Volkswagen Gol GT e GTS

4

Saiba mais

 Cerca de dois anos depois do Spazio TR, em
 meados de 1985, vinha seu substituto Uno
 SX (Sport eXperimental). De visual discreto,
 até mais que o do TR.

Fiat Uno SX

5

Saiba mais

 O sucesso Monza passava a ter uma versão
 esportiva para chamar de sua. Disponível
 apenas na carroceria hatch, de duas portas,
 o Monza S/R conquistava pelo visual invocado.

Chevrolet Monza S/R

6

Saiba mais

 Foi em 1987 quando a Fiat apresentou sua
 novidade na linha Uno: o esportivo 1.5R, esse
 sim, diferenciado. Tinha bons 86 cv e 13 mkgf
 de torque.

Fiat Uno 1.5R

7

Saiba mais

 Foi lançado pela VW entre 1988 e 1989 com uma enorme inovação mecânica: foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível.

Volkswagen Gol GTI

8

Saiba mais

 GS, era a versão esportiva da novidade
 Kadett, que era o grande lançamento da
 Chevrolet brasileira em bons anos. E,
 lembrando, era arquirrival do VW Gol GTI.

Chevrolet Kadett GS

9

Saiba mais
Saiba mais

Confira a matéria completa no nosso portal

Saiba mais