por AutoPapo
NOTÍCIAS
A gambiarra é um patrimônio brasileiro,
nossos “engenheiros” informais
conseguem criar soluções para qualquer
coisa com o mínimo de custos.
E isso parece inspirar as montadoras, que
muitas vezes criam carros supostamente
novos usando o que elas já têm na prateleira.
É claro que essas gambiarras automotivas
feitas por montadoras são bem mais
complexas que aquele reparo feito em um
chuveiro.
Mas geralmente elas existem para a
fábrica não precisar trazer um modelo mais
novo, que exige um investimento grande e
pode não agradar o gosto do brasileiro.
Para não ficar defasada por conta do atraso
na montagem do Onix, a Chevrolet criou um
compacto usando a base do Celta e do
Classic.
1
A filial brasileira optou por fazer uma
gambiarra sobre o 206: colocou uma
dianteira mais volumosa com faróis maiores
e fez um painel inspirado no modelo europeu.
2
O Ford Ka nasceu como um subcompacto
urbano, estiloso e esportivo. Mas esse conceito
não deu muito certo no Brasil, aqui esse tipo
de carro precisa ser pau para toda obra.
3
A Fiat do Brasil é mestre em reaproveitar
plataformas. A base do Palio, lançado em
1996, foi reaproveitada por uma infinidade
de carros por aqui, inclusive o Mobi.
4
O Logus e o Pointer foram uma tentativa da
Volkswagen de aproveitar a plataforma do
Escort para criar dois modelos com
personalidade própria.
5
Usaram a plataforma do Corcel, que data
de 1968, para fazer um novo sedã topo de
linha mais econômico. Assim nasceu o Del
Rey.
6
O Opala, na prática, foi a união da
carroceria do Rekord alemão com os
motores de quatro e seis cilindros da
Chevrolet norte-americana.
7