NOTÍCIAS

Carros ‘cringe’: 
10 modelos que causaram constrangimento à indústria

por AutoPapo

Relembre alguns automóveis desnecessários que acabaram provocando aquela famosa vergonha alheia em seus fabricantes

 Chevette Jeans

#1

Em 1979, a General Motors resolveu lançar uma versão Jeans baseada no modelo mais barato do Chevette. O revestimento dos bancos e painéis das portas era feito de jeans mesmo, e com direito até a bolsos nas laterais dos encostos.

Citroën Aircross

#2

Em 2010 a Citroën resolveu lançar uma espécie de rival do Ford. Tinha até mais espaço que o EcoSport, porém não se parecia nem um pouco. Além disso, o motor 1.6 16V era fraco para o seu peso e o carro provocava cringe até no posto de combustível.

Fiat
 Linea

#3

Em 2007 a Fiat resolveu lançar o Linea, um sedã com boa construção e bom pacote de equipamentos e serviços. Mas no posicionamento, tornou-se um momento cringe da montadora italiana.

 Etios Cross

#4

Um ano depois da estreia do Etios, a Toyota resolveu fazer uma versão esquisita cheia de penduricalhos “off road”, deixando mais esquisito que o original. 

Hyundai Veloster

#5

Em 2011, a campanha do Hyundai Veloster ressaltava o visual bastante esportivo do cupê e o fato de o carro ter TRÊS portas. Importado para o Brasil, era o mesmo motor 1.6 do i30 à época e gerava 128 cv, e não 140 cv como anunciado.

Troller Pantanal

#6

Quer coisa mais constrangedora do que uma empresa ter de comprar de volta todos os modelos produzidos e destruí-los? Pois foi isso que a Ford fez com as picapes Pantanal após adquirir o fabricante cearense, em 2007.

 Boris Feldman explica em vídeo que fim levou a picape Pantanal.

Montana Combo

#7

No fim de 2010, a Chevrolet reeditou a versão Combo da Montana. Ficou ainda mais esquisita, já que o desenho inspirado no Agile era desproporcional e controverso. Parecia até o Coupé Mal-Assombrado o desenho “Corrida Maluca”. 

Peugeot Hoggar

#8

Em 2009 a Peugeot resolveu se aventurar no segmento de picapes compactas. Criou, então, a Hoggar que se valia da arquitetura do 207 brasileiro e usava os mesmos conjuntos mecânicos. Foi um fiasco em vendas.

Fiat Uno College

#9

A Fiat também quis colar a imagem jovem ao novo Uno, lançado em 2010. Os detalhes estéticos eram inspirados em mochilas, com um adesivo imitando um zíper na lateral e capas dos retrovisores.

Mercedes-Benz Classe X

#10

Está aí um dos maiores momentos cringe da indústria automobilística mundial. Em 2017, a Mercedes-Benz fez alarde para o lançamento de sua picape média. A picape não entregava o conforto e o requinte que se espera de um Mercedes.